..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 22/04/2014
 
Agricultura familiar garante segurança alimentar
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

Agricultura familiar garante segurança alimentar

A agricultura familiar garante o sustento de bilhões de famílias que vivem em pequenas propriedades e responde pela maior parte dos alimentos consumidos no planeta. Por isso a Organização das Nações Unidas declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. O secretário de agricultura familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, explica a importância do setor para a segurança alimentar.
Sonora:  Valter Bianchini
Começa: “Como é um modelo de agricultura que trabalha em ...
Termina: … mesa do povo, eles são predominantemente da agricultura familiar.”
Tempo:22"

Nota pé: Mais de um terço da população mundial, cerca de três bilhões de pessoas, trabalha em sistemas familiares de produção. São elas que produzem 70 por cento dos alimentos, que vão desde produtos in natura até os agroindustrializados.
Tempo:01'13"
BG

Helicoverpa armigera não alterou produtividade no MS

Loc: Com novo recorde de 6 milhões de toneladas de soja colhidas na safra 2013/2014, o Mato Grosso do Sul não sofreu maiores prejuízos com as pragas, especialmente a temida Helicoverpa armigera. A informação é da Fundação MS. Confirmada oficialmente em alguns municípios, a Helicoverpa acabou não causando o estrago esperado. Segundo o pesquisador José Fernando Grigolli, isso ocorreu pelo fato de os produtores terem seguido as recomendações e cuidados necessários junto às lavouras. Foram realizadas amostragens e os produtos foram utilizados no momento adequado, o que minimizou os danos. As doenças da soja também foram controladas. Entre as pragas, o maior problema foi a falsa-medideira, que provocou perdas em algumas regiões. De acordo com Grigolli, “a recomendação é o monitoramento e a aplicação de inseticidas em função do nível populacional das pragas, e não do estágio fenológico.
Tempo:01'09"
BG

Emater participa do Encontro de Cafeicultura em Pedra Dourada

Loc: Na quinta-feira, dia 24 de abril, acontece o Encontro Internacional de Cafeicultura, em Pedra Dourada, Zona da Mata mineira. A programação tem palestras sobre temas importantes para o setor e um espaço tecnológico. O encontro será realizado a partir das oito e meia da manhã, no Clube Municipal de Pedra Dourada. A iniciativa é da Prefeitura Municipal e Emater-MG com o apoio de prefeituras da região, sindicatos e conselhos municipais de desenvolvimento rural e sustentável. O Encontro Internacional de Cafeicultura também vai abordar temas como a adubação foliar, a adequação de agroindústrias familiares para a produção de café torrado e moído e debater sobre o Conselho das Entidades de Café das Matas de Minas. A entrada é gratuita.
Tempo:53"
Tempo total: 03'16"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados