..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 30/05/2014
 
Lançado Plano de Combate ao Desmatamento em MG
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/ FIQUE POR DENTRO

Lançado Plano de Combate ao Desmatamento em MG

Loc: O Governo de Minas está lançando um Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento do Bioma Mata Atlântica. Com investimentos previstos de 50 milhões de reais, as ações têm o objetivo de acabar com o desmatamento ilegal desse ecossistema em Minas Gerais. O plano propõe medidas a serem cumpridas em curto, médio e longo prazo, até o ano de 2017. As ações abrangem fomento florestal, fiscalização, política florestal, normatização e regularização ambiental, e implementação de novas tecnologias como comenta o governador Alberto Pinto Coelho:
Sonora: Alberto Pinto Coelho
Começa: "A questão..."
Termina:"...alternativa."
Tempo:12"

Loc: Cerca de 13 milhões de reais serão investidos em ações de fiscalização que irão contribuir para conservar e recuperar remanescentes de Mata Atlântica de Minas Gerais. Serão fiscalizadas 100 por cento das áreas identificadas com retirada da cobertura vegetal nativa como explica o secretário de Estado de Meio Ambiente, Alceu Torres:
Sonora: Alceu Torres
Começa:"O que a gente..."
Termina:"...já existe."
Tempo:31"

Nota pé: Na regularização ambiental, o investimento será de cerca de 1 milhão e 300 mil reais. Está previsto o estabelecimento de normas ambientais, o alinhamento de procedimentos de regularização ambiental, no âmbito estadual e municipal e a capacitação de agentes públicos para a aplicação dessas normas.
Tempo:02'11"
BG

Agropecuária impulsiona PIB do Brasil

Loc: A agropecuária lidera, mais uma vez, o desempenho positivo do PIB nacional, registrando crescimento de 3 vírgula 6 por cento em relação ao quarto trimestre de 2013. Neste mesmo período, o PIB do Brasil aumentou apenas 0 vírgula 2 por cento, segundo o IBGE. Enquanto o setor agropecuário apresentou alta de 2 vírgula 8 por cento quando comparado ao primeiro trimestre do ano passado, o PIB nacional cresceu um vírgula 9 por cento no primeiro trimestre de 2014. Apesar dos problemas climáticos observados em 2014, a safra brasileira de grãos e fibras deverá atingir o recorde de 191 milhões de toneladas, justificando as expectativas de crescimento do setor neste ano. No primeiro trimestre, destacam-se a soja, o arroz e o feijão primeira safra. A expectativa é de que, no próximo trimestre, o setor agropecuário mantenha a tendência de crescimento. Isto porque, nos meses de abril, maio e junho, há o término da colheita da safra de verão e o início da colheita da segunda safra e da safra de algodão, que deverão sustentar o crescimento do PIB. Também se encerrará no próximo trimestre a colheita do café e da cana-de-açúcar.
Tempo:01'18"
BG

Criação de suporte para controle do mofo branco na soja

Loc: O mofo branco teve um aumento de incidência no Brasil e passou a afetar economicamente a produção de soja, a partir de 2008. Desde então a Embrapa Soja  e parceiros de diversas instituições de pesquisa pesquisam a doença, o que resultou no lançamento da publicação Ensaios Cooperativos de Controle Químico de Mofo Branco na Cultura da Soja: safras 2009 a 2012. De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja, Maurício Meyer, o avanço da doença é depende de condições ambientais favoráveis e seus danos se manifestam especialmente em áreas acima de 600 metros, em safras com clima chuvoso e temperatura amena. Segundo Meyer,  “o controle do mofo branco é difícil por causa da capacidade do patógeno de produzir abundantes estruturas de resistência, que sobrevivem no solo de uma safra para a outra, e por apresentar uma ampla gama de hospedeiros”.
Tempo:1'06"
BG

Exposição Estadual Agropecuária começa dia 3 em BH

Loc: A Secretaria de Estado de Agricultura, o IMA e a Faemg realizam de 3 a 8 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, mais uma Exposição Estadual Agropecuária. Com mais de cinco décadas de realização, a exposição vai reunir cerca de mil animais de 11 raças entre bovinos de corte e leite e eqüídeos de propriedade de criadores de Minas e de outros estados. Para as crianças, a minifazenda é uma atração à parte, constituindo um espaço lúdico e interativo com a presença de pequenos animais como cabras, ovelhas e pôneis. Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, a Exposição Estadual Agropecuária é uma oportunidade da população conhecer mais sobre o meio rural.
Tempo:44"
Tempo total:05'20"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados