..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 14/05/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 15/05/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 14/05/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação vem com informações importantes para o agricultor como a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Minas Gerais.  O cadastro é gratuito e pode ser feito no site da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. E Uberaba, no Triângulo Mineiro, reduz furtos nas áreas rurais com iniciativa pioneira. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário e a previsão do tempo.

VH/FIQUE POR DENTRO

IEF disponibiliza portal para Cadastro Ambiental Rural

Loc: O Cadastro Ambiental Rural (CAR) já pode ser realizado em Minas Gerais. O Código Florestal Brasileiro tornou o CAR obrigatório para todas as propriedades rurais do país. O objetivo do cadastro é compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Em Minas Gerais, foi criado um Sistema próprio para Cadastro (SICAR), que é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O coordenador de Meio Ambiente da Emater Minas Ênio Resende comenta sobre os benefícios do CAR:
Sonora: Ênio Resende
Começa: “ São vários...”
Termina: “...permanente total.”
Tempo:1'34"

Nota pé: Para informações sobre a realização do cadastro, o usuário deve acessar a página da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. O cadastro é gratuito. O prazo para inscrição no CAR é de um ano, prorrogável por mais um, a partir da data de publicação do instrumento normativo do Ministério do Meio Ambiente. Mais de 550 mil propriedades rurais no Estado deverão fazer o cadastro no sistema.
Tempo:02'43"
BG

Região das Matas deve ter a maior redução de café de MG

Loc: A Região das Matas, em Minas Gerais, deve ter a maior redução de safra de café este ano no Estado. A Conab estima quebra de 30 por cento em relação ao ano passado. A falta de dinheiro para investir nas lavouras e a seca são os principais motivos para a menor produtividade. No primeiro levantamento de safra realizado em janeiro, a Conab estimou redução de aproximadamente 30 por cento de produção na zona da Mata, com perspectiva de colheita de 2 vírgula 2 milhões de sacas. Nas montanhas, a mecanização é difícil e a maior parte do café é colhida na mão. Cerca de 200 mil pessoas trabalham na colheita do café nas matas do Estado. A agricultura familiar responde por 80 por cento das lavouras da região. O  Comitê de Agricultura Familiar da Câmara do Café das Matas de Minas diz que o custo por saca chega a 370 reais.
Tempo:59"
BG

Uberaba reduz furtos nas áreas rurais

Loc: Uma redução de 22 por cento dos furtos na zona rural de Uberaba, no Triângulo Mineiro, no comparativo dos anos de 2012 e 2013. Esse foi o resultado alcançado após um ano de atuação da Área Integrada de Segurança Pública - Aisp Rural, no município. A iniciativa é pioneira e foi implantada pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social para minimizar a violência e reprimir crimes no campo. O número de furtos nas áreas rurais de Uberaba caiu de 242 ocorrências, registradas em 2012, para 187, em 2013.  A AISP Rural integra as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Ela atua 24 horas por dia e possui rotas em cinco mil propriedades rurais. Desde a sua inauguração, foram realizadas 977 operações preventivas, efetuadas mais de 130 prisões e apreendidas 80 armas de fogo usadas em algum delito no campo.
Tempo:01'07"
BG

Festa do Carro de Boi  movimenta Resende Costa

Loc: De sexta-feira a domingo, de 16 a 18 de maio, será realizada a vigésima oitava Festa do Carro de Boi no povoado de Cajuru, no município de Resende Costa, no Campos das Vertentes. Além dos desfiles e concursos de carros de boi, a festa tradicional na região tem missa sertaneja e shows com bandas locais.
Tempo:25"
Tempo total:05'15"

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 22 e 26 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 25 reais e 50 centavos e 26 reais. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 27 e 28 reais e 50 centavos. No Noroeste, a saca ficou entre 25 e 26 reais.
BG
Na última semana, a saca de 60 quilos de soja, foi negociada no Noroeste entre 60 e 61 reais. No Triangulo Mineiro entre 62 e 62 reais e 50 centavos. Já no Alto Paranaíba, a oleaginosa foi cotada em 62 e 65 reais.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 109 e 110 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 110 e 130 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 100 e 105 reais. Na região do Triangulo Mineiro foi cotado entre 80 e 81 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 420 e 435 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 400 e 422 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 450 a 470 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 440 e 450 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 105 e 110 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 112 reais e 112 reais e 50 centavos. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 110 e 112 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 101 e 103 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 106 e 110 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 08 a 14 de maio de 2014.
Tempo:02'19"

VH/O TEMPO (14/05/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado com névoa úmida ou nevoeiro no Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca e baixa umidade do ar. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 5.
BG
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado a claro, com nevoeiro no Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca e baixa umidade do ar. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 6.
BG
No sábado, céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuva no Sul e Zona da Mata. Céu parcialmente nublado no Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro com névoa seca e baixa umidade do ar. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 7.
BG
Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigada pela companhia e até o próximo programa.
Tempo total:01'08"

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 10'02"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados