..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 28/04/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 28/04/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 28/04/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e é uma satisfação estar novamente com você. No programa de hoje vamos falar da Expozebu 2014, um dos principais eventos agropecuários do país. A feira vai acontecer de 3 a 10 de maio, em Uberaba, no Triângulo, e promete várias novidades esse ano. E na Dica Técnica, o engenheiro agrônomo da Emater Minas, Gastão Goulart, comenta sobre os quatro tipos de podas a serem realizados em plantas frutíferas.

VH/FIQUE POR DENTRO

Expozebu deve apresentar crescimento dos negócios

Loc: Nos dias 3 e 10 de maio, será realizado mais uma edição da Expozebu, um dos principais eventos agropecuários do país, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Com muitas atrações e novidades, a ABCZ estima que a feira deste ano apresente aumento na movimentação financeira total, superando os 150 milhões de reais obtidos em 2013. Entre as atrações estão os leilões, concursos leiteiros e uma novidade desta edição é a Expozebu Dinâmica como comenta o gerente regional da Emater Minas, Gustavo Laterza.
Sonora: Gustavo Laterza
Começa: "É com grande ..."
Termina: "...com este ato."
Tempo:01'32"

Nota pé: A primeira edição da Expozebu Dinâmica será realizada entre os dias 7 e 9 de maio. O evento reserva a demonstração de tecnologias voltadas para o setor pecuário, além da apresentação das mais modernas máquinas e implementos agrícolas disponíveis no mercado para facilitar o trabalho do produtor rural. A Expozebu Dinâmica também apresentará o que há de mais moderno em forrageiras e demais cultivares.
Tempo:02'45"
BG

Seguro agrícola cresce forte mas com gargalos

Loc: O segmento de seguro agrícola cresceu 62 por cento em 2013, de acordo com números da Superintendência de Seguros Privados (Susep) até novembro do ano passado. Ou seja, mesmo sem contabilizar o resultado de dezembro, representa quase o dobro da expansão média, de 36 por cento observada nos últimos 10 anos. A expectativa é de manutenção da tendência, mas há entraves importantes a serem vencidos: agricultores reclamam produtos e preços que atendam suas necessidades e maior subvenção por parte do governo; seguradoras carecem de uma sólida base de dados de produção e produtividade, por regiões, para desenvolverem produtos adequados. Segundo o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antônio Alvarenga, “o principal gargalo é o mapeamento de dados de produção e produtividade, para que se possa fazer um cálculo atuarial justo para todos”. Atualmente, a subvenção do governo brasileiro para o seguro agrícola alcança o percentual máximo de 60 por cento, enquanto os Estados Unidos bancam até 100 por cento do custo, dependendo do produto cultivado e da região onde está a propriedade. 
Tempo:01'25"
BG

Encontro de Mulheres Rurais em Conceição dos Ouros

Loc: Na quarta-feira, dia 30 de abril, será realizada a segunda edição do Encontro de Mulheres Rurais, de duas às seis horas da tarde, em Conceição dos Ouros, no Sul de Minas. O encontro acontecerá no Espaço Geraldo Rosa, antigo cinema do município. O objetivo do evento é valorizar a mulher rural e destacar o seu papel na melhoria da qualidade de vida da família. Haverá palestras sobre saneamento rural, agricultura orgânica e saúde da mulher. O evento é uma realização da Emater-MG em parceria com a Prefeitura de Conceição dos Ouros.
Tempo:36"
BG

Campanha contra a Febre Aftosa começa dia 1º de maio

Loc: Começa na quinta-feira, dia primeiro de maio,  a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa nos rebanhos bovinos e bubalinos dos principais estados brasileiros. A campanha se estende até o dia 31 de maio e o lançamento oficial da vacinação acontece na  abertura oficial da ExpoZebu, dia 3, em Uberaba. O Governo de Minas alerta aos produtores mineiros que devem retirar sua Carta Aviso no site do Instituto Mineiro Agropecuário (IMA). Desde a vacinação de novembro, este é o novo procedimento que o pecuarista deve ficar atento. Ele não recebe mais a Carta em sua residência. Em Minas Gerais, apesar da forte seca dos quatro primeiros meses do ano de 2014, o que poderá prejudicar a vacinação, a expectativa do IMA é que sejam imunizados 24 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades.
Tempo:01'02"
Tempo total:05'49"

VH/O TEMPO (28/04/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na terça-feira, céu parcialmente nublado com névoa úmida ou nevoeiro no Sul e Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 32 graus e a mínima de 5 graus.
BG
Na quarta-feira, céu parcialmente nublado a claro com nevoeiro no Rio Doce, Jequitinhonha, Mucuri, Sul, Sudoeste e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 8 graus.
BG
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado no Rio Doce, Jequitinhonha, e Mucuri. Névoa úmida no Sul, Sudoeste, Zona da Mata e Campo das Vertentes. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 6 graus.
Tempo:01'21"

VH/DICA TÉCNICA

Como podar plantas frutíferas

Loc: A poda de plantas frutíferas é uma prática que visa eliminar os ramos indesejáveis, quebrados, doentes, secos e mal localizados, de formas racional, além de conduzir a planta a um formato desejado. Hoje, na Dica Técnica, o engenheiro agrônomo da Emater Minas, Gastão Goulart, explica os quatro tipos de podas a serem realizados.
Sonora:  Gastão Goulart
Começa:“Podem ser classificados...”
Termina:“...característica da especie.”
Tempo: 02'15"

Nota pé – Na quinta-feira é dia do quadro Tire sua Dúvida. Você pode perguntar o que quiser sobre qualquer atividade agropecuária que a equipe de profissionais da Emater-Minas responde. Tire sua Dúvida! Escreve para gente! O nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br, repetindo radioemater@emater.mg.gov.br.
Tempo total: 03'14"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 11'49"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados