..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 14/04/2014
 
Circuito Mineiro de Cafeicultura chega a Paraguaçu
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

Circuito Mineiro de Cafeicultura chega a Paraguaçu

Loc: Na quarta-feira, dia 16 de abril, acontece uma etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2014, em Paraguaçu, no Sul de Minas. O evento será realizado no Ideal Clube de Paraguaçu, de sete e meia da manhã ao meio-dia. Durante o circuito  ocorrem palestras, oficinas e dias de campo com informações sobre o manejo dos cafezais e novas tecnologias. O gerente regional da Emater de Lavras, Marcos Fabri destaca a importância do circuito:
Sonora: Marcos Fabri
Começa: “ O circuito...”
Termina: “...atividade do café.”
Tempo:40"

Nota pé: Em Paraguaçu, haverá uma palestra sobre Manejo da Lavoura Cafeeira, visando a redução de prejuízos em anos de seca prolongada. Na programação estão ainda palestras sobre Nutrição Mineral do Cafeeiro e mercado de café. A entrada é franca.
Tempo:01'36"
BG

Preço da soja recua com safra recorde no Brasil
Loc: Os preços da soja em grão têm recuado no mercado interno, pressionados pela colheita de volume recorde, de acordo com levantamentos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O dólar também tem influenciado os valores. De acordo com o Cepea, entre 4 e 11 de abril, o Indicador da soja Paranaguá Cepea/Esalq/BM&FBovespa, recuou três e meio por cento para 69 reais e 55 centavos a saca de 60 quilos na sexta, dia 11. Ao ser convertido para dólar, o Indicador teve baixa de dois e meio por cento no mesmo período. A colheita da safra brasileira de soja 2013/2014 alcançou 85 por da área total na sexta, de acordo com levantamento da consultoria AgRural. O número supera os 78 por cento de um ano atrás.
Tempo:59"
BG

Sorgo é avaliado como potencial gerador de energia

Loc: A fim de diversificar a matéria-prima para geração de bioenergia, a Embrapa avaliou o sorgo biomassa como uma produção em potencial, principalmente na região do Mato Grosso. Cada tonelada de matéria-seca produz um megawatt de energia e a rentabilidade do produtor pode ultrapassar 4 milhões de reais. Pode ser considerado biomassa todo recurso renovável que provém de matéria orgânica - de origem vegetal ou animal - tendo por objetivo principal a produção de energia. Desde o ano passado a Embrapa desenvolve experimentos com o sorgo biomassa, uma modalidade com maior potencial de crescimento - diferente do sorgo sacarino, usado para ração animal. A proposta é avaliar a viabilidade do uso na biocombustão das plantas para a geração de termoenergia em caldeiras. A semente também foi cultivada, para este fim específico, em um projeto-piloto em Minas Gerais e estima-se que, em breve, seja comercializada em todo o país. Para o pesquisador da Embrapa, Flávio Tardin, "a capacidade do sorgo de fornecer energia chega a 4 mil quilocaloria de matéria seca, valor considerado alto para os estudos energéticos”. De acordo com a Embrapa, o poder calorífico da cultura é menor do que o da lenha de reflorestamento, quatro mil e 500 quilocaloria. No entanto, o eucalipto demora de três a quatro anos para ser cortado, enquanto o sorgo é colhido no período de cinco a oito meses após o plantio.
Tempo:43"
BG

Vencedores do concurso regional de queijo em Araxá

Loc: O Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal Araxá aconteceu dia 11 de abril durante a Expoaraxá. O grande vencedor foi o produtor Alexandre Honorato, de Araxá. Em segundo lugar fico Joel Urias Leite, de Sacramento, e em terceiro João Batista Fernandes da Silva, de Ibiá. Os demais ganhadores foram Antônio Onofre dos Passos, de Ibiá, que ficou em quarto lugar, e Carolina Bavaresco Guaritá, de Sacramento, em quinto. Todos os vencedores vão participar do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, que deve ser realizada em junho, em Belo Horizonte.
Tempo:44"
Tempo total:05'05"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados