..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 01/04/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 01/04/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 01/04/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Chegou abril e a tendência para o mês, segundo os meteorologistas, é de boa distribuição das chuvas, beneficiando todas as regiões do Brasil. E após as altas expressivas nas últimas semanas, o preço do milho começou a cair. Confira ainda uma entrevista sobre o estudo técnico de caracterização do Vale do Jequitinhonha como região produtora de queijo artesanal cabacinha, apresentado segunda-feira pela Secretaria de Agricultura de Minas Gerais. Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora.

VH/FIQUE POR DENTRO

Cenário de incertezas favorece exportação de milho

Loc: Após as altas expressivas da última semana, os futuros do milho negociados na Bolsa de Chicago começaram a cair. As especulações sobre o aumento nos estoques trimestrais de milho norte-americanos pesam sobre as cotações do cereal. Mas a crise na Ucrânia ainda traz oportunidades para os produtores brasileiros. O país exporta cerca de 18 milhões de toneladas do grão para o mundo e o clima de caos dificulta o acesso aos portos. O coordenador técnico de Culturas da Emater-MG, Wilson Rosa, comenta sobre o mercado de milho no momento:
Sonora: Wilson Rosa
Começa: “ Na verdade, essa crise(...)”
Termina: “(...)produtores brasileiros.”
Tempo:39"
BG

Nota pé: Outra porta que se abre para os produtores de milho e também de carnes e hortaliças é o crescimento da população dos países asiáticos. O aumento da demanda no oriente deve gerar um maior consumo de produtos oriundos do agronegócio brasileiro.
Tempo:1'40"
BG

Tendência para abril é de boa distribuição das chuvas

Loc: O mês de março termina com uma condição climática bem típica dessa época do ano. Ao longo do mês ocorreram chuvas em praticamente todo o Brasil, mas, em geral, elas ficaram abaixo da média climatológica do mês. Na região Sudeste, as chuvas de março beneficiaram as lavouras e pastagens, mas foram insuficientes para reverter o deficit de chuva acumulados nos meses do verão, agravando ainda mais as condições dos reservatórios de água. A tendência para o mês de abril é de boa  distribuição das chuvas, beneficiando todas as regiões do Brasil. Com relação à temperatura, permanece uma condição de calor e tempo abafado para as próximas duas semanas sobre o Brasil. A primeira semana do mês terá muita instabilidade e chuvas isoladas sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Tempo:53"
BG

Circuito de Cafeicultura chega dia 3 em Claraval

Loc: Na quinta-feira, dia 3 de abril, tem uma etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura em Claraval, no Sudoeste de Minas. O evento vai acontecer no Salão do Mosteiro, de 8 da manhã a meio dia e 20. Na programação estão as palestras “Novas técnicas de adubação nitrogenada”, “Análise foliar – o adubo na quantidade adequada” e “Comercialização de cafés de qualidade através do cooperativismo”.  A organização é da Emater-MG, Unidade Federal de Lavras, Prefeitura de Claraval e sindicatos rurais. A entrada é gratuita.
Tempo:38"
Tempo total: 3'10"

VH/O TEMPO (01/04/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta-feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Sul, Sudoeste, Oeste, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Campo das Vertentes, Centro, Noroeste e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 13.
BG
Na quinta-feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na Zona da Mata, Metropolitana, Central, Noroeste e Oeste. Céu nublado com chuvas isoladas no Triângulo, Alto Paranaíba, Sul, Sudoeste e Norte. Nas demais regiões, dia parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 12.
BG
Na sexta-feira, céu nublado a nublado com pancadas de chuvas isoladas no Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba e Centro. Céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Sul, Sudoeste, Oeste, Campo das Vertentes, região Metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 11.
Tempo:01'28"

VH/BATE PAPO

Estudo destaca produção de cabacinha do Jequitinhonha

Loc: A Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais e a Emater-MG apresentaram, nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, o estudo técnico de caracterização do Vale do Jequitinhonha como região produtora de queijo artesanal cabacinha. Este é o primeiro passo para o reconhecimento do queijo como produto específico de uma região. Depois, com regulamentação de legislação própria, poderá ser permitida a comercialização do queijo cabacinha em Minas e possivelmente em outros Estados. Henrique Menezes conversou com o coordenador técnico de Queijo Minas Artesanal da Emater Minas, Albany Arcega, um dos autores do estudo.
Sonora: Albany Árcega
Começa: - “ (...)”
Termina: - “(...) .”
Tempo:02'42"
BG

Nota pé: O município de Pedra Azul é considerado berço da produção artesanal do cabacinha. Atualmente, são cerca de 150 produtores em atividade.
Tempo total:03'45"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Mas amanhã estamos de volta. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa:9'37"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados