..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 06/05/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 06/05/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 06/05/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Na abertura da Expozebu 2014, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o governo de Minas e a ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) que beneficia o Pró-Genética. O programa facilita a aquisição de animais melhoradores por pequenos produtores. Confira ainda uma entrevista com o coordenador de Pequenos Animais da Emater-Minas, Dirceu Alves Ferreira sobre a qualidade da carne de frango no país e o mito do uso de hormônios na criação das aves. Eu sou Sebastião Avelar e o Emater em Ação começa agora.


VH/FIQUE POR DENTRO

Governo acordo do Pró-genética com a ABCZ

Loc: Na abertura da Expozebu 2014, em Uberaba, foi assinado e renovado o termo de cooperação técnica entre o governo de Minas e a ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) que beneficia o Pró-Genética. O programa tem desenvolve ações que viabilizam a aquisição de animais geneticamente melhorados por pequenos e médios produtores em feiras de touros. O secretário de Agricultura de Minas Gerais André Merlo fala sobre a importância da renovação do acordo.

Sonora: André Merlo

Começa: “ É um programa...”

Termina: “...diferenciada.”

Tempo:27"

Nota pé: Os touros melhoradores, com qualidade garantida ABCZ, são adquiridos nas feiras pelos pecuaristas com orientação dos técnicos da Emater Minas. O pagamento é facilitado pelas instituições integradas à parceria do Pró-genética.

Tempo:1'11"

BG

CAR não está disponível para produtores de MG

Loc: Oficialmente implantado em todo país, Cadastro Ambiental Rural ainda não está disponível para produtores mineiros. A Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente, publicada no Diário Oficial da União do dia 6, deu início à contagem regressiva no prazo oficial de um ano para que produtores rurais de todo o país se inscrevam no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Em Minas Gerais, no entanto, produtores ainda terão que esperar, já que estado optou por plataforma própria - o Sisemanet – ainda indisponível. A expectativa é de que o sistema mineiro também entre em funcionamento nos próximos dias. O Cadastro Ambiental Rural – CAR foi criado pelo Código Florestal Brasileiro como um registro público eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais. Segundo a coordenadora da Assessoria de Meio Ambiente da FAEMG, Ana Paula Mello, ele irá integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Tempo:57"
BG

MP amplia auxílio emergencial para agricultor

Loc: O governo federal editou a Medida Provisória 645 para ampliar o Auxílio Emergencial Financeiro relativo aos desastres ocorridos em 2012. O texto autoriza a concessão do benefício aos agricultores atingidos por desastres naquele ano, cujas consequências se estendam até 2014. O valor do Auxílio Emergencial Financeiro será de 80 reais mensais por família. A concessão se dará de maio a dezembro deste ano. Segundo a MP, é vedado o pagamento da ampliação do auxílio emergencial financeiro para agricultores que já recebam o Garantia Safra, nos meses em que houver concomitância do pagamento daquele benefício e da ampliação. Também não será dado o benefício a agricultores cuja Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar estiver vinculada a um titular que receba rendimento de trabalho assalariado ou de outra fonte. Outra impossibilidade é para agricultores de municípios, que ainda estejam em estado de calamidade pública ou em situação de emergência, apresentem condições climáticas e meteorológicas que não justifiquem a continuidade do auxílio.

Tempo:01'03"

Tempo total:03'12"

VH/O TEMPO (06/05/14)

Loc: A transição entre os meses de abril e maio marca o início da estação seca sobre o Brasil central, incluindo os Estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, onde os últimos dias já foram totalmente secos. O tempo nesta semana não muda muito em relação à semana passada. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):

Na quarta-feira, céu parcialmente nublado no Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce, Zona da Mata, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, dia claro a parcialmente nublado. A temperatura varia entre uma mínima de 7 e uma máxima de 36 graus.

BG

Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Rio Doce, Mucuri e região Metropolitana de Beagá. Nas demais regiões, parcialmente nublado. A temperatura oscila entre uma mínima de 6 e uma máxima de 35 graus.

BG

Na sexta-feira, céu nublado com chuviscos no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Rio Doce, Mucuri e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado. A temperatura varia entre uma mínima de 4 e uma máxima de 33 graus.

Tempo:1'19"

VH/BATE PAPO

Mito do hormônio na carne de frango

Loc: O mito do uso de hormônios na criação de frangos tem ganhado força entre os consumidores nos últimos anos. Para acabar de vez com essa ideia, a indústria brasileira decidiu adotar um selo para informar que a produção de aves é livre de hormônio. Henrique Menezes conversou com o coordenador de Pequenos Animais da Emater-Minas, Dirceu Alves Ferreira sobre a qualidade da carne de frango no país e o mito do uso de hormônios.

Sonora: Dirceu Alves Ferreira

Começa: - “ O frango brasileiro...”

Termina:- “...Ministério da Agricultura.”

Tempo:2'29"

Nota pé – O Brasil é um grande produtor de carne de frango e o maior exportador de aves do mundo. Os principais compradores são os países do Oriente Médio, Ásia e a União Europeia.

Tempo total:03'06"

BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Mas amanhã estamos de volta. Até lá.


VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal

Jornalista: Flávia Freitas

Estagiário: Henrique Menezes

Coordenação Geral: Giordanna Meirelles

Tempo total do programa:09'06"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados