..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 15/04/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 15/04/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 15/04/2014

VH/ABERTURA

Olá produtoras, produtores e amigos do campo! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora. Hoje vamos mostrar que o reconhecimento oficial do Triângulo Mineiro como região produtora de Queijo Minas Artesanal, em março, já está trazendo benefícios para os queijeiros do lugar. Confira ainda a previsão do tempo e a segunda parte da entrevista com o pesquisador da Epamig Júlio César de Souza, que fala sobre novas alternativas para o controle da broca-do-café.

VH/FIQUE POR DENTRO

Produtores de queijo do Triângulo aumentam vendas

Loc: O reconhecimento oficial do Triângulo Mineiro foi como região produtora de Queijo Minas Artesanal, em março, já está trazendo benefícios para os queijeiros do local. O produtor José Eustáquio Jordão, do Sítio Vista Alegre, em Uberlândia, é dono da primeira agroindústria certificada na região. Segundo eles, muitas portas estão se abrindo e as vendas dobraram:
Sonora 2: José Eustáquio Jordão
Começa: “Depois da certificada …
Termina:”de 70 a 80 por cento”.
Tempo:

O Programa Queijo Minas Artesanal é executado pela Emater-Minas e assegura, principalmente, aos pequenos produtores de leite mais uma alternativa para a comercialização de seu produto. A extensionista da Emater Patrícia Freitas diz que ainda existe um grande trabalho a ser feito na região:
Sonora: Patrícia Freitas
Começa: “A partir de agora …
Termina: … leite cru”.
Tempo:16"

Nota pé: Juntamente com Uberlândia, compõem a microrregião os municípios de Araguari, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre, Monte Carmelo, Nova Ponte, Prata, Romaria e Tupaciguara. A classificação possibilita a agregação de valor e reconhecimento em nível nacional. As demais regiões já existentes são as de Araxá, do Cerrado, do Serro, do Campo das Vertentes e da Canastra.
Tempo:26"
BG

Riquezas no campo devem somar maior valor da história

Loc: O Valor Bruto da Produção (VBP) das lavouras e da pecuária devem atingir o maior resultado já registrado no país, alcançando 445 bilhões de reais, alta de quase dois por cento em relação ao ano passado e atual recorde nacional. O estudo foi elaborado pelo Ministério da Agricultura, em março. A projeção tem como base os levantamentos de safra feitos pela Conab e pelo IBGE, no caso das lavouras, e da pesquisa trimestral do abate de animais, além de estudos dos preços médios pagos aos produtores realizados por institutos de pesquisa de mercado. Em relação ao VBP das lavouras, o crescimento deverá ser de 3 por cento em relação a 2013, alcançando  293 bilhões de reais. Entre os destaques positivos estão as culturas de algodão, pimenta-do-reino e laranja. Já a pecuária deve alcançar 152 bilhões de reais, com destaque para as carnes bovina, com alta de 16 por cento sobre o ano passado, e suína, de 11 por cento.
Tempo:1'11""
BG

São Félix realiza Programa de Recuperação de Nascentes

Loc: Em abril, o município de São Félix de Minas foi beneficiado com mourões, arames, grampos, balancins, mudas nativas e adubos. Esses Insumos foram doados pelo IEF, para Fomento Florestal de áreas de Preservação Permanente. O Programa objetiva recuperar, reflorestar, proteger e preservar as nascentes do Córrego Alto de Mantena e cabeceira do rio São Mateus, incluindo topos de morros e áreas de mananciais que estão em estágios de degradação. A aquisição dos materiais foi uma parceria entre o IEF, a Emater-MG e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O projeto é uma antiga demanda dos produtores que almejavam realizar a proteção dos seus mananciais, mas se deparavam com os empecilhos financeiros. Segundo o extensionista Roney José Monteiro, inicialmente será protegida uma área equivalente a nove e meio hectares de nascentes e topos de morro. A previsão é realizar a proteção de 50 hectares até o final de 2015.
Tempo:1'07"
Tempo total:4'16"

VH/O TEMPO (15/04/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta-feira, céu nublado com pancadas de chuva isolada no Sul e Zona da Mata. Tempo nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas no Campo das Vertentes, Oeste, Rio Doce, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Metropolitana. Nas demais regiões, dia parcialmente nublado. A temperatura varia de uma mínima de 12 graus e uma máxima de 33.
BG
Na quinta-feira, céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha e Norte do Estado. Tempo nublado a parcialmente nublado com nevoeiros e/ou névoa úmida no Sul, Zona da Mata, campo das Vertentes e Metropolitana. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura varia de uma mínima de 10 graus e uma máxima de 33.
BG
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado com névoa úmida ou nevoeiro ao amanhecer no Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha, campo das Vertentes e Zona da Mata. Dia claro a parcialmente nublado no Sul e Sudoeste. Nas demais regiões,  tempo parcialmente nublado. A temperatura varia de uma mínima de 8 graus e uma máxima de 33.
Tempo:1'13"

VH/BATE PAPO

Novas alternativas no controle da broca-do-café

Loc: Em março, o Ministério de Agricultura decretou emergência fitossanitária nos cafezais mineiros, visando impedir a infestação da lavoura pela broca, segunda praga em incidência nos cafezais arábica. O inseto perfura a semente, e consume seu conteúdo, ocasionando perdas de peso e tipo nos grãos. No bate-papo, Henrique Menezes dá continuidade a conversa com o pesquisador da Epamig Júlio César de Souza, que fala sobre novas alternativas para o controle da broca-do-café.
Sonora: Júlio César de Souza
Começa:"segundo..."
Termina: "...utilizando até agora."
Tempo:03'20"

Nota pé: A broca-do-café foi controlada no Brasil a partir da década de 70 pelo uso do inseticida Endosulfan, que em 2013 teve sua comercialização suspensa devido a alta toxicidade e ao potencial de danos ao meio ambiente.
Tempo total:4'21"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela audiência e amanhã estamos de volta com as cotações do mercado agropecuário e as notícias do dia. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida e Paulo de Ávila
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa: 11'39"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados