..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 30/04/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 30/04/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 30/04/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação comenta sobre o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa que será realizada de primeiro a 31 de maio em vários estados brasileiros. E pesquisadores da Embrapa apresentam abelhas sem ferrão na Agrishow. O objetivo é oferecer o serviço de polinização por abelhas para os agricultores que dependem delas. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário e a previsão do tempo.

 

VH/FIQUE POR DENTRO

Deputados discutem regulamentação da Anater

Loc: A regulamentação da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) foi tema de Audiência Pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, realizada na terça-feira, dia 29. O presidente da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural) e da Emater–MG, José Ricardo Roseno, participou do evento e destaca a importância da Anater:

Sonora: José Ricardo Roseno (G2/B1)

Começa 5´58: Até então a assistência técnica ...
Termina 6´56: ganho para o desenvolvimento de todo país".

Tempo:

Nota pé: O requerimento para realização da audiência foi do deputado federal Zé Silva. O artigo 19 da lei, que cria a Anater, exige que a Agência regulamente as normas para o credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para a prestação de serviços ou execução de projetos de assistência técnica e extensão rural. E para licitações e contratos, convênios e instrumentos congêneres relativos a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações. O projeto de lei que cria a Anater foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff, em dezembro do ano passado.

Tempo:

BG

Maio é mês da Campanha contra a Febre Aftosa

Loc: De primeiro a 31 de maio acontece a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa nos rebanhos bovinos e bubalinos dos principais estados brasileiros. O lançamento da campanha ocorre durante a abertura oficial da ExpoZebu, dia 3, em Uberaba. O Governo de Minas alerta aos produtores mineiros que devem retirar sua Carta Aviso no site do Instituto Mineiro Agropecuário (IMA). Desde a vacinação de novembro, este é o novo procedimento que o pecuarista deve ficar atento. Ele não recebe mais a Carta em sua residência. Em Minas Gerais, apesar da forte seca dos quatro primeiros meses do ano de 2014, o que poderá prejudicar a vacinação, a expectativa do IMA é que sejam imunizados 24 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades.

Tempo:

BG

Embrapa apresenta abelhas sem ferrão na Agrishow

Loc: Pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental e da Embrapa Meio Ambiente desenvolvem projeto para a instalação da primeira biofábrica de polinizadores no Brasil e oferecer o serviço de polinização por abelhas para os agricultores que dependem delas. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e tem parceria com a empresa Promip, do setor de controle biológico. Esse estudo está sendo apresentado na 21ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto, que termina no dia 2 de maio. Na ocasião, os pesquisadores do projeto estão disponíveis para esclarecimentos e serão exibidas três colmeias de observação com abelhas vivas, cada qual com uma espécie diferente de abelha sem ferrão. Atualmente, os agricultores precisam contratar o serviço de polinização para aumentar a produtividade. No Brasil esse é um serviço pouco utilizado, mas em outros países se tornou uma atividade econômica importante.

Tempo:

BG

Caminhada para comemorar Dia do Trabalho

Loc: Na quinta-feira, dia 1º de maio, a equipe do escritório da Emater-MG de Mendes Pimentel vai participar de uma caminhada em comemoração ao Dia do Trabalho, realizada pela paróquia local. Comunidades rurais e associações participarão do evento representando a força do trabalho rural. O evento começa às quatro horas da tarde e termina com uma Missa Sertaneja na praça da Matriz. As associações rurais e comércio local irão oferecer, durante o ofertório, produtos fruto de seus trabalhos, que serão doados para o hospital da cidade. Farão parte dessa ação da Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CMDRS, Secretaria de Assistência Social e Prefeitura Municipal.

Tempo:

Tempo total:

 

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 22 e 26 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 25 e 27 reais. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 28 reais e 50 centavos e 31 reais. No Noroeste, a saca ficou entre 25 reais e 50 centavos e 26 reais.

BG

Na última semana, a saca de 60 quilos de soja, foi negociada no Noroeste entre 62 e 62 reais e 50 centavos. No Triangulo Mineiro entre 61 reais e 50 centavos e 62 reais.

BG

O feijão carioquinha foi negociado entre 120 e 121 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 112 reais e 50 centavos e 130 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 140 e 150 reais. Na região do Triangulo Mineiro foi cotado entre 103 e 110 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.

BG

A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 460 e 485 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 460 e 485 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 470 a 490 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 485 e 490 reais.

BG

A arroba do boi gordo foi cotada entre 107 e 110 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 113 e 115 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 110 e 112 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 101 e 103 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 106 reais e 50 centavos a 111 reais.

BG

A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 24 a 30 de abril de 2014.

Tempo:

Tempo:

 

VH/O TEMPO (30/04/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):

Na quinta-feira, céu parcialmente nublado com névoa úmida ou nevoeiro na Zona da Mata, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 4.

BG

Na sexta-feira, céu parcialmente nublado a nublado no Sul, Sudoeste, Zona da Mata, Rio Doce e Metropolitana. Céu parcialmente nublado no Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 5 graus.

BG

No sábado, céu parcialmente nublado com névoa úmida ou nevoeiro na Zona da Mata, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 5.

Tempo:

BG

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e até o próximo programa.

Tempo total:

 

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal

Jornalista: Flávia Freitas

Estagiária: Henrique Menezes

Coordenação Geral: Giordanna Meirelles

Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.

Tempo total do programa:




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados