..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 24/04/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 24/04/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 24/04/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação mostra a história de um produtor de Areado, no Sul de Minas, que apostou com consórcio de café e braquiária. O resultado foi um grão de excelente qualidade que está conquistando os clientes de grandes cafeterias do país. E o Ministério do Desenvolvimento Agrário quer implementar um Plano Safra mais regionalizado. Confira ainda a previsão do tempo para o fim de semana e a dúvida do ouvinte, que é sobre como combater lesmas que atacam as plantas.

VH/FIQUE POR DENTRO

Consórcio de café com braquiária dá bom resultado

Loc: A estiagem do início do ano afetou bastante os cafezais mineiros, mas em Areado, no Sul de Minas, um produtor reduziu os efeitos da seca com o consórcio de café com braquiária. Ao adotar o sistema, o cafeicultor Luiz Fernando Lima, da Fazenda Movimento, também obteve um café especial que hoje é apreciado em cafeterias de São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. O produtor explica como funciona o consórcio:
Sonora : Luiz Fernando Lima
Começa: "O diferencial...
Termina:.até fevereiro."
Tempo:26"

Loc: O produtor recebe a assistência da Emater-MG que orientou o produtor a participar do programa Certifica Minas Café. O extensionista da Emater Minas Kleso Franco destaca as vantagens do sistema:
Sonora: Kleso Franco
Começa: "A gente trabalha ...
Termina: ...da qualidade do café produzido".
Tempo:20"

Nota pé: No sistema consorciado, o solo fica protegido pelo capim e com isso se torna mais úmido. A roçada é feita de modo a jogar a braquiária da rua na saia do café, que fica enriquecida com mais matéria orgânica.
Tempo:01'52"
BG

MDA quer Plano Safra mais regionalizado

Loc: O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pediu que os Estados colaborem na elaboração de um Plano Safra mais regionalizado. O valor destinado ao custeio e investimento pode chegar a 23 bilhões de reais. Para isto, os secretários estaduais se reuniram, dia 23, em Brasilia com o governo. Eles apresentaram propostas para o Plano Safra e para o Plano Safra da Agricultura Familiar, que devem ser lancados até o fim de maio. Segundo o secretário nacional de Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini, as mudanças começaram com o Plano Safra do Semiárido, ao longo do ano o governo vai avançar para o da Amazônia e pequenas políticas para o Cerrado. Os secretários abordaram também a importação de banana do Equador e a preocupação com o risco de entrada no país do fungo do Mal-do-Panamá, doença que causa prejuízos bilionários aos bananais.
Tempo:01'03"
BG

Vendedor aguarda novas valorizações do café

Loc: Os preços do arábica têm oscilado fortemente em abril. O principal motivo para as variações externas ainda é a incerteza sobre o tamanho da safra brasileira 2014/15, que será determinante para os balanços de oferta nacional e mundial. Os valores da variedade no Brasil, por sua vez, vêm acompanhando esse movimento, desaquecendo o ritmo de negócios. A diferença de preços para a saca de 60 quilos do arábica superou os 100 reais em abril. Até dia 23, o menor preço diário registrado para o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6 bebida dura para melhor foi de 391 reais, no dia 2, enquanto o maior valor do período foi de 495 a saca, no dia 23. A diferença, de 103 reais, é muito superior à amplitude de preços observada em abril de 2013, que foi de apenas 18 reais. Agentes consultados pelo Cepea comentaram que vendedores estão à espera de novas valorizações. De modo geral, a expectativa é de que o volume comercializado aumente se os preços domésticos atingirem valores na casa dos 500 reais a saca.
Tempo:1'22"
BG

Emater participa de Ação Global em Belo Horizonte

Loc: No sábado, dia 26 de abril, tem Ação Global, de 9 horas da manhã às quatro da tarde, no Complexo Barreiro, em Belo Horizonte. A projeto da Rede Globo facilita o acesso da população a prestação de serviços essenciais como emissão de documentos e assistência jurídica e previdenciária, além de atividades de saúde, educação, esporte, lazer e oficinas para a qualificação profissional. No evento, profissionais da escritório da Emater de Belo Horizonte vão dar um curso sobre "cultivo de Hortaliças em espaços alternativos em área urbana" , conjuntamente com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, através da Gerencia da apoio à produção e comercialização de alimentos da prefeitura.
Tempo:46"
Tempo total:05'04"

VH/O TEMPO (24/04/14)

Loc: A frente fria avança mais no Estado, deixando o tempo instável com fortes temporais na metade Norte de Minas Gerais. Nas demais áreas, as chuvas voltam a ficar isoladas.Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para o final de semana, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na sexta-feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Mucuri, Centro e Rio Doce. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Há possibilidade de chuva isolada na Metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 9.
BG
No sábado, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Norte, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 31 graus e a mínima de 7.
BG
No domingo, céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Norte, Jequitinhonha e Mucuri. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro. A temperatura máxima é de 30 graus e a mínima de 5.
Tempo:01'22"

VH/TIRE SUA DÚVIDA
Combate às lesmas que atacam plantas
Loc: A produtora Cida Ribeiro que saber como acabar com as lesmas que atacam as plantas dela. Hoje, no Tire a Sua Dúvida, quem responde a pergunta da Cida é o engenheiro agrônomo da Emater-Minas, Gastão Goulart.
Sonora: Gastão Goulart
Começa: “AS lesmas são(...)”
Termina: “(...)eliminando as lesmas.”
Tempo:54"

Nota-pé: E se você tem alguma dúvida faça como a Cida, entre em contato conosco. É muito simples! Basta enviar um e-mail dizendo seu nome, munícipio e pergunta para radioemater@emater.mg.gov.br,/ repetindo nosso  e-mail é    radioemater@emater.mg.gov.br. Se preferir utilizar o facebook, a página é ematerminas.  Participe você também do Tire a sua Dúvida!
Tempo:01'48"
BG

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e até o próximo programa.
Tempo total:

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 09'37"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados