..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 12/05/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 12/05/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 12/05/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e é uma satisfação estar novamente com você. No programa de hoje, o assunto é a queda na produção de morango em Minas Gerais. A estiagem atípica ocorrida no primeiro trimestre afetou significativamente a safra do fruto, que deve ser 30 por cento menor que a do ano passado. Confira ainda na série especial de Dicas Técnicas sobre hortaliças não convencionais como plantar e montar pratos com a Azedinha.

VH/FIQUE POR DENTRO

Produção de morango cai com estiagem

Loc: A estiagem atípica ocorrida no estado durante o primeiro trimestre afetou significativamente a produção de morangos. A estimativa inicial é colher volume até 30 por cento inferior ao obtido no ano passado, que somou cerca de 97 mil toneladas. Com a oferta menor, a tendência é de preços mais altos na safra. O coordenador técnico de Fruticultura da Emater Minas, Bernardino Cangussú comenta sobre as razões das perdas.
Sonora: Bernardino Cangussú
Começa: “ A razão principal...”
Termina: “...problema para cultura.”
Tempo:39"

Nota pé: O município de Pouso Alegre, no Sul de Minas, é o maior produtor de morangos do estado, com produção de 18 mil toneladas no último ano. Mas com as perdas, a área de plantio caiu de 360 hectares para 250 hectares. Em contrapartida, com a oferta maior, os produtores da região estão conseguindo negociar melhor e atingir 15 reais pela caixa de um quilo e duzentos gramas.
Tempo:1'39"
BG

Inscrições abertas para Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas

Loc: A Emater-MG está recebendo amostras de café, nos escritórios, até 19 de setembro, para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas. O evento é aberto à participação de cafeicultores de municípios mineiros, produtores da café da espécie Coffea arabica L., safra 2014, tipo 2 para melhor. A regra é para ficar de acordo com a tabela oficial brasileira de classificação de bebida apenas mole ou superior. Os interessados podem se inscrever e concorrer nas categorias Café Natural ou Café Cereja Descascados, Despolpados ou Desmuciliados. De acordo o regulamento do concurso, os grãos de café deverão ter passado por peneiras 16 ou acima, com vazamento de até 5 por cento e umidade máxima de 11 e meio por cento. Outra exigência é que a lavoura de origem da amostra seja georrefereciada. Cada cafeicultor poderá concorrer com apenas uma amostra em cada modalidade das respectivas categorias. Mais informações estão disponíveis no site da Emater.
Tempo:1'07"
BG

Exame do caso da Vaca Louca é considerado inconclusivo

LOC: Foi classificado como "inconclusivo" o caso do Mal da Vaca Louca, no Mato Grosso. O resultado da contraprova, feita no laboratório da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), na Inglaterra, foi encaminhado na sexta-feira, dia 9, ao governo brasileiro. A amostra não teria qualidade suficiente para um resultado totalmente seguro. A assessoria do Ministério da Agricultura divulgou uma nota reforçando que, o resultado do exame indica se tratar de um caso atípido, apesar de não haver um diagnóstico conclusivo que possa ser usado para classificá-lo de forma inequívoca até o momento. Até agora, Egito e Peru embargaram a carne bovina brasileira.
Tempo:46"
BG

Circuito Frutifica Minas chega a Belo Vale

Loc: Uma etapa do Circuito Frutifica Minas será realizada, quinta-feira, dia 15 de maio, a partir de meio dia, em Belo Vale, região Central. O evento acontecerá no salão paroquial. Serão discutidos temas como: vigilância sanitária e produção de mudas cítricas. O Frutifica Minas é uma realização Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Emater-MG e prefeituras. A entrada é franca.
Tempo:27"
Tempo total:4'

VH/O TEMPO (12/05/14)

Loc: A massa de ar seco e frio ainda persiste sobre grande parte da região Sudeste.  As temperaturas seguem mais baixas pela manhã e com sensação de frio. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na terça-feira, céu parcialmente nublado com névoa úmida ou nevoeiro no Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata. Céu claro a parcialmente nublado com névoa úmida no Sul, Campo das Vertentes e região Metropolitana. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. A temperatura máxima é de 32 graus e a mínima de 3.
BG
Na quarta-feira, céu parcialmente nublado com névoa úmida ou nevoeiro no Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. A temperatura máxima é de 32 graus e a mínima de 3.
BG
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado com névoa úmida ou nevoeiro no Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata. Céu claro a parcialmente nublado com névoa úmida no Sul, Campo das Vertentes e região Metropolitana. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa sexa. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 4.
Tempo:01'25"

VH/DICA TÉCNICA

Série “Hortaliças não Convencionais” - Azedinha

Loc: Hoje, na série de dicas técnica sobre hortaliças não convencionais, o tema é a azedinha. O coordenador técnico de Olericultura da Emater Minas, Georgeton Soares, fala de vários aspectos da hortaliça, desde sua origem, como plantá-la ou combiná-la na sua salada.
Sonora: Georgeton Soares
Começa:"A azedinha..."
Termina:"...na salada."
Tempo:01'58"

Nota pé – E na próxima segunda feira, o coordenador técnico Georgeton Soares vai explicar e ensinar a produzir a Vinagreira, não perca!
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:09'16"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados