..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 05/05/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 05/05/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 05/05/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e no programa de hoje vamos falar sobre a abertura do Circuito Mineiro de Fruticultura, o Frutificaminas 2014. O primeiro evento será dia 7 de maio, em Delfinópolis, no Sudoeste de Minas. Na programação  estão palestras técnicas, oficinas e dias de campo. E o excesso de carne de frango no mercado mineiro derrubou os preços pagos ao produtor em abril. Confira ainda no Emater em Ação o início de uma série de dicas técnicas sobre as hortaliças não convencionais, plantas saborosas e nutritivas mas desconhecidas da maioria da população.

VH/FIQUE POR DENTRO

Circuito Frutificaminas 2014 começa no dia 7 de maio

Loc: Começa na quarta-feira, dia 7 de maio, em Delfinópolis, no Sudoeste de Minas, mais uma edição do Circuito Mineiro de Fruticultura, o Frutificaminas. São palestras técnicas, oficinas e dias de campo. A proposta do evento é através da tecnologia melhorar a quantidade e qualidade da produção de frutas no Estado, aumentando a renda do produtor e os empregos no setor. Esse ano, o Frutificaminas deverá percorrer 17 municípios mineiros como comenta o coordenador técnico de Fruticultura da Emater Minas, Bernardino Cangussú.
Sonora: Bernardino Cangussú
Começa:"O circuito mineiro..."
Termina:"...com os produtores."
Tempo:1'00"

Nota pé: Em Delfinópolis, a bananicultura é exercida por 65 produtores locais, em uma área total de cerca de mil e quinhentos hectares. A produção da fruta para 2014 é de cerca de 27 mil e quinhentos toneladas da fruta, gerando um lucro de aproximadamente 27 milhões de reais.
Tempo:02'03"

OIE confirmou caso atípico de vaca louca em MT

Loc: Um exame de laboratório da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), na Inglaterra, confirmou na sexta-feira, dia 2, a existência do mal da vaca louca em um animal do frigorífico JBS, em Mato Grosso. Contudo, o resultado da tipicidade da doença, que dirá se o caso foi isolado, só será divulgado na quinta-feira, dia 8. Caso o teste confirme a doença como atípica, significa que a contaminação ocorreu de forma espontânea, não relacionada à ingestão de alimentos. Em nota, o Ministério da Agricultura informou que a confirmação mostrará se o caso "não representa risco algum para a sanidade animal e à saúde pública. A tipo clássico da doença é transmitida por alimentos contaminados com restos animais. Já a EEB atípica, costuma ocorrer em animais mais velhos e é uma manifestação rara, cuja origem não está totalmente esclarecida.
Tempo:01'04"
BG

Excesso de oferta de frango derruba preços em MG

Loc: O excesso de oferta de carne de frango no mercado mineiro derrubou os preços pagos ao produtor em abril e comprometeu a rentabilidade da atividade. De acordo com a agência Safras & Mercado, a cotação do frango vivo caiu 17 por cento no mês. O quilo, que no início de abril era negociado a dois reais e 40 centavos em Minas Gerais, foi para dois reais e cinco centavos no último dia do mês, ou seja, teve uma queda de 35 centavos. Segundo o analista Fernando Henrique Iglesias, para este mês as estimativas para o setor são pessimistas. A oferta de carne de frango está superando significativamente o consumo, o que causa a queda dos preços. Com a redução dos preços, a situação dos avicultores está cada vez mais complicada. O valor de venda está empatando com os custos de produção. Segundo o especialista, o que interfere negativamente na formação de preços em Minas Gerais é o ingresso de carne de frango de outros estados, como o Paraná, que tem uma produção significativa e vem ampliando as vendas para os mineiros.
Tempo:1'13"
BG

Fruta de Leite perdeu de mais de 50% das lavouras

Loc: As visitas de verificação referentes ao Programa Garantia Safra 2013/2014  registraram perdas superiores a 50 por cento nas lavouras anuais no município de Fruta de Leite, no Norte de Minas. No total, 292 agricultores do município aderiram ao Garantia Safra. A equipe local da Emater-MG constatou a perda de aproximadamente 60 por cento do conjunto da produção de feijão e milho. As perdas se deram em razão de estiagem prolongada ocorrida na região. O Programa Garantia-Safra é voltado para os agricultores familiares da área de atuação da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. Os agricultores deverão receber o benefício Garantia-Safra do Governo Federal, em cinco parcelas mensais de 170 reais cada, num total de 850 reais. O pagamento ocorre por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.
Tempo:01'10"
Tempo total:05'30"

VH/O TEMPO (05/05/14)

Loc: O tempo continua seco e os níveis de umidade relativa do ar não melhoram na dia 7. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na terça-feira, céu parcialmente nublado no Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 7.
BG
Na quarta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva no Sul, Sudoeste, Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 35 graus, a mínima de 8 graus.
BG
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com chuva isolada no Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, Oeste, Triangulo, Zona da Mata e região Metropolitana. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 33 graus, a mínima de 7 graus.
Tempo:01'14"

VH/DICA TÉCNICA

O que são hortaliças não convencionais?

Loc: Quem quer ter uma alimentação saudável não pode dispensar o consumo de legumes e hortaliças. E quanto mais variado for o cardápio melhor. Hoje,  vamos dar início a uma série de dicas técnicas sobre as hortaliças não convencionais. São plantas desconhecidas da maioria da população, mas saborosas e nutritivas como explica o coordenador de Olericultura da Emater-MG, Georgeton Soares:
Sonora: Georgeton Soares
Começa:"As chamadas..."
Termina:"...no passado."
Tempo:02'31"

Nota pé – A partir da próxima segunda feira, o coordenador técnico Georgeton ensinará a produzir algumas hortaliças não convencionais como a Azedinha, Vinagreira, Peixinho, Taioba e Serralha.
Tempo total:
Nota pé – Na quinta-feira é dia do quadro Tire sua Dúvida. Você pode perguntar o que quiser sobre qualquer atividade agropecuária que a equipe de profissionais da Emater-Minas responde. Tire sua Dúvida! Escreve para gente! O nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br, repetindo radioemater@emater.mg.gov.br.
Tempo total:03'41"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.


VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:12'03"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados