..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 15/05/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 15/05/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 15/05/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação comenta sobre as comemorações dos 40 anos da Epamig. A empresa mineira é pioneira em diversas frentes de pesquisa no país. E Embrapa lança variedade de soja resistente a nematóides. Confira ainda a previsão do tempo para o fim de semana e a dúvida do ouvinte que é se ovos podem ser chocados após ir a geladeira.

VH/FIQUE POR DENTRO

Epamig é homenageada por seus 40 anos

Loc: A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) completa 40 anos dedicados ao desenvolvimento e difusão de tecnologias para a mesa dos mineiros. A data será marcada com uma cerimônia, na sexta-feira, dia 16, na sede da empresa em Belo Horizonte. No evento, haverá homenagens a funcionários, parceiros e reuniões especiais. O presidente da Epamig Marcelo Lana comenta sobre a atuação empresa:
Sonora: Marcelo Lana
Começa:"A Epamig..."
Termina:"do produtor rural."
Tempo:1'12"

Nota: Na quinta-feira, dia 15, acontece uma sessão solene na Assembléia Legislativa em homenagem a empresa. Em quatro décadas, a Epamig se tornou pioneira em diversas frentes de pesquisa. Em 2008 realizou a primeira extração de azeite virgem extra do país. Também inovou com pesquisas para a produção de vinhos finos de qualidade e espumantes. A empresa também é referência no café. Até hoje já foram desenvolvidas quatorze cultivares e outras sete aguardam registro do Governo Federal para chegarem ao mercado.
Tempo:02'23"
BG

PIB agropecuário teve avanço de 0,35% no 1º bimestre

Loc: O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária cresceu 0 vírgula 35  por cento no primeiro bimestre de 2014 na comparação com o mesmo período de 2013, impulsionado pelo aumento dos preços e do volume de produção. O estudo realizado pela CNA e Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP) mostra que, nos dois primeiros meses do ano, o PIB agrícola subiu 0 vírgula 32 por cento e o da pecuária avançou 0 vírgula 39 por cento. Para 2014, a perspectiva de preço é mais favorável às culturas de algodão, arroz, banana, cacau, feijão, fumo, laranja, mandioca, soja, trigo e uva. Já o faturamento obtido com o cultivo de batata, café, cana, cebola, milho e tomate deve recuar. Para batata, cana, cebola e tomate, a pressão decorre de menores preços e, para café e milho, de cenários baixistas tanto para cotações quanto para volume. Em relação à soja, os preços atingiram, em fevereiro, o maior patamar real para o mês em 10 anos, sustentado por adversidades climáticas nas regiões produtoras.
Tempo:1'22"
BG

Embrapa lança soja resistente a nematóides

Loc: A BRS 7980, cultivar de soja não-transgênica desenvolvida a partir do cruzamento de variedades do banco de germoplasma da Embrapa, foi lançada no dia 14, na AgroBrasília. A principal característica é a resistência a nematoides, presente nas lavouras do grão de todo o país. A cultivar já foi validada nas áreas do cerrado, em Mato Grosso, Goiás, Bahia e no Distrito Federal e apresentou boa estabilidade, alta produtividade de grãos e resistência a pragas. Segundo o pesquisador, Sérgio Abud da Silva, a utilização da variedade a BRS 7980 eleva os níveis de produtividade acima de 60 sacas por hectare, baixando a população de nematoide do solo para níveis que consegue se no futuro até mesmo voltar a outras cultivares de soja. A BRS 7980 tem ciclo de 110 a 120 dias e já pode ser encontrada em sementeiros parceiros da empresa.
Tempo:1'09"
BG

Dia da Cidadania Rural em Ponte Nova

Loc: O Dia da Cidadania Rural acontece domingo, 18 de maio, de 9 horas da manhã às quatro da tarde, em Ponte Nova, na Zona da Mata,  O evento será realizado na Comunidade Rural do Brito. O objetivo é conscientizar os agricultores familiares da necessidade de cuidar da saúde, além de promover a preservação do meio ambiente. Também haverá a confecção de documentos necessários para que os produtores possam ser beneficiados por políticas públicas.
Tempo:32"
Tempo total:05'28"

VH/O TEMPO (15/05/14)

Loc:  Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para o final de semana, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado a claro com nevoeiro no Rio Doce, Mucuri, Zona da Mata e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca e baixa umidade do ar, à tarde. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 6.
BG
No sábado, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Sul e Zona da Mata. Céu parcialmente nublado no Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, tempo claro com névoa seca e baixa umidade do ar, à tarde. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 7.
BG
No domingo, céu claro a parcialmente nublado passando a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no final do períodono Sul, Metropolitana e Zona da Mata. Céu parcialmente nublado no Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, tempo claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 9.
Tempo:01'17"

VH/TIRE SUA DÚVIDA

Ovos podem ser chocados após ir a geladeira?

Loc: O ouvinte Félix Tostes gostaria de saber se ovos podem ser chocados depois de ser tirados da geladeira. Hoje, no Tire a Sua Dúvida, quem responde a pergunta do criador é o coordenador técnico de Pequenos Animais da Emater-Minas, Dirceu Alves Ferreira.
Sonora: Dirceu Alves Ferreira
Começa: “Não, os ovos(...)”
Termina: “(...) temperatura baixa.”
Tempo:36"

Nota-pé: E se você tem alguma dúvida entre em contato conosco. É muito simples! Basta enviar um e-mail para radioemater@emater.mg.gov.br. Repetindo o nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br. Para facilitar nossa ajuda, diga seu nome e município. Participe você também e Tire a sua Dúvida! 

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e até o próximo programa.
Tempo total:1'28"

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 09'31"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados