..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 08/05/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 08/05/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 08/05/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e no Emater em Ação de hoje, vamos falar sobre a obrigatoriedade do cadastro dos viveiros de produção de videiras em Minas Gerais. E a produção de grãos no Brasil deve chegar a 191 milhões de toneladas, segundo a Conab. A estimativa representa 2 milhões e meio de toneladas a mais do que a safra passada. Já no quadro Tire Sua Dúvida, o médico veterinário da Emater-Minas, Evaldo Alves, ensina como fazer um manejo sanitário eficiente para aves. Então fique ligado, afinal a prevenção é sempre mais barata e eficiente do que o tratamento.

VH/FIQUE POR DENTRO

Cadastro de viveiros de mudas de uvas agora é obrigatório

Loc: Desde o início de maio se tornou obrigatório o cadastro dos viveiros de produção de videiras em Minas Gerais. O IMA, considerando a necessidade de proteger as áreas produtoras de uvas no Estado contra a praga causadora do cancro bacteriano. O coordenador técnico de Fruticultura da Emater Minas, Bernardino Cangussú fala sobre o cadastro e a importância do produtor adquirir boas mudas:.
Sonora: Bernardino Cangussú
Começa: “ O cadastro é importante...”
Termina: “...toda região...”
Tempo:36"

Nota pé: A produção de uva e de materiais de propagação (mudas e demais estruturas vegetais) da videira somente será permitida se submetida ao processo de certificação fitossanitária. Já a entrada, o comércio e o trânsito em território mineiro, de mudas e frutos da videira serão permitidos mediante apresentação da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), fundamentada no Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC).
Tempo:01'45"
BG

Produção de grãos vai a 191 milhões de toneladas

Loc: A produção de grãos no Brasil, medida pela Conab e divulgada na quinta-feira, dia 8, deve chegar a 191 milhões de toneladas. O novo levantamento de Grãos da Safra 2013/2014 prevê um aumento de um vírgula quatro por cento ou o equivalente a 2 milhões e meio de toneladas acima da safra passada. Com relação à pesquisa do mês passado, houve um incremento de cerca de 600 mil  toneladas, devido à recuperação das lavouras de soja, algodão, arroz e feijão, que tiveram menor influência de intempéries climáticas ocorridas nas regiões produtoras. No entanto, o trigo, cultura passível de sofrer mais os efeitos das mudanças do clima e por se encontrar no início do plantio, pode alterar este resultado. Para este levantamento, foram ouvidos representantes de órgãos públicos e privados das principais regiões produtoras de grãos do país, no período de 22 a 25 de abril.
Tempo:59"
BG

Embrapa lança girassol para safrinha de clima seco

Loc: A Embrapa Soja apresentou numa feira em Tocantins as cultivares de girassol BRS 323 e BRS 324, que serão opção para sucessão à cultura da soja na safrinha de clima seco.  As cultivares de girassol da Embrapa são produtivas e precoces. O girassol também é opção no consórcio com braquiária, para o fornecimento de forragem para pecuária. lém disso, o girassol apresenta um alto teor de óleo nos grãos, podendo ser utilizado como matéria-prima para a produção de biodiesel.
Tempo:40"
BG

Muzambinho debate produção agrícola sustentável

LOC: No início da próxima semana, entre os dias 12 e 14 de maio, acontece uma edição do SIMPAS (Sistemas Integrados de Manejo na Produção Agrícola), no Instituto Federal do Sul de Minas.em Muzambinho, no Sul de Minas. O evento tem como propósito promover o debate sobre agronegócio, fertilidade, fitossanidade e sementes. O cenário do agronegócio brasileiro frente a grande demanda por alimentos; o papel de sementes transgênicas com resistência a insetos no manejo de pragas do milho e as boas práticas agrícolas e segurança alimentar, estão entre os destaques do evento. O público alvo esperado são profissionais ligados à assistência técnica, extensão rural, pesquisa e ensino, além de estudantes de agronomia e ciências.
Tempo:51"
Tempo total:04'16"

VH/O TEMPO (08/05/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na sexta-feira, céu nublado com chuviscos no Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 33 e a mínima de 8 graus.
BG
No sábado, céu nublado com chuviscos no Sul, Sudoeste, Zona da Mata, Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 32 e a mínima de 7 graus.
BG
No domingo, céu nublado com chuviscos no Jequitinhonha, Norte e Mucuri. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 31 e a mínima de 5 graus.
Tempo:55"

VH/TIRE SUA DÚVIDA

Controle de doenças em aves

Loc: O produtor Horeb Gonçalves gostaria de saber como fazer um manejo sanitário eficiente para aves. Hoje, no Tire a Sua Dúvida, quem responde a pergunta do Horeb é o médico veterinário da Emater-Minas, Evaldo Alves, que afirma ser a prevenção sempre mais barata e eficiente do que o tratamento.
Sonora: Evaldo Alves
Começa: “São as principais(...)”
Termina: “(...) sadio e produtivo.”
Tempo:1'38"

Nota-pé: E se você tem alguma dúvida faça como o Horeb, entre em contato conosco. É muito simples! Basta enviar um e-mail para radioemater@emater.mg.gov.br ou ligar para o Plantão Técnico da Emater-Minas, no telefone (31) 3349-8120. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das oito horas da manhã às cinco da tarde. Repetindo o nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br. Para facilitar nossa ajuda,escreva qual é o seu município. Participe você também e Tire a sua Dúvida!
Tempo:02'36"
BG

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui, mas amanhã estamos de volta. Até lá!
Tempo total:

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 09'19"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados