..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 23/05/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 23/05/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO -  23/05/2014

VH/AB ERTURA

Loc: Olá, amigos! Fazendas e a culinária de Minas são temas de um livro de Clésio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor, lançado essa semana. A obra aborda um dos ingredientes mais ricos da culinária mineira e que dá origem a diversos pratos: o leite. E a produção mineira de girassol deve aumentar 26 por cento nessa safra. Confira ainda a agenda de eventos agropecuários no Estado e a previsão do tempo.

VH/ FIQUE POR DENTRO

Fazendas e culinária de Minas são temas de novo livro

Loc:  Minas Gerais – Fazendas & Sabores do Leite é o título do livro, de autoria de Clésio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor Assumpção, lançado dia 20, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A publicação aborda um dos ingredientes mais ricos da culinária mineira e que dá origem a diversos pratos: o leite. O governador Alberto Pinto Coelho participou do lançamento e destacou o fato de Minas Gerais ser o maior produtor de leite do país, influenciando sua culinária:
Sonora:Alberto Pinto Coelho
Começa: " Com alguns..."
Termina: "...produção leiteira."
Tempo:51"

Nota pé: A obra apresenta 12 fazendas, com textos de Clésio Barbosa, e 74 receitas de pratos, selecionados por Patrícia Soutto Mayor, que levam o leite no preparo. Os chefs Ivo Faria e Leonardo Paixão, Dilu Bartolomeu, Mariza Salum, entre outros, assinam pratos tradicionais ou contemporâneos. O texto de abertura da publicação é do ex-governador Antonio Anastasia. Nesta edição, o livro ganha textos em português e inglês.
Tempo:02'
BG

Importação de soja pela China sobe 83% até abril

Loc: As importações de soja brasileira pela China somaram 5 milhões de toneladas nos quatro primeiros meses de 2014, com aumento de 83 por cento ante igual período do ano passado, segundo dados da Alfândega chinesa. O aumento do volume ocorre por uma firme demanda chinesa e um escoamento menos turbulento da soja brasileira este ano. Durante o ano passado, congestionamentos nos principais portos do Brasil atrasaram as exportações. Já neste ano, um tempo mais seco facilitou os embarques nacionais, acelerando os trabalhos que não podem ser realizados no período da chuva.
De janeiro a abril deste ano a China importou cerca de 22 milhões de toneladas de soja, com incremento de 41 por cento. A tendência é de o Brasil ganhar ainda mais espaço nas compras chinesas em maio e nos próximos meses, com a oferta dos Estados Unidos apertada neste período da entressafra, enquanto os produtores brasileiros acabaram de colher uma safra recorde.
Tempo:1'05"
BG

Produção mineira de girassol deve aumentar 26%

Loc: Embora as plantações mineiras de girassol ocupem área igual à registrada na safra 2012/2013, cerca de 11 mil hectares, a produtividade atual está 26 por cento maior, alcançando uma tonelada e meia por hectare. Os dados são do levantamento realizado em maio pela Conab. Para a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, o aumento do rendimento nas lavouras deve possibilitar uma safra de 16 mil toneladas de girassol no Estado. De acordo com o subsecretário do Agronegócio, Antônio Gama, “o desenvolvimento do cultivo no Estado se deve principalmente à valorização do produto, que tem mercados diversificados e demanda crescente”. O subsecretário observa que o girassol, destinado em parte à indústria de óleo comestível e à alimentação de bovinos, atende também à produção de biocombustível. Plantado em Minas Gerais em fevereiro e março, sendo a colheita prevista para julho e agosto, o girassol ocupa principalmente áreas onde anteriormente foi cultivado o milho. A rotação da cultura tem possibilitado bons resultados, principalmente nas lavouras no Sul de Minas.
Tempo:1'10"
BG

Preço médio do bezerro em maio é recorde desde 2000

Loc: O preço médio do bezerro alcançou recorde em maio, confirmando a tendência de alta. O indicador de preço do bezerro Esalq/BM&FBovespa, para animal nelore, de 8 a 12 meses, em Mato Grosso do Sul, atingiu na média parcial de maio, no dia 21,  mil e 51 reais a cabeça, nível mais alto de toda a série histórica iniciada em 2000, deflacionados pelo IGP-DI de abril de 2014. Para os especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Agrícola (Cepea/Esalq/USP), as cotações do bezerro estão em movimento de alta desde o início de 2013, por conta da baixa oferta de animais. Em nota, a entidade explica que nas últimas semanas, especificamente, a demanda por parte de confinadores impulsionou o aumento nos preços do bezerro. Ainda segundo o Cepea, a valorização do bezerro preocupa produtores que realizam as etapas seguintes da atividade de cria, já que encarece os custos de produção. Tempo:1'
Tempo total:05'15"

VH/O TEMPO (23/05/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
No sábado, céu nublado a parcialmente nublado com chuva fraca no Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Zona da Mata, Rio Doce e região metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada. A temperatura máxima é de 32 graus e a mínima de 9.
BG
No domingo, céu nublado com chuva fresca no Sul, Sudoeste, Oeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Zona da Mata, Rio Doce e Metropolitana. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva. A temperatura máxima é de 30 graus e a mínima de 9.
BG
Na segunda feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Sul, Sudoeste, Oeste, Triangulo, Alto Paranaíba e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 11.
Tempo:01'09"

VH/AGENDA

Principais eventos agropecuários do estado 23/05/2014

LOC: No sábado, dia 25 de maio, será o encerramento de mais uma edição da Expocachaça, no Expominas, em Belo Horizonte. A novidade desse ano é a feira de cerveja artesanal Brasilbier. Com uma programação eclética, o evento tem shows, degustações, estandes de cerveja e cachaça e muito mais.
BG
Acontece no dia 25 de maio, em Congonhas, região Central de Minas Gerais, o Circuito Caminhada na Natureza. A atividade será realizada no sítio Bombaça e vai percorrer 10 quilômentros. Durante a etapa do circuito em Congonhas, que tem a parceria da Emater-MG, haverá a divulgação de produtos do Grupo de Artesanato Pata da Loba e do Grupo Resgate da Quitanda, além de apresentação musical.
BG
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, cerca de 500 ciclistas deverão fazer o percurso entre os municípios de Capinópolis e Cachoeira Dourada, na região do Triângulo Mineiro, no dia 1º de junho, a partir das 8 horas da manhã. O evento é aberto a ciclistas maiores de 12 anos. Mais informações no escritório da Emater-MG em Capinópolis.
BG
Mais informações sobre os eventos estão disponíveis no portal da Emater.
Tempo total:01'17"
BG
O programa de hoje fica por aqui. Mas na segunda-feira estamos de volta. Até lá.


VH/ENCERRAMENTO

Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalistas: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:09'03"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados