..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 14/04/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 14/04/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 14/04/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e é uma satisfação estar novamente com você. No programa de hoje vamos falar sobre o Circuito Mineiro de Cafeicultura 2014. No dia 16, em Paraguaçu, o evento vai tratar do manejo dos cafezais para a redução de prejuízos em anos de seca prolongada. E o preço da soja vem recuando no mercado diante da confirmação de safra recorde no Brasil. Confira ainda na Dica Técnica como criar um viveiro para produção de mudas.

VH/FIQUE POR DENTRO

Circuito Mineiro de Cafeicultura chega a Paraguaçu

Loc: Na quarta-feira, dia 16 de abril, acontece uma etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2014, em Paraguaçu, no Sul de Minas. O evento será realizado no Ideal Clube de Paraguaçu, de sete e meia da manhã ao meio-dia. Durante o circuito  ocorrem palestras, oficinas e dias de campo com informações sobre o manejo dos cafezais e novas tecnologias. O gerente regional da Emater de Lavras, Marcos Fabri destaca a importância do circuito:
Sonora: Marcos Fabri
Começa: “ O circuito...”
Termina: “...atividade do café.”
Tempo:40"

Nota pé: Em Paraguaçu, haverá uma palestra sobre Manejo da Lavoura Cafeeira, visando a redução de prejuízos em anos de seca prolongada. Na programação estão ainda palestras sobre Nutrição Mineral do Cafeeiro e mercado de café. A entrada é franca.
Tempo:01'36"
BG

Preço da soja recua com safra recorde no Brasil
Loc: Os preços da soja em grão têm recuado no mercado interno, pressionados pela colheita de volume recorde, de acordo com levantamentos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O dólar também tem influenciado os valores. De acordo com o Cepea, entre 4 e 11 de abril, o Indicador da soja Paranaguá Cepea/Esalq/BM&FBovespa, recuou três e meio por cento para 69 reais e 55 centavos a saca de 60 quilos na sexta, dia 11. Ao ser convertido para dólar, o Indicador teve baixa de dois e meio por cento no mesmo período. A colheita da safra brasileira de soja 2013/2014 alcançou 85 por da área total na sexta, de acordo com levantamento da consultoria AgRural. O número supera os 78 por cento de um ano atrás.
Tempo:59"
BG

Sorgo é avaliado como potencial gerador de energia

Loc: A fim de diversificar a matéria-prima para geração de bioenergia, a Embrapa avaliou o sorgo biomassa como uma produção em potencial, principalmente na região do Mato Grosso. Cada tonelada de matéria-seca produz um megawatt de energia e a rentabilidade do produtor pode ultrapassar 4 milhões de reais. Pode ser considerado biomassa todo recurso renovável que provém de matéria orgânica - de origem vegetal ou animal - tendo por objetivo principal a produção de energia. Desde o ano passado a Embrapa desenvolve experimentos com o sorgo biomassa, uma modalidade com maior potencial de crescimento - diferente do sorgo sacarino, usado para ração animal. A proposta é avaliar a viabilidade do uso na biocombustão das plantas para a geração de termoenergia em caldeiras. A semente também foi cultivada, para este fim específico, em um projeto-piloto em Minas Gerais e estima-se que, em breve, seja comercializada em todo o país. Para o pesquisador da Embrapa, Flávio Tardin, "a capacidade do sorgo de fornecer energia chega a 4 mil quilocaloria de matéria seca, valor considerado alto para os estudos energéticos”. De acordo com a Embrapa, o poder calorífico da cultura é menor do que o da lenha de reflorestamento, quatro mil e 500 quilocaloria. No entanto, o eucalipto demora de três a quatro anos para ser cortado, enquanto o sorgo é colhido no período de cinco a oito meses após o plantio.
Tempo:43"
BG

Vencedores do concurso regional de queijo em Araxá

Loc: O Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal Araxá aconteceu dia 11 de abril durante a Expoaraxá. O grande vencedor foi o produtor Alexandre Honorato, de Araxá. Em segundo lugar fico Joel Urias Leite, de Sacramento, e em terceiro João Batista Fernandes da Silva, de Ibiá. Os demais ganhadores foram Antônio Onofre dos Passos, de Ibiá, que ficou em quarto lugar, e Carolina Bavaresco Guaritá, de Sacramento, em quinto. Todos os vencedores vão participar do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, que deve ser realizada em junho, em Belo Horizonte.
Tempo:44"
Tempo total:05'05"

VH/O TEMPO (14/04/14)

Loc: A frente fria se afasta mais em direção ao Rio de Janeiro, provocando temporais na região Sudeste. Este sistema traz umidade da Amazônia sobre Minas Gerais, onde chove principalmente no sul, divisa com Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro. De maneira geral, apesar das temperaturas sofrerem declínio, o tempo fica abafado. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na terça-feira, céu encoberto a nublado com pancadas de chuva no Sul, Sudoeste e Zona da Mata. Tempo nublado com pancadas de chuva no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Campo das Vertentes e Metropolitana. E céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuvas isoladas no Noroeste, Central Mineira e Rio Doce. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura deve variar entre  uma mínima de 12 graus e uma máxima de 35.
BG
Na quarta-feira, céu nublado com pancadas de chuva isolada no Sul e Zona da Mata. Tempo nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas no Campo das Vertentes, Oeste, Rio Doce, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Metropolitana. Nas demais regiões, dia parcialmente nublado. A temperatura deve variar entre uma mínima de 12 graus e uma máxima de 33.
BG
Na quinta-feira, tempo nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Rio Doce, Zona da Mata e Mucuri. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura deve variar entre uma mínima de 10 graus e uma máxima de 33.
Tempo:1'56"

VH/DICA TÉCNICA

Como criar um viveiro para produção de mudas

Loc: Hoje, na Dica Técnica, o engenheiro agrônomo da Emater Minas, Gastão Goulart, ensina como criar um viveiro para produção de mudas.
Sonora:Gastão Goulart
Começa: “Primeira delas...”
Termina: “...origem comprovada.”
Tempo:1'55"

Nota pé – Na quinta-feira é dia do quadro Tire sua Dúvida. Você pode perguntar o que quiser sobre qualquer atividade agropecuária que a equipe de profissionais da Emater-Minas responde. Tire sua Dúvida! Escreve para gente! O nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br, repetindo radioemater@emater.mg.gov.br.
Tempo total: 02'37"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 10'56"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados