..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 07/04/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 07/04/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 07/04/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e é uma satisfação estar novamente com você.   As pesquisas trimestrais do abate de bovinos do IBGE mostram um grande crescimento na quantidade de cabeças abatidas em 2013. E a estiagem atípica e as altas temperaturas registradas nas áreas produtoras de café de Minas Gerais e demais regiões do país, ao longo do primeiro trimestre, podem acarretar perdas entre 15 e 25 por cento da produção estimada para 2014. Já na Dica Técnica, o assunto é como fazer a seleção de aves para plantel de galinha caipira, um negócio que vêm dando bons lucros para os pequenos produtores.

VH/FIQUE POR DENTRO

IBGE registra recorde de abate de bovinos

Loc: As pesquisas trimestrais do Abate de Animais e Aquisição de Leite, Couro e Produção de ovos, do IBGE, mostram que o Mato Groso chegou a um recorde de abates. Foram cerca de 6 milhões de cabeças abatidas no ano de 2013, superando as 5 milhões de 2012. O período de julho a setembro foi o com o maior envio de cabeças a frigoríficos, cerca 1 milhão e meio de animais. O coordenador de Bovinocultura da Emater Minas, José Alberto Ávila vê um bom momento para a pecuária de corte do país:
Sonora: José Alberto Ávila
Começa: “ A pecuária de corte (…) ”
Termina: “(... )de 2013 .”
Tempo:01'47"

Nota pé: No ranking de abates, após Mato Grosso, com mais de 6 milhões de cabeças abatidas, vem Mato Grosso do Sul, com mais de 4 milhões. Minas Gerais aparece na quinta posição com cerca de 3 milhões de cabeças abatidas. O Brasil, pelo segundo ano consecutivo alcançou o recorde anual, com uma marca de mais de 34 milhões de cabeças abatidas.
Tempo:02'42"
BG

Mercado descarta safra recorde este ano

Loc: Existem projeções conflituosas sobre o tamanho da safra 2013/2014 no Brasil. No entanto, a consultoria Agroconsult garantiu essa semana que as chuvas contínuas no Centro Oeste do país, junto com a seca nos estados do Sul, farão esta safra menor que a do ano passado. Depois de uma expedição que percorreu mais de 60 mil quilômetros pelo Brasil, a consultoria anunciou que as lavouras de grãos brasileiras não serão maiores que 188 milhões de toneladas. Em 2013, a safra de grãos foi de 189 milhões de toneladas. Haverá um aumento da produção de soja em 6 por cento,  comparado ao ano passado, diz a estimativa. Anteriormente, o USDA (órgão dos Estados Unidos para agricultora) e a Conab haviam previsto uma safra de soja de até 90 milhões de toneladas. Por outro lado, a produção de milho reduzirá em 10 por cento para 71 milhões de toneladas. Diferente do esperado, a incidência da lagarta Helicoverpa Armigera não foi tão frequente. No entanto, a ferrugem, a instabilidade climática e a falsa medideira foram apontados como principais fatores para a produtividade menor.
Tempo:01'03"
BG

Estiagem provoca perdas no café de 15 a 25%

Loc: A estiagem atípica e as altas temperaturas registradas nas áreas produtoras de café de Minas Gerais e demais regiões do país, ao longo do primeiro trimestre, podem acarretar perdas entre 15 e 25 por cento da produção estimada para 2014. Os efeitos da seca prolongada devem interferir de forma negativa também em 2015. Como a interferência da infestação dos cafezais pela broca-do-café ainda não foi contabilizada, a perda poderá ser ainda maior. Os dados são do estudo "Seca e Alta Temperatura nos Cafezais Brasileiros: um estudo de caso e sua amplitude nacional", elaborado pelo ex-professor da Universidade Federal de Viçosa Alemar Braga Rena. De acordo com Rena, na safra que deve começar a ser colhida ainda neste mês, os cafeicultores registrarão prejuízos na qualidade do grão, reduzindo o valor de venda e no peso, sendo necessário um maior volume para compor a saca de 60 quilos. Outro fator que irá estimular as perdas é a redução dos investimentos nos cafezais, devido a descapitalização dos produtores.
Tempop:01'02"
BG

Programa Minas Leite tem dia de campo em Itaú

Loc: A Emater-MG vai realizar um Dia de Campo do Programa Minas Leite, na quinta-feira, dia 10 de abril, no município de Itaú de Minas. O evento vai acontecer, às cinco horas da tarde, no Sítio Macaúba. Segundo o extensionista do escritório local da Emater-MG, Sandro Rodrigues, “o objetivo do evento é a disseminação do Programa Minas Leite em Itaú de Minas, visando aprimorar a qualificação técnica e aumentar a rentabilidade dos produtores”. O dia de campo terá palestra ministrada pelo coordenador estadual de bovinocultura da Emater-MG, o médico veterinário Feliciano Oliveira, sobre as diretrizes do Minas Leite. Haverá também a entrega dos certificados a produtores homenageados, sorteio de brindes e encerramento com coquetel.
Tempo: 41"
Tempo total:05'27"

VH/O TEMPO (24/03/14)

Loc: Saiba como fica a previsão do tempo em Minas Gerais nos próximos três dias, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na terça-feira, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Triângulo Mineiro e Noroeste do Estado. Nas demais regiões, dia claro a parcialmente nublado. Pode ocorrer névoa úmida ao amanhecer nas regiões Sul e Sudoeste, na Zona da Mata e no Rio Doce. A temperatura varia entre uma mínima de 9 graus e uma máxima de 34.
BG
Na quarta-feira, céu claro a parcialmente nublado passando a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no final do período nas regiões Noroeste, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Sul e Central. Nas demais regiões, tempo claro a parcialmente nublado. A temperatura varia entre uma mínima de 10 graus e uma máxima de 35.
BG
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancada de chuva isolada no Noroeste do Estado. Tempo parcialmente nublado no Oeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Centro, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, dia claro a parcialmente nublado. A temperatura varia entre uma mínima de 10 graus e uma máxima de 35.
Tempo:1'20"

VH/DICA TÉCNICA

Seleção de aves para plantel de galinha caipira

Loc: A criação de galinhas caipiras tem gerado bons lucros para os pequenos produtores. Hoje, na Dica Técnica, o médico veterinário da Emater Minas, Evaldo Alves ensina como fazer uma seleção de aves para formação de um plantel de qualidade de galinha caipira:
Sonora: Evaldo Alves
Começa: “Primeiro, você...”
Termina: “ ...estar renovando.”
Tempo: 01'58"

Nota pé – Na quinta-feira é dia do quadro Tire sua Dúvida. Você pode perguntar o que quiser sobre qualquer atividade agropecuária que a equipe de profissionais da Emater-Minas responde. Tire sua Dúvida! Escreve para gente! O nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br, repetindo radioemater@emater.mg.gov.br.
Tempo total: 02'39"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e até o próximo programa.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 10'46"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados