..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 08/04/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 08/04/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 08/04/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação traz informações sobre os  planos do novo secretário de Agricultura de Minas Gerais, André Merlo, para a pasta.   E novo selo incentiva a produção de café no cerrado mineiro. Confira também uma entrevista com o pesquisador da Epamig Júlio César de Souza sobre o monitoramento do cafeeiro como alternativa para auxiliar o controle químico e biológico da broca-do-café.

VH/FIQUE POR DENTRO

Posse do novo secretário de Agricultura

Loc: Na segunda-feira, dia 7, tomou posse como o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, André Luiz Coelho Merlo. A  cerimônia foi realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. De acordo com  Merlo, a Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Mineiro, lançada em março pelo Governo do Estado, será a principal referência para os trabalhos da secretaria:
Sonora: André Luiz Coelho Melo
Começa: “ Primeiro...”
Termina: “...produtor rural.”
Tempo:41"

Nota pé: Merlo tem atuação destacada no associativismo rural cumprindo atualmente o segundo mandato como presidente da União Ruralista Rio Doce. Em abril de 2013, assumiu a Subsecretaria do Agronegócio da Seapa. Ele destaca, entre as atividades realizadas pela Subsecretaria, os Encontros Microrregionais do Agronegócio em diversas regiões do Estado, que ajudaram a implementar e difundir programas do governo, como Minas Leite, Minas Carne, Certifica Minas Café e Programa de Regionalização de Frigoríficos.
Tempo:01'47"
BG

Novo selo incentiva a produção de café no cerrado mineiro
Loc: Depois de obter a primeira Denominação de Origem para café no país, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado planeja aumentar o volume de grãos certificados na região. O novo selo também poderá "potencializar" os negócios com o produto, sobretudo no mercado doméstico. Para atestar que a produção da região tem características "únicas e exclusivas", a federação emite um selo de origem. E, para ser certificado, o produto precisa ter nota acima de 80 pontos na escala da Associação Americana de Cafés Especiais. O grão também tem de ser rastreado. Por meio de um código de barras, é possível acessar informações como a variedade, tipo de solo, geolocalização e pontuação do café. Um software na internet alimenta as informações dos lotes das fazendas. Apenas cerca de 110 mil sacas de uma produção total estimada em 5 milhões de sacas têm atualmente o selo que atesta a Denominação de Origem. A expectativa da entidade é chegar a 150 mil sacas neste ano. O Cerrado Mineiro engloba 55 municípios e tem quatro mil e 500 cafeicultores.
Tempo:01'21"
BG

Programado curso de fruticultura em Muriaé no dia 11

Loc: Um curso de fruticultura do programa Minas Sem Fome será realizado no dia 11 de abril, de 8 horas da manhã às cinco horas da tarde, em Muriaé, na Zona da Mata mineira. O evento acontecerá no sítio Recanto, na comunidade Sossego. Serão abordados temas sobre plantio e manejo de banana, frutas cítricas e maracujá; práticas de compostagem, preparo de caldas para o combate de pragas. O objetivo do treinamento é capacitar produtores e produtoras sobre o plantio e condução de árvores frutíferas.
Tempo:36"
Tempo total:03'48"

VH/O TEMPO (08/04/14)

Loc: Na quarta-feira, um ciclone extratropical que se formou no Sul, começa a organizar a umidade da Amazônia no Sudeste. Há previsão de pancadas de chuva no Estado de São Paulo e em Minas Gerais, os acumulados serão mais elevados na faixa oeste de ambos os Estados. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta-feira, céu claro a parcialmente nublado passando a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Sul, Sudoeste e Central. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 10.
BG
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isoladas no Noroeste. Céu parcialmente nublado no Oeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Centro, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 35 graus, a mínima de 10 graus.
BG
Na sexta-feira, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isoladas Triangulo, Alto Paranaíba e Noroeste. Névoa seca no Oeste, Centro, Norte e Metropolitana. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 10 graus.
Tempo:01'46"

VH/BATE PAPO

Importância do monitoramento da Broca-do-café

Loc: Estudos realizados por pesquisadores da Epamig apontam o monitoramento do cafeeiro como alternativa para auxiliar o controle químico e biológico da broca-do-café. O monitoramento é uma ferramenta que ajuda o cafeicultor a identificar as áreas infestadas pela broca para o uso racional de inseticida. Henrique Menezes conversou com o pesquisador da Epamig Júlio César de Souza sobre como funciona o monitoramento e sua importância.
Sonora: Júlio César de Souza
Começa: “ O monitoramento...”
Termina: “ ...a partir de quarta feira.”
Tempo:02'48"

Nota pé: Outra linha de pesquisa para controle da broca é o desenvolvimento de um bioinseticida por pesquisadores da EPAMIG e da Universidade Federal de Lavras. A proposta, que visa à seleção de microrganismos com potencial para produção de uma enzima contra o inseto, é assunto do bate-papo da próxima semana na continuação da entrevista com o pesquisador Júlio César de Souza.
Tempo total:03'48"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Mas amanhã estamos de volta. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa: 10'36"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados