..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 20/05/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 20/05/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 20/05/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação traz informações sobre   retomada da linha de crédito do Moderfrota, programa para modernizar a frota de tratores e colheitadeiras. Essa é uma das novidades do Plano Safra Agrícola e Pecuário, anunciado essa semana pela presidente Dilma Rousseff. E de 22 a 25 de maio, tem Expocachaça no Expominas, em Belo Horizonte. A feira vai mostrar mais de 280 marcas da bebida e uma novidade: a caipirinha de cerveja.

VH/FIQUE POR DENTRO

Embrapa realiza Semana de Integração Tecnológica

Loc: A Semana de Integração Tecnológica será realizada na Embrapa, em Sete Lagoas, região central, de 19 a 23 de maio. Com o intuito de trocar experiências entre diferente segmentos do setor agropecuário, a SIT tem vários seminários e a parceria da Emater. O gerente da Emater em Sete Lagoas Tarcísio Raimundo Coimbra comenta a participação da empresa no evento:
Sonora: Tarcísio Raimundo Coimbra
Começa:"A emater..."
Termina:"...desta atividade."
Tempo:1'42"

Nota pé: A diversificação de público é outra tônica da SIT. Além de assuntos relacionados à agricultura e ao meio rural, serão realizados atividades propostas para o meio urbano, como uma oficina de fotografia e um curso de comunicação digital para empresas.
Tempo:02'28"
BG

Governo eleva crédito para compra de tratores

Loc: A retomada da linha de crédito do Moderfrota, programa que visa modernizar a frota de tratores e colheitadeiras, é uma das novidades do Plano Safra Agrícola e Pecuário, anunciado, dia 19, pela presidente Dilma Rousseff. O montante de recursos para os financiamentos do Moderfrota passou de 160 milhões de reais no ciclo passado para 3 bilhões e meio na safra 2014/15. O governo também alterou as taxas de juros do Moderfrota, que antes era de 5 e meio por cento e agora oscilam entre 4 e meio e 6 por ao ano. As taxas foram igualadas as da linha de crédito PSI – Programa de Sustentação do Investimento. Mesmo com a retomada do Moderfrota, o PSI continua mais atraente para os agricultores, na avaliação do setor agropecuário, já que a carência e o prazo para pagamento são maiores. No PSI, o prazo é de 10 anos, com carência de 3 anos. Já o Moderfrota tem prazo máximo para liquidação da dívida de 8 anos e carência de 2 anos para quitar a primeira parcela.
Tempo:1'13"
BG

MG é pioneiro na certificação de flores orgânicas

Loc: A Fazenda Flor de Corte, localizada em Jaboticatubas, região Central, é a primeira propriedade do Brasil a receber o certificado para produção de flores orgânicas. A certificação foi concedida pelo IMA, no mês de abril. A principal característica da produção orgânica é a ausência de resíduos de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente e a saúde do consumidor. A conservação e regeneração dos recursos naturais, ou seja, o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, além de uma menor intervenção no meio ambiente também são princípios da agricultura orgânica. O IMA foi credenciado pelo Ministério da Agricultura e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) como Organismo da Avaliação de Conformidade Orgânica (OAC), em 2012. Mais informações para a certificação de produtos orgânicos podem ser encontradas no site do IMA.
Tempo:1'08"
BG

Cavalgada Ecológica em Paraopeba

No sábado, dia 25 de maio, acontece, a terceira edição da Cavalgada Ecológica, a partir das 8 horas da manhã, em Paraopeba, na região Central do Estado. A programação do evento inclui concurso “Musa da Cavalgada” e confraternização na fazenda Pedra Grande e no Parque de Exposição dr. Guilherme Mascarenhas Dalle. A cavalgada tem a parceria da Emater-MG, Sindicato Rural de Paraopeba e Caetanópolis e prefeitura.
Tempo:33"
Tempo total: 05'23"

VH/O TEMPO (20/05/14)

Loc: O tempo segue firme devido à atuação da massa de ar seco. A sensação de abafado com baixa umidade pelo período da tarde se mantém. Mas na quinta-feira, a frente fria se aproxima mais do Sudeste, provocando pancadas de chuva em algumas regiões. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta-feira, céu parcialmente nublado no Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata. Névoa úmida no Sul e Campo das Vertentes. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 32 graus, a mínima de 4 graus.
BG
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 33 graus, a mínima de 6 graus.
BG
Na sexta-feira, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Sul, Sudoeste e Triangulo. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado A temperatura máxima é de 34 graus, a mínima de 8 graus.
Tempo:01'18"

VH/BATE PAPO

Expocachaça começa dia 22 em BH

Loc: De quinta a domingo, de 22 a 25 de maio, será realizado no Expominas, em Belo Horizonte, a Expocachaça, maior evento do setor no país. Além do encontro entre produtores e consumidores de cachaça, a feira vai mostrar mais de 280 marcas da bebida fabricada a partir da cana-de-açúcar. Uma das novidades deste ano é a Brasil Bier, encontro de cervejarias artesanais do Brasil e um dos produtos a ser divulgado é caipirinha de cerveja.  A feira deve receber 80 mil pessoas e girar 17 milhões de reais. Henrique Menezes conversou com o coordenador técnico de Culturas da Emater-MG. Waldir Pascoal sobre a bebida que é patrimônio cultural de Minas Gerais:
Sonora: Waldir Pascoal
Começa:"a cabeça..."
Termina:"...principalmente de cachaça."
Tempo:

Nota pé: Dos 2 bilhões de litros fabricados por ano no país, 70 por cento é produzido industrialmente e 30 por cento de alambiques. Minas Gerais é maior estado produtor e concentra cerca de 60 por cento da produção nacional.
Tempo total:03'04"
BG
O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Mas amanhã estamos de volta. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa: 11'08"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados