..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 09/04/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 10/04/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 09/04/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação vem com informações importantes para o produtor rural como a aprovação de um acordo para a importação de volumes consideráveis de milho do Brasil pela China. E a Rede Fhemig lançou a campanha “Piloto pela Vida” para a prevenção de acidentes com motociclistas. O número de vítimas também é grande no meio rural. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário.

VH/FIQUE POR DENTRO

Fhemig lança campanha para prevenir acidentes com motos

Loc: A Rede Fhemig lançou a campanha “Piloto pela Vida” para a prevenção de acidentes com motociclistas. O número de motos tem crescido bastante no meio rural nos últimos anos e já é grande o número de vítimas no campo. De acordo com uma pesquisa feita pela Fhemig, os acidentes com motociclistas em Minas Gerais são graves, deixando centenas de mortos e sequelados. A  médica Tatiane Miranda, autora do estudo, comenta sobre os resultados da pesquisa:
Sonora: Tatiana Miranda
Começa: "O número de óbitos ...
Termina: sequela de consciência".
Tempo:19"

Nota pé: As sequelas são diretamente relacionadas à velocidade. Quanto maior a velocidade, mais graves são as lesões, principalmente quando batem de frente com outro veículo ou objeto fixo. A motocicleta é um veículo que não tem proteção estrutural.  O condutor fica mais exposto e frequentemente é ejetado da moto. É importante que o motociclista use sempre os dispositivos de segurança, como capacete, calça e jaquetas de material resistente que minimizam a lesão no momento em que ele toca no solo.
Tempo:1'28"
BG

China faz acordo de importação de milho do Brasil

Loc: A China anunciou na terça-feira, dia 8, que aprovou um acordo com o Brasil para a importação de volumes consideráveis de milho. O objetivo é reduzir a dependência dos Estados Unidos, que hoje fornecem mais de 90 por cento do grão comprado pelo gigante asiático. Com isso, o governo chinês espera diversificar e aumentar a oferta de milho no país, cuja demanda cresceu 39 vezes em volume entre 2009 e o ano passado. Entretanto, o Ministério da Agricultura disse não ter recebido comunicação formal da China sobre o acordo. De acordo com Colsera, após a assinatura de um protocolo entre Brasil e China para tratar da qualidade do milho brasileiro, assinado em novembro, não houve novos desdobramentos do tema, apenas um pedido chinês para que Agricultura enviasse o modelo de certificado sanitário que acompanhará eventuais cargas do grão.
Tempo:57"
BG

Colheita de soja está avançada em Minas

Loc: Até o dia 4 de abril, a colheita da soja em Minas Gerais atingiu 71 por cento da área plantada. Os trabalhos estão adiantados em relação a 2013, devido ao clima seco aliado às altas temperaturas e ao maior uso de sementes. O clima desfavorável interferiu também na produtividade, que em casos mais extremos recuou 30 por cento. De acordo com o analista de agronegócio, Rodolfo Neumann, o produtor que investiu na qualidade precoce conseguiu minimizar os prejuízos. Em compensação, quem plantou a semente comum registrou perdas significativas na produtividade, já que a estiagem aconteceu durante o período crítico do desenvolvimento da safra: a formação dos grãos. De acordo com Neumann, em Minas Gerais a produtividade dos campos semeados com a variedade comum saiu de uma expectativa de 50 sacas de 60 quilos por hectare para uma média de 40 sacas por hectare, queda de 20 por cento.
Tempo:1'
BG

Feira do Pró-Genética em Araçuaí

No dia 11 de abril, em Araçuaí, no Vale Jequitinhonha, acontece mais uma feira de comercialização de touros do Pró-Genética. O evento acontece das  8 horas da manhã às cinco horas da tarde, no Parque de Exposição. A iniciativa busca viabilizar aos pequenos produtores a aquisição de touros de alto padrão genético. Na feira serão oferecidos touros PO (puro de origem), com registro genealógico definitivo, exame andrológico positivo e teste negativo de brucelose e tuberculose. A aquisição dos animais pode ser feita por meio de financiamentos no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco. A realização é da Emater-Minas, ABCZ, Prefeitura de Araçuaí e Sindicatos dos Produtores Rurais de Araçuaí e Itinga.
Tempo:48"
Tempo total:04'14"

VH / DE OLHO NO MERCADO
Loc: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 26 e 28 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 25 reais e 26 reais. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 28 reais e 50 centavos e 32 reais e no Noroeste, a saca ficou entre 26 reais e 26 reais e 50 centavos.
BG
Na última semana, a saca de 60 quilos de soja foi negociada no Noroeste entre 62 reais e 62 reais e 50 centavos e no Triangulo Mineiro ficou entre 60 reais e 61 reais.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 119 e 120 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 115 e 150 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço oscilou entre 120 e 150 reais. Na região do Triângulo Mineiro foi cotado entre 110 e 140 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 425 e 440 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 406 e 420 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 430 a 440 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 450 e 460 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 112 e 115 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 114 e 116 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 110 e 111 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 101 e 103 reais. No Norte de Minas, a variação esteve entre 105 e 109 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 03 a 09 de abril de 2014.
Tempo:2'29"

VH/O TEMPO (09/04/14)


Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para os próximos três dias, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):


Na quinta-feira, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Noroeste do Estado. Nas demais regiões, dia claro a parcialmente nublado. Pode ocorrer névoa seca na região Central, Oeste, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 10.
BG
Na sexta-feira, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado. Nas demais regiões, dia claro a parcialmente nublado. Deve haver névoa seca no Oeste, região Central e Norte de Minas. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 10.
BG
No sábado, céu parcialmente nublado no Noroeste e Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Nas demais regiões, dia claro a parcialmente nublado. Névoa seca no Norte, Jequitinhonha, Campo das Vertentes, Oeste e região Central. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 11.
Tempo:1'21"
BG
Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigada pela companhia e até o próximo programa.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 09'21"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados