..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 23/04/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 23/04/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 23/04/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação comenta sobre  o aumento de público nas feiras do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais). O clima de otimismo com a pecuária, devido a elevação do preço da arroba do boi, é uma das razões para o sucesso das feiras. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário e a previsão do tempo.

VH/FIQUE POR DENTRO

Alta do boi fortalece feiras do Pró-Genética

Loc: Na quinta-feira, dia 24 de abril, em Carneirinho, no Triângulo Mineiro, acontece uma feira de comercialização de touros do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais). O evento será realizado de 8 horas da manha às cinco horas da tarde, no parque de exposição. A iniciativa busca viabilizar aos pequenos produtores a aquisição de touros de alto padrão genético. Em março, a Feira do Pró-Genética atraiu mais de mil e quinhentas pessoas em Uberlândia. Para o coordenador técnico de bovinocultura, José Alberto Ávila, o evento superou todas as expectativas:
Sonora: José Alberto Ávila
Começa: “ O que nós (…) ”
Termina: “(... )touro de qualidade.”
Tempo:01'23"

Nota pé: Nas feiras do Pró-Genética são oferecidos touros PO puro de origem), com registro genealógico definitivo, exame andrológico positivo e teste negativo de brucelose e tuberculose. A aquisição dos animais pode ser feita por meio de financiamentos no Banco do Brasil, Sicoob Credirama e Bradesco. A realização é da Emater-MG, ABCZ, prefeitura, Sindicato dos Produtores Rurais de Carneirinho e demais parceiros.
Tempo:02'39"
BG

Preço das sementes pode ser vilão na safra 2014/2015

Loc: Os custos de produção de soja no Brasil estão preocupando produtores rurais de diferentes Estados. Em Mato Grosso, dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam para alta de 60 por cento nos custos com sementes em relação a safra 2013/2014. Esse cenário de alta expressiva não se aplica a todas as regiões. Os custos das sementes podem ser puxados pela demanda aquecida e pela redução na oferta de sementes, já que sementeiros tiveram problemas na etapa da colheita. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Narcizo Barison Neto, a alta nos custos com sementes também está relacionada ao preço pago pela tecnologia. Em Mato Grosso, a estimativa é de que o preço da semente em reais por hectare esteja em  219 reais, valor bem acima dos 136 pagos na última safra de soja.
Tempo:01'07"
BG

VBP do café em Minas deve alcançar R$ 9,2 bilhões

Loc: O Valor Bruto da Produção (VBP) de café, em Minas Gerais, deve alcançar em 2014 a soma de 9 vírgula 2 bilhões de reais, cifra 13 por cento superior à registrada no ano passado, segundo levantamento do Ministério de Agricultura, de março. Já para o Brasil, a previsão é de aumento de 10 por cento no VBP do café. O VBP é o volume estimado da produção multiplicado pela cotação média de cada produto. Para o secretário de Agricultura de Minas Gerais, André Merlo, a previsão de um aumento expressivo do valor bruto do café se deve à melhoria do preço do produto como consequência das grandes perdas provocadas pelo período de seca. As perdas nas lavouras de Minas Gerais, avaliadas pela Secretaria, devem ser de 15 a 20 por cento.
Tempo:54"
BG

IMA firma convênio para fortalecer a agricultura familiar

Loc: O IMA vai investir cerca de 800 mil reais na agricultura familiar em 2014. O investimento será viabilizado através do convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O objetivo do convênio é apoiar a inclusão dos agricultores familiares aos processos de agroindustrialização da produção. Dentre as atividades previstas no convênio se destacam a contratação de empresa para elaboração de rótulos e projetos arquitetônicos das agroindústrias familiares; confecção de material técnico educativo (cartilhas e banners), realização de análises de monitoramento dos produtos sem custo para o produtor; bem como as análises da qualidade da matéria-prima e da água e custeio dos exames de brucelose e tuberculose dos rebanhos. O IMA firmou ainda uma parceria com o Senar Minas para capacitar as agroindústrias familiares em Boas Práticas na Fabricação. O curso é oferecido aos agricultores indicados pelo IMA.
Tempo:01'06"
Tempo total:05'47"

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 22 e 26 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 25 reais e 25 reais e 50 centavos. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 28 reais e 50 centavo e 31 reais e no Noroeste, a saca ficou entre 25 reais e 26 reais.
BG
Na última semana, a saca de 60 quilos de soja foi negociada no Noroeste entre 61 e 62 reais e no Triangulo Mineiro ficou entre 62 reais e 62 reais e 50 centavos.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 120 e 121 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 128 e 137 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço oscilou entre 130 e 135 reais. Na região do Triângulo Mineiro foi cotado entre 110 e 130 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 465 e 490 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 380 e 405 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 473 a 475 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 500 e 505 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 107 e 110 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 113 e 113 reais e 50 centavos. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 110 e 111 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 100 e 103 reais. No Norte de Minas, a variação esteve entre 108 e 111 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 17 a 23 de abril de 2014.
Tempo:02'35"

VH/O TEMPO (23/04/14)

Loc: Uma frente fria mantém o tempo instável no Sudeste. As temperaturas  entram em declínio. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para os próximos três dias de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta-feira, céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no Sul, Sudoeste, Oeste, Rio Doce, Campo das Vertentes, Zona da Mata e região metropolitana de Belo Horizonte. Céu nublado com pancadas de chuva isolada no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste e Central. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com chuva isolada. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 11.
BG
Na sexta-feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Mucuri, Central Mineira e Rio Doce. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Há possibilidade de chuva isolada na região Metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 9.
BG
No sábado, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Norte, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 31 graus e a mínima de 7.
Tempo:01'37"
BG

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e até o próximo programa.
Tempo total:01'34"

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:11'15"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados