..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 16/05/2014
 
Festival da Quitanda movimenta Congonhas
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/ FIQUE POR DENTRO

Festival da Quitanda movimenta Congonhas

Loc: Até domingo, dia 18 de maio, acontece mais uma edição do Festival da Quitanda, na Romaria, em Congonhas, região Central de Minas. Um dos destaques do evento, que começou dia 16, é o Concurso de Quitandas. O evento conta com a participação de 40 expositores, que vendem delícias como o cubu, bolos e biscoitos de sabores variados, pães, pastel de angu, licores e cachaças artesanais, tortas doces e salgadas. A extensionista de bem-estar social da Emater Minas, Ângela de Pinho Tavares, comenta a participação da empresa no evento.
Sonora: Ângela de Pinho Tavares
Começa: “ A Emater de Congonhas...”
Termina: “...de quitandas”
Tempo:01'06"

Nota pé: Todos os expositores participam do concurso nas categorias: melhor quitanda prata da casa, melhor quitanda regional, melhor quitanda comércio especializado e melhor estande. Nas categorias de quitandas serão dois premiados. Na categoria de estande será premiado o primeiro lugar. Este ano também será distribuído gratuitamente o Caderno do Festival de Quitandas com as receitas do concurso e com algumas receitas de edições anteriores.
Tempo:02'23"
BG

Produção de café em Minas deve cair 16,88%

Loc: Minas Gerais deverá produzir na safra 2014 cerca de 23 milhões de sacas de 60 quilos de café. O volume é 17 por cento inferior ao registrado na safra passada. Um longo e severo período de estiagem no decorrer do primeiro trimestre de 2014 impediu a aplicação de tratos culturais, o que prejudicou o desenvolvimento dos grãos. Os dados são do segundo Levantamento da Safra 2014 de Café, elaborado pela Conab. De todas as regiões pesquisadas no Estado, apenas a do Cerrado terá incremento na produção. Segundo o estudo, a produtividade média em Minas deve atingir 23 sacas de 60 quilos por hectare. Em comparação com a safra anterior, a estimativa sinaliza recuo da produção cafeeira em 17 por cento, refletindo um cenário diferente do esperado nos levantamentos iniciais, que previam queda de quatro por cento. Para o assessor especial de café da Secretaria de Estado da Agricultura, Niwton Moraes, o levantamento da Conab confirma as perdas já relatadas pelos produtores, mas ficou abaixo do esperado pelo setor cafeeiro. Segundo ele, a queda é alta e os impactos serão sentidos também em 2015.
Tempo:1'17"
BG

El Niño reduz produtividade de alguns grãos no mundo

LOC: O fenômeno climático El Niño que provavelmente ocorrerá neste ano deve prejudicar a produtividade global de milho, arroz e trigo e elevar a da soja, diz um estudo publicado no dia 15. No Brasil, a mudança no padrão climático deve trazer benefícios para a produção de milho e soja. O levantamento, liderado pelo Japão,  é o primeiro mapeamento global relacionando agricultura com o El Niño, o aquecimento da superfície do Oceano Pacífico que pode provocar chuvas torrenciais e secas em diferentes regiões do planeta. Os mapas devem ajudar produtores rurais a decidir quais culturas ou variedades plantar, além de dar aos governos um "sistema de alerta prévio sobre escassez de alimentos". Muitas previsões indicam que haverá El Niño a partir de meados de 2014, disse a ONU. Em geral, a soja ganha em produtividade com o El Niño, mas na Índia e em partes da China ela recua em anos do fenômeno.
Tempo:01'06"
BG

Agricultores já acessam mais internet que jornais e revistas

LOC: Uma pequena revolução foi constatada na “Pesquisa Comportamental e Hábitos de Mídia do Produtor Rural Brasileiro 2013/2014”, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A). Vem crescendo exponencialmente o número de agricultores que usam o computador e a internet. 39 por cento dos entrevistados estão conectados – mais do que os que leem jornais e revistas tradicionais. O resultado representa um aumento de dez pontos percentuais em relação a 2003/2004. Sobre a pesquisa dos anos 1988/1999, a expansão é gigantesca: naquela época, somente 3 por cento utilizavam a tecnologia. O número é ainda mais impressionante quando comparado aos meios tradicionais de comunicação. O levantamento aponta que 34 por cento leem jornal impresso e caiu para 23 por cento a quantidade de produtores rurais que consomem revistas dirigidas ao setor.  A televisão segue tendo o maior público: 95 por cento dos entrevistados, três por cento a menos que a pesquisa anterior. Já o rádio foi de 80 para 70 por cento.
Tempo:1'16"
Tempo total:06'02"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados