..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 13/05/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 13/05/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 13/05/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação traz informações sobre a participação de agricultores familiares de Araguari, Triângulo Mineiro, no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). O Plano Agrícola e Pecuário 2014/2015 deverá ser 150 bilhões de reais, valor 14 por cento maior que o plano 2013/2014. Confira também uma entrevista com o presidente da Epamig Marcelo Lanna sobre as comemorações dos 40 anos da empresa.

VH/FIQUE POR DENTRO

PNAE é alternativa de renda para agricultores de Araguari

Loc: Por meio da participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), agricultores familiares de Araguari, Triângulo Mineiro, tem vendido a produção para as escolas do município e melhorado a renda familiar. O PNAE foi implantado em Araguari em 2010 e até 2013 foram beneficiadas 65 famílias.  A jornalista Carmem Lúcia conversou com a nutricionista Fernanda Mota Brasil sobre como o projeto possibilitou realizar um cardápio balanceado e de qualidade:
Sonora: Fernanda Mota Brasil
Começa: “ É feito ...”
Termina: “...produtor.”
Tempo:31"

Loc: Só foi possível oferecer merenda de melhor qualidade, com folhas, frutas e carne, após o município ter começado a comprar dos produtores familiares, através de parceria intermediada pela Emater, como comenta o extensionista Alberto José Almeida.
Sonora: Alberto José Almeida
Começa: “ A Prefeitura...”
Termina: “...oferecer.”
Tempo:34"

Nota pé:  Uma lei federal prevê o uso de 30 por cento dos recursos para a merenda escolar para a compra de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar. No total, 16 escolas estaduais e 40 estabelecimentos de ensino (escolas e creches) da rede municipal compram alimentos da agricultura familiar de Araguari. Em 2014, vinte produtores fornecem alimentos para o município.
Tempo:02'32"
BG

Plano Safra 2014/2015 deverá ter R$ 150 bilhões

Loc: O volume de recursos destinados ao Plano Agrícola e Pecuário 2014/2015 deverá ser 150 bilhões de reais. Se confirmado, o valor será 14 por cento maior que o plano 2013/2014. O plano safra será apresentado no próximo dia 19 de maio na cidade de Rio Verde, em Goiás, com a presença da presidente Dilma Rousseff. Os médios produtores deverão ter maior acesso a empréstimos e a tendência é de que o governo mantenha os 5 bilhões de reais para construção de armazéns nas propriedades rurais. O acesso à compra de tratores e máquinas agrícolas também deve ser mais facilitado, como já havia adiantado o secretário de Política Agrícola Seneri Paludo. O anúncio do Plano Safra da Agricultura Familiar deverá acontecer na última semana de maio, mas os detalhes deste ainda estão sendo acertados. O volume de recursos também deve ser maior que os 21 bilhões de reais destinados para custeio e investimentos no plano anterior.
Tempo:1'11"
BG

Safra de feijão deve alcançar 598 mil toneladas em MG

Loc: Minas Gerais deve colher 598 mil toneladas de feijão na safra 2013/14, segundo levantamento da Conab. De acordo com avaliação da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, o volume previsto é 6 por cento maior que o registrado na safra anterior. Além disso, a estimativa mostra que as lavouras mineiras respondem por 72 por cento da produção de feijão da Região Sudeste e por 17 por cento da safra nacional. O levantamento mostra uma produtividade média de uma tonelada e meia por hectare nas lavouras de feijão do Estado, expansão de 16 por cento em relação à safra 2012/2013. Segundo o secretário de Agricultura, André Merlo, “a utilização de tecnologia e as boas práticas de produção possibilitam a expansão do rendimento, apesar do recuo da área plantada de 419 mil hectares para 384 mil hectares. As estimativas da safra 2013/14 são favoráveis também ao sorgo, que deve alcançar 547 mil toneladas, volume 16 por cento superior ao registrado no período 2012/13.
Tempo:01'21"
BG

Seminário da Agricultura Familiar em Taiobeiras

Loc: A sétima edição do Seminário da Agricultura Familiar acontece no dia 16 de maio, a partir das 8 horas, em Taiobeiras, no Norte de Minas Gerais. O evento será realizado na Câmara Municipal. O objetivo é valorizar a potencialidade da cultura da mandioca e sua sustentabilidade no semiárido. Haverá palestras sobre aspectos técnicos da cultura da mandioca e comercialização. O evento é uma realização da Emater-MG e Secretária Municipal de Agricultura de Taiobeiras, com o apoio da Embrapa Cerrados, Sebrae-MG, Banco do Nordeste do Brasil e Câmara Municipal.
Tempo:39"
Tempo total: 05'44"

VH/O TEMPO (13/05/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta-feira, céu parcialmente nublado com névoa úmida ou nevoeiro no Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. A temperatura oscila entre uma máxima de 32 e uma mínima de 5 graus.
BG
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado no Rio Doce, Mucuri, Zona da Mata e Jequitinhonha. Nas demais regiões, claro a parcialmente nublado com névoa seca à tarde. A temperatura oscila entre uma máxima de 34 e uma mínima de 7 graus.
BG
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado no Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha e Zona da Mata. Nas demais regiões, claro a parcialmente nublado com névoa seca à tarde. A temperatura oscila entre uma máxima de 34 e uma mínima de 7 graus.
Tempo:01'10"

VH/BATE PAPO

Epamig comemora 40 anos

Loc: Na sexta-feira, dia 16, será comemorado os 40 anos da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), a partir das 9 e meia da manhã, na sede da empresa, em Belo Horizonte. O presidente da Epamig Marcelo Lana conversou conosco sobre as comemorações, a importância da Epamig nesses 40 anos e os projetos futuros da empresa.
Sonora: Marcelo Lana
Começa: “Bom, a Epamig...”
Termina: “...nesta gestão.”
Tempo:4'21"

Nota pé: Na cerimônia será feito uma homenagem especial aos funcionários da casa, além da apresentação da nova gestão de pesquisa da empresa.
Tempo total:05'02"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Mas amanhã estamos de volta. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa: 13'03"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados