VH/FIQUE POR DENTRO
Epamig é homenageada por seus 40 anos
Loc: A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) completa 40 anos dedicados ao desenvolvimento e difusão de tecnologias para a mesa dos mineiros. A data será marcada com uma cerimônia, na sexta-feira, dia 16, na sede da empresa em Belo Horizonte. No evento, haverá homenagens a funcionários, parceiros e reuniões especiais. O presidente da Epamig Marcelo Lana comenta sobre a atuação empresa:
Sonora: Marcelo Lana
Começa:"A Epamig..."
Termina:"do produtor rural."
Tempo:1'12"
Nota: Na quinta-feira, dia 15, acontece uma sessão solene na Assembléia Legislativa em homenagem a empresa. Em quatro décadas, a Epamig se tornou pioneira em diversas frentes de pesquisa. Em 2008 realizou a primeira extração de azeite virgem extra do país. Também inovou com pesquisas para a produção de vinhos finos de qualidade e espumantes. A empresa também é referência no café. Até hoje já foram desenvolvidas quatorze cultivares e outras sete aguardam registro do Governo Federal para chegarem ao mercado.
Tempo:02'23"
BG
PIB agropecuário teve avanço de 0,35% no 1º bimestre
Loc: O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária cresceu 0 vírgula 35 por cento no primeiro bimestre de 2014 na comparação com o mesmo período de 2013, impulsionado pelo aumento dos preços e do volume de produção. O estudo realizado pela CNA e Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP) mostra que, nos dois primeiros meses do ano, o PIB agrícola subiu 0 vírgula 32 por cento e o da pecuária avançou 0 vírgula 39 por cento. Para 2014, a perspectiva de preço é mais favorável às culturas de algodão, arroz, banana, cacau, feijão, fumo, laranja, mandioca, soja, trigo e uva. Já o faturamento obtido com o cultivo de batata, café, cana, cebola, milho e tomate deve recuar. Para batata, cana, cebola e tomate, a pressão decorre de menores preços e, para café e milho, de cenários baixistas tanto para cotações quanto para volume. Em relação à soja, os preços atingiram, em fevereiro, o maior patamar real para o mês em 10 anos, sustentado por adversidades climáticas nas regiões produtoras.
Tempo:1'22"
BG
Embrapa lança soja resistente a nematóides
Loc: A BRS 7980, cultivar de soja não-transgênica desenvolvida a partir do cruzamento de variedades do banco de germoplasma da Embrapa, foi lançada no dia 14, na AgroBrasília. A principal característica é a resistência a nematoides, presente nas lavouras do grão de todo o país. A cultivar já foi validada nas áreas do cerrado, em Mato Grosso, Goiás, Bahia e no Distrito Federal e apresentou boa estabilidade, alta produtividade de grãos e resistência a pragas. Segundo o pesquisador, Sérgio Abud da Silva, a utilização da variedade a BRS 7980 eleva os níveis de produtividade acima de 60 sacas por hectare, baixando a população de nematoide do solo para níveis que consegue se no futuro até mesmo voltar a outras cultivares de soja. A BRS 7980 tem ciclo de 110 a 120 dias e já pode ser encontrada em sementeiros parceiros da empresa.
Tempo:1'09"
BG
Dia da Cidadania Rural em Ponte Nova
Loc: O Dia da Cidadania Rural acontece domingo, 18 de maio, de 9 horas da manhã às quatro da tarde, em Ponte Nova, na Zona da Mata, O evento será realizado na Comunidade Rural do Brito. O objetivo é conscientizar os agricultores familiares da necessidade de cuidar da saúde, além de promover a preservação do meio ambiente. Também haverá a confecção de documentos necessários para que os produtores possam ser beneficiados por políticas públicas.
Tempo:32"
Tempo total:05'28"
|