..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 02/04/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 02/04/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 02/04/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação vem com informações importantes para o agricultor familiar como a assinatura de um convênio entre Emater-MG e a Cemig. A empresa de assistência técnica vai elaborar laudos técnicos nos casos de perdas e danos ocorridos em estabelecimentos rurais pela interrupção de energia elétrica. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário e a previsão do tempo.

VH/FIQUE POR DENTRO

Emater-MG e a Cemig assinaram convênio para meio rural

Loc: No dia primeiro de abril, a Emater-MG e a Cemig assinaram um convênio para que a empresa de assistência técnica elabore laudos técnicos nos casos de perdas e danos ocorridos em estabelecimentos rurais pela interrupção de energia elétrica. O contrato tem duração de 60 meses e abrange todo o Estado. Pelo convênio, a Emater-MG fica responsável pela elaboração de laudos técnicos nos casos de perdas e danos ocorridos em estabelecimentos rurais por falta de energia elétrica. Em alguns casos, os laudos ajudarão a dimensionar o valor do prejuízo. O secretário de Agricultura Zé Silva diz que o convênio traz benefícios para os produtores:
Sonora: Zé Silva
Começa: “Primeiro garantir (…)”
Termina: “(…) rural brasileiro.”
Tempo:42"

Loc: O diretor-presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais destaca a importância do acordo e a participação da Emater para sanar problemas recorrentes no meio rural.
Sonora: Djalma Bastos de Morais
Começa: “ O maior beneficio (…) ”
Termina: “(...) e ressarcimento.”
Tempo:1'15"

Nota pé: O produtor que tiver algum tipo de prejuízo por interrupção de energia deve procurar primeiro a Cemig, que acionará a Emater-MG para que seja elaborado o laudo técnico.
Tempo:3'10"
BG

Novas regras para trânsito de produtos de origem animal

Loc: O Ministério da Agricultura está modernizando os procedimentos de controle do trânsito, dentro do país, de produtos de origem animal produzidos em estabelecimentos inspecionados pelo Serviço de Inspeção Federal.  Os novos modelos de Certificado Sanitário Nacional (CSN) e Guia de Trânsito (GT) serão emitidos eletronicamente pelo Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (Sigsif). Com a informatização do processo, vai ser abolido a utilização dos atuais formulários contínuos.  O novo procedimento também vai permitir a rastreabilidade dos produtos de origem animal certificados, além do atendimento a demandas específicas no controle da cadeia produtiva e dos requisitos de países importadores.
Tempo:58"
BG

Declaração de Renda para a Atividade Rural

Loc: O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda 2014 à Receita Federal termina no dia 30 de abril. Está obrigado a fazer sua declaração de renda o produtor rural que recebeu em 2013 rendimentos não tributáveis acima de 40 mil reais ou teve receita bruta da atividade rural  superior a 128 mil reais. Também precisa fazer a declaração quem obteve  lucro na venda de bens, posse ou a propriedade de bens ou direitos superior a 300 mil como área de terras, máquinas agrícolas, terrenos, veículos, partes de empresas/quotas em cooperativas. A declaração também é indicada para os produtores que querem compensar lucros com prejuízos da atividade rural de anos anteriores ou do próprio ano-base a ser declarado. O programa para preenchimento está no site www.receita.fazenda.gov.br.
Tempo:01'09"
BG

Coqueiral ganha novo escritório da Emater-MG

Loc: Será inaugurado na quarta-feira, dia 2, em Coqueiral, a nova sede do escritório da Emater-MG. O evento coincide com o aniversário de 65 anos da cidade e terá a presença de autoridades municipais e representantes de sindicatos locais. A Emater-MG já atua nesse município do Sul de Minas há 37 anos, onde atende cerca de 700 produtores familiares, do contigente de 1.200 produtores existentes. Segundo o extensionista agropecuário Sidney Menezes dos Passos, a localização do novo escritório tem como principal vantagem a proximidade ao Banco do Brasil, agilizando para o produtor que precisar de acessar o crédito rural junto à instituição financeira.
Tempo:47"
Tempo total:06'05"

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 26 e 28 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 25 reais e 50 centavos e 26 reais e 50 centavos. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 29 reais e 50 centavos e 32 reais e 50 centavos. No Noroeste, a saca esteve entre 25 e 26 reais.
BG
Na última semana, a saca de 60 quilos de soja, foi negociada no Noroeste entre 62 e 62 reais e 50 centavos. No Triangulo Mineiro, o valor oscilou entre 61 reais e 50 centavos e 64 reais.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 100 e 120 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 115 e 124 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 120 e 130 reais. Na região do Triangulo Mineiro foi cotado entre 135 e 141 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 374 e 407 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 378 e 388 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 410 a 420 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 410 e 415 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 112 e 115 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a cotada variou entre 113 reais e 50 centavos e 116 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 110 e 113 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 100 e 102 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 106 reais e 50 centavos a 109 reais e 50 centavos.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 27 de março a 02 de abril de 2014.
Tempo:02'37"

VH/O TEMPO (02/04/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Centro, Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Há possibilidade de chuvas isolada na Zona da Mata e região metropolitana. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 11.
BG
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Norte, Centro, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Há possibilidade de chuva no Triângulo, Zona da Mata e região metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 10.
BG
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Norte, Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 9.
Tempo:01'05"
BG

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigada pela companhia e até o próximo programa.

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 10'56"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados