..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 26/05/2014
 
Recursos do Plano Safra da Agricultura Familiar cresce 14%
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

Recursos do Plano Safra da Agricultura Familiar cresce 14%

Loc: O Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 foi lançado, na segunda-feira, dia 26, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O plano vai destinar 24 bilhões de reais para o setor, o maior volume da história e quase 15 superior ao da safra passada. As taxas de juros foram mantidas as mesmas. Entre os pontos principais do projeto estão a renegociação de dívidas de assentados; a intensificação do uso do seguro agrícola; incentivo à migração para produção agroecológica e aumento de políticas voltadas à juventude rural, aos produtores do semiárido e às mulheres. A presidenta Dilma Rousseff destacou a importância do plano:
Sonora: Dilma Rousseff
Começa:" E esse..."
Termina: "...a Anater."
Tempo:49"

Nota pé: A nova agência terá como finalidade garantir assistência técnica ao homem do campo.  Segundo dados do governo, 673 mil famílias da agricultura familiar e dos assentamentos da reforma agrária são atendidas pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A expectativa é que na Safra 2014/2015, a Ater atenderá mais de 800 mil famílias, com a garantia de atendimento de 50 por cento de mulheres do público beneficiário.
Tempo:02'09"
BG

Geller diz que não vai haver “emplacamento agrícola”

Loc: O ministro da Agricultura Neri Geller garantiu, durante um evento em Brasília, que o emplacamento de máquinas agrícolas não irá ocorrer. A presidente da República, Dilma Rousseff, vetou este mês o Projeto de Lei que dispensava o emplacamento. No entanto, Geller afirma que uma nova proposta está sendo preparada. Também presente ao evento, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Luiz Carlos Heinze explicou que o veto só ocorreu porque o projeto de lei também contemplava caminhões e outros veículos automotores, além de tratores e colheitadeiras.
Tempo:38"
BG

Soja se valoriza mesmo expectativa de estoque recorde

Loc: O cultivo de soja se intensifica no Hemisfério Norte, enquanto produtores da América do Sul estão iniciando os preparativos da safra 2014/15. Segundo pesquisadores do Cepea, a expectativa é de que a área mundial volte a crescer nesta temporada, mesmo que em menor intensidade que nas anteriores. No Brasil, tudo indica que a soja deve voltar a ganhar espaço do milho de primeira safra, cenário que já é observado nos Estados Unidos. Mas os produtores brasileiros devem ficar atentos às cotações e travar preços por meio de contratos antecipados, já que os estoques finais da safra mundial 2014/15 devem ser recordes, conforme estimativas do órgão americano USDA. De 16 a 23 de maio, os preços da soja em grão subiram no Brasil e nos Estados Unidos, puxados novamente pela receita do farelo de soja. Além das exportações, as demandas internas também estão firmes.
Tempo:01'02"
BG

Inscrições abertas para Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas

Loc: A Emater-MG está recebendo amostras de café, nos escritórios, até 19 de setembro, para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas. O evento é aberto à participação de cafeicultores de municípios mineiros, produtores da café da espécie Coffea arabica L., safra 2014, tipo 2 para melhor. A regra é para ficar de acordo com a tabela oficial brasileira de classificação de bebida apenas mole ou superior. Os interessados podem se inscrever e concorrer nas categorias Café Natural ou Café Cereja Descascados, Despolpados ou Desmuciliados. De acordo o regulamento do concurso, os grãos de café deverão ter passado por peneiras 16 ou acima, com vazamento de até 5 por cento e umidade máxima de 11 e meio por cento. Outra exigência é que a lavoura de origem da amostra seja georrefereciada. Cada cafeicultor poderá concorrer com apenas uma amostra em cada modalidade das respectivas categorias. Mais informações estão disponíveis no site da Emater.
Tempo:01'14"
Tempo total:05'07"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados