..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 10/04/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 10/04/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 10/04/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e no Emater em Ação de hoje, vamos falar sobre Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal Araxá, no Triângulo Mineiro. os cinco melhores queijos estarão automaticamente classificados para disputarem o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. E a seca e o aumento das exportações inflacionaram os alimentos em março. Já no quadro Tire Sua Dúvida,  o médico veterinário da Emater-Minas, Evaldo Alves, comenta sobre o tamanho certo para o corte da capineira. Fique ligado!

VH/FIQUE POR DENTRO

Concurso regional do Queijo Minas Artesanal Araxá

Loc: O Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal Araxá, no Triângulo Mineiro, acontece na sexta, dia 11, a partir das três horas da tarde, no parque de exposições Agenor Lemos, em Araxá. Os objetivos do concurso são estimular a produção com qualidade, divulgar e valorizar o queijo minas artesanal Araxá. A coordenadora estadual da Emater-MG, do programa Queijo Minas Artesanal, Marinalva Soares, acredita que o concurso é uma oportunidade do produtor divulgar o seu queijo:
Sonora: Marinalva Soares
Começa: "O concurso traz a possibilidade dos produtores ...
Termina : e agregação de valor ao produto".
Tempo:
Nota pé: Participam da disputa 14 produtores cadastrados no IMA. A comissão julgadora será composta por gastrônomos, profissionais de instituições de ensino e pesquisa, representantes da Emater-MG, IMA e Ministério da Agricultura. Os queijos serão avaliados de acordo com a apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato. Serão escolhidos os cinco melhores queijos, que estarão automaticamente classificados para disputarem o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal.
Tempo:43"
BG

PIB do agronegócio de MG bate recorde

Loc: O valor do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio de Minas Gerais em 2013 bateu recorde e atingiu 142 bilhões de reais. O crescimento foi de quase cinco por cento em relação ao ano anterior. Os números fazem parte do estudo do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP), contratado pela Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, em parceria com a Faemg. A agricultura foi responsável por 52 por cento do PIB do agronegócio mineiro, e a pecuária respondeu por 48 por cento. Mas a agricultura passou por dificuldades no ano passado, principalmente por causa das sucessivas quedas de cotação do café, um dos produtos mais representativos do agronegócio de Minas Gerais. Também houve redução dos preços do milho, soja, feijão, carvão vegetal e soja. 
Tempo:1'57"
BG

Seca e comércio exterior inflacionam alimentos

LOC: Os preços do grupo alimentação e bebidas subiram puxados por problemas climáticos, aumento de exportações de carne e dificuldades de importação de itens como o trigo. Por isso, o grupo respondeu por 51 por cento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em março. Para a coordenadora de índices de preços do IBGE, Eulina dos Santos, “a estiagem foi o principal impacto nos preços dos alimentos”. Entre fevereiro e março, os alimentos que ficaram mais caros foram batata inglesa (35 por cento), o tomate (33 por cento), além do feijão-carioca, hortaliças e verduras, na casa dos 10 por cento. Nesse período, as carnes subiram dois por cento.
Tempo:01'01"
BG

Encontros de mulheres do meio rural

Na sábado, dia 12, tem Encontro da Mulher Rural, ao meio dia, em Lagoa Grande, no Alto Paranaíba. Trata-se da terceira edição do evento, que vai acontecer na Câmara Municipal. Haverá palestra sobre os direitos trabalhistas para as mulheres rurais, homenagens e sorteios de brindes. Já   no dia 15, é a vez do terceiro Encontro das Mulheres do Meio Rural, em Nova Módica. O evento acontecerá a partir de uma hora da tarde, no Ginásio Fernandão e tem como objetivo valorizar o papel da mulher no meio rural e na agricultura familiar. Haverá palestras sobre o papel da mulher, saúde e alternativa de renda para a mulher rural. Os encontros são uma realização da Emater-MG, com apoio das Prefeituras e Câmara Municipais.
Tempo:52"
Tempo total:04'44"

VH/O TEMPO (10/04/14)

Loc:  A frente fria se afasta da costa, mas ainda devem ocorrer pancadas de chuva de fim da tarde com trovoadas, concentradas entre São Paulo e oeste de Minas Gerais. A temperatura sobe em toda a região. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para o fim de semana, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na sexta-feira, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Noroeste e Triângulo Mineiro. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. Névoa seca à tarde na Metropolitana, Campo das Vertentes, Norte, Central Mineira e Oeste do Estado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 12.
BG

No sábado, céu parcialmente nublado a nublado com chuva isolada no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado. Dia claro a parcialmente nublado com névoa seca no Jequitinhonha, Campo das Vertentes, Metropolitana, Oeste e Central Mineira. Nas demais regiões, tempo claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 12.
BG

No domingo, céu claro a parcialmente nublado passando a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul e Sudoeste do Estado. Tempo parcialmente nublado na Zona da Mata, Campo das Vertentes, Rio Doce, Mucurí, Jequitinhonha, Metropolitana e Noroeste. Nas demais regiões, tempo claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 13.
Tempo:01'51"

VH/TIRE SUA DÚVIDA

Tamanho certo para o corte da capineira

Loc: O produtor Rodrigo Oliveira, do município de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, gostaria de saber qual é o tamanho certo para o corte da capineira. Hoje, no Tire a Sua Dúvida, quem responde a pergunta do Rodrigo é o médico veterinário da Emater-Minas, Evaldo Alves.
Sonora: - Evaldo Alves
Começa: - “A capineira(...)”
Termina: - “(...) seu rebanho.”
Tempo:26"

Nota-pé: E se você tem alguma dúvida faça como o Rodrigo, entre em contato conosco. É muito simples! Basta enviar um e-mail para radioemater@emater.mg.gov.br ou ligar para o Plantão Técnico da Emater-Minas, no telefone (31) 3349-8120. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das oito horas da manhã às cinco da tarde. Repetindo o nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br. Para facilitar nossa ajuda,escreva qual é o seu município. Participe você também e Tire a sua Dúvida!
Tempo:01'32"
BG

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui, mas amanhã estamos de volta. Até lá!

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 09'33"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados