..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 22/05/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 22/05/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 22/05/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação mostra que,  em mais de uma década de execução, o programa Garantia-Safra ampliou em mais de cinco vezes seu alcance e provou ser uma ferramenta importante para o enfrentamento da seca. Confira ainda a previsão do tempo para o fim de semana e a dúvida do ouvinte que é sobre financiamento de veículos para uso em atividade rural.

VH/FIQUE POR DENTRO

Garantia-Safra ajuda no enfrentamento da seca

Loc: Em mais de uma década de execução, o programa Garantia-Safra ampliou em mais de cinco vezes seu alcance e provou ser uma ferramenta importante para o enfrentamento da seca. De aproximadamente 200 mil produtores atendidos em 333 municípios, na safra 2002/2003, passou para quase 1 milhão e 100 mil de agricultores em mais de mil e 200 localidades, nesta safra. O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini explica a relevância da ação.
Sonora: Valter Bianchini
Começa: O Garantia Safra tem sido uma ....
Termina: até a nova colheita".
Tempo: 34"

Nota pé: A ação funciona de forma cooperada, ou seja, é necessária adesão do produtor, do município, do estado e da União ao fundo do programa. Confirmada a perda de pelo menos 50 por cento da safra no município por adversidade climática, o recurso pode ser acessado pelos agricultores da localidade.
Tempo:01'35"
BG

Carteira de crédito rural da Caixa cresce 1.204%

LOC: A carteira de crédito rural da Caixa Econômica Federal apresentou elevação de 1.204 por cento no primeiro trimestre de 2014, atingindo 2 vírgula 7 bilhões. Em 2013, esse valor era de apenas 207 milhões de reais.  Somente nos três primeiros meses, segundo o banco, foram contratados 738 milhões de reais. De acordo com a instituição, os recursos são destinados, ao custeio agrícola e pecuário, às operações de investimentos em máquinas e equipamentos, à aquisição de animais e a projetos de infraestrutura rural. A Caixa, que tem mais foco em crédito habitacional, tem reforçado sua atuação no segmento rural. Neste setor, a instituição líder é o Banco do Brasil. Ao final de março, a carteira do banco alcançou a marca de 150 bilhões de reais, montante 35 por cento maior que o registrado em um ano.
Tempo:56"
BG

Grupo vão dar suporte à criação de frigoríficos regionais

Loc: Os empresários que participarem do Programa de Regionalização de Frigoríficos de Minas Gerais (Profrig) terão atenção especial do Governo do Estado por meio de seis secretarias e instituições vinculadas. O anúncio foi feito pelo secretário de Agricultura de Minas Gerais, André Merlo, na primeira reunião do Grupo Gestor do Profrig, realizada na quarta-feira, dia 21, em Belo Horizonte. Merlo observa que a criação do Grupo Gestor – coordenado pela Seapa – deve fortalecer a aposta dos empreendedores no Profrig. O grupo tem a missão de resolver todas as questões relativas à implantação e ao desenvolvimento de abatedouros de carne inspecionada e que contribuirão para a regularizar os abates no estado. Segundo  o secretário, 12 empreendedores já mostraram interesse em participar do programa.
Tempo:52"
BG

Festival gastronômico em São Domingos do Prata

Loc: No domingo, dia 25 de maio, acontece o quarto Festival Gastronômico “Sabores do Prata”, em São Domingos do Prata, na Zona da Mata.  O evento será realizado no Centro de Eventos e Lazer, a partir das 10 horas da manhã.
Ao todo serão 30 expositores entre comerciantes e produtores rurais. Serão apresentados ao público pratos variados e típicos da região, como pastel de angu, feijão tropeiro com arroz e lombo, carne de panela com mandioca frita. Também haverá cursos de culinária ministrados pelo Senar e palestras sobre gastronomia. A iniciativa é da prefeitura e tem o apoio da Emater-MG e demais parceiros.
Tempo:41"
Tempo total:04'06"

VH/O TEMPO (22/05/14)

Loc: A frente fria avança mais no Estado, deixando o tempo instável com fortes temporais na metade Norte de Minas Gerais. Nas demais áreas, as chuvas voltam a ficar isoladas.Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para o final de semana, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancada de chuva isolada no Triângulo Mineiro, Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. Névoa seca e/ou baixa umidade do ar no Noroeste, Norte e Central Mineira e névoa úmida no Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 9.
BG

No sábado, céu nublado a parcialmente nublado com chuva fraca no Sul/Sudeste, Campo das Vertentes, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Zona da Mata, Metropolitana e Rio Doce. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada.. A temperatura máxima é de 32 graus e a mínima de 6.
BG

No domingo, céu nublado a parcialmente nublado com chuva isolada no Rio Doce, Metropolitana, Mucuri, Jequitinhonha, Norte e Noroeste. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado. Nevoeiro ao amanhecer no Sul, Oeste e Zona da Mata. A temperatura máxima é de 30 graus e a mínima de 5.
Tempo:01'31"

VH/TIRE SUA DÚVIDA
Financiamento de veículo para atividade rural
Loc: A ouvinte Christina de Castro diz que o pai dela é produtor rural e gostaria de saber como ele pode financiar um veículo para o uso na atividade rural. Ela quer saber se é a Emater que faz esse financiamento e qual é o prazo de carência. Hoje, no Tire a Sua Dúvida, quem responde a pergunta da Christina é o coordenador de Crédito Rural da Emater-Minas, Marcos Meokaren.
Sonora: Marcos Meokaren
Começa: “Na verdade não é a Emater que (...)”
Termina: “(...) é o financiamento da atividade e se justifica a compra de um veículo.”
Tempo:56"

Nota-pé: Christina, a recomendação do coordenador é que seu pai procure o escritório da Emater mais próximo da propriedade dele e converse com o extensionista local. E se você tem alguma dúvida, entre em contato conosco. Basta enviar um e-mail dizendo seu nome, munícipio e pergunta para radioemater@emater.mg.gov.br,/ repetindo nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br. Participe você também do Tire a sua Dúvida!
Tempo:02'
BG

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e até o próximo programa.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 08'52"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados