..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 07/05/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 07/05/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 07/05/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação comenta sobre  o desenvolvimento do Pró-Genética Leite, que visa contribuir para a reposição de matrizes leiteiras. E para tentar enxugar a oferta de feijão no mercado e elevar os preços do grão, o governo federal vai autorizar a Conab a comprar o produto para formação de estoque. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário e a previsão do tempo.

VH/FIQUE POR DENTRO

Novas ações para o Pró-Genética Leite

Loc: O governador Alberto Pinto Coelho afirmou na abertura da Expozebu 2014, em Uberaba, que está em processo de desenvolvimento o Pró-Genética Leite, que começou a ser implantado no Governo Anastasia. O programa visa contribuir para a reposição de matrizes leiteiras. A iniciativa conta com a parceria da ABCZ e da Associação do Girolando. O secretário de Agricultura de Minas Gerais, André Merlo, fala da importância do projeto.
Sonora: André Merlo
Começa: “É um programa...”
Termina: “..leiteira do estado.”
Tempo:53"

Nota pé: Segundo dados da Secretaria da Agricultura, em todo o Estado o Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais) realizou 43 feiras e leilões em 2013, possibilitando a comercialização de mais de 1 mil touros de alta genética. Para 2014, a meta é a realização de 45 feiras e leilões no Estado por meio do programa.
Tempo:01'55"
BG

Governo vai comprar feijão para estoque

Loc: Para tentar enxugar a oferta de feijão no mercado e elevar os preços do grão, o Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) do governo federal vai autorizar a Conab a comprar o produto para formação de estoque. As compras devem ser feitas via Aquisição do Governo Federal (AGF). Nos próximos dias, os interessados deverão comunicar a Conab a quantidade que devem vender. A resolução vai definir os limites de vendas dos produtores que, por se tratar de aquisições feitas no âmbito da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), haverá um limite máximo por produtor de 750 sacas. O estoque público de feijão da Conab na safra 2013/2014 é de 445 mil toneladas, o menor desde a safra 2010/2011.
Tempo:57"
BG

Mapa destaca MG na fiscalização do uso de agrotóxicos

Loc: Minas Gerais, por meio do IMA, é um dos estados que mais fiscalizam o comércio e o uso de agrotóxicos, de acordo com um estudo do Ministério da Agricultura. O objetivo do estudo foi comparar os serviços estaduais de fiscalização do comércio e uso de agrotóxicos. Para tanto, foi realizada uma análise histórica, com dados de 2010 a 2013. De acordo com os dados, em Minas Gerais, a força de trabalho é composta por profissionais de nível superior e médio que atuam conjuntamente na fiscalização do comércio e uso de agrotóxicos. Nas ações de fiscalização do comércio de agrotóxicos, Minas Gerais se manteve acima da media nacional para o número de ações por profissional.  Já na fiscalização do uso de agrotóxicos nas propriedades, o estado foi o único que ficou acima da media nacional. Também desenvolveu a melhor atuação em propriedades rurais por profissional.
Tempo:01'01"
BG

Circuito Mineiro de Cafeicultura em Lavras

Loc: Será realizada nesta quinta, dia 8 de maio, mais uma etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2014 em Lavras, no Sul de Minas. O evento será realizado na Ufla, a partir das oito horas da manhã. Durante o circuito serão realizadas palestras, oficinas e dias de campo para levar aos cafeicultores informações sobre o manejo da cultura e novas tecnologias. Um dos objetivos do circuito é estreitar as relações de toda a cadeia produtiva do café, visando melhorar a rentabilidade para o setor. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura de Minas, Emater-MG, Ufla e prefeituras. A entrada é gratuita.
Tempo:43"
Tempo total:04'38"

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 22 e 26 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 26 e 26 reais e 50 centavos. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 27 reais e 50 centavos e 30 reais. No Noroeste, a saca ficou entre 25 reais e 50 centavos e 26 reais.
BG
Na última semana, a saca de 60 quilos de soja, foi negociada no Noroeste entre 60 e 60 reais e 50 centavos. No Triangulo Mineiro entre 61 e 63 reais.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 110 e 111 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 126 reais e 134 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 145 e 150 reais. Na região do Triangulo Mineiro foi cotado entre 110 e 132 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 461 e 470 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 450 e 455 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 480 a 510 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 490 e 500 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 105 e 110 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 113 e 114 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 110 e 111 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 101 e 103 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 108 e 111 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de primeiro a 7 de maio de 2014.
Tempo:02'15"

VH/O TEMPO (07/05/14)
Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Noroeste e Norte. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura varia entre uma mínima de 8 e uma máxima de 34.
BG
Na sexta-feira, céu nublado com chuvisco na Zona da Mata, Sul/Sudoeste e Campo das Vertentes. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura oscila entre uma mínima de 8 e uma máxima de 33.
BG
No sábado, céu nublado com chuviscono Jequitinhonha, Mucurí, Rio Doce, Zona da Mata, Sul/Sudoeste e Campo das Vertentes. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura varia entre uma mínima de 7 e uma máxima de 32.
BG
Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e até o próximo programa.
Tempo total:01'05"

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:09'16"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados