..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 31/03/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 31/03/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 31/03/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e é uma satisfação estar novamente com você. O livro Minas Gerais: Caracterização de Unidades de Paisagens, foi lançado,  segunda-feira, na sede da Emater Minas, em Belo Horizonte. A obra identifica solos com maior aptidão para atividades agropecuárias e as áreas com maior risco de inundações nos períodos chuvosos. Confira ainda na dica técnica como preparar e usar o composto orgânico.

VH/FIQUE POR DENTRO

Livro traz caracterização de paisagens mineiras

Loc: O livro Minas Gerais: Caracterização de Unidades de Paisagens, foi lançado,  segunda-feira, na sede da Emater Minas, em Belo Horizonte. A obra é resultado de um levantamento do coordenador de Manejo de Bacias Hidrográficas da Emater, Maurício Fernandes. Com o estudo é possível identificar, por exemplo, os solos com maior aptidão para atividades agropecuárias e até quais as áreas com maior risco de inundações nos períodos chuvosos, como comenta o autor do livro e coordenador técnico da Emater, Maurício Fernandes.
Sonora: Maurício Fernandes
Começa: “Este estudo, principalmente...”
Termina: “...Estados da Federação.”
Tempo:47"
BG

Nota pé: Ainda no evento será anunciado o estudo técnico de caracterização do vale do Jequitinhonha como região produtora de Queijo Cabacinha. Estiveram presentes no lançamento do livro o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Zé Silva, e o presidente da Emater-MG, José Ricardo Roseno.
Tempo:1'44"
BG

Desvalorização do dólar enfraquece cotações da soja

Loc: A moeda norte-americana se desvalorizou por sete dias úteis consecutivos e fechou a 2 reais e 26 centavos na sexta-feira, dia 28. Com isso, os preços pedidos por vendedores e as ofertas de compradores chegaram a ter diferença de 3 reais por saca de 60 quilos. Além da desvalorização do dólar, segundo colaboradores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), as dívidas de custeio a vencer nos próximos dias tendem a elevar a necessidade de venda por parte do produtor. Com o pico de colheita no Brasil e déficit de armazenagem, o escoamento também deve ser mais rápido. Entre 21 e 28 de março, o Indicador Cepea da soja de Paranaguá, teve queda de 3 vírgula 84 por cento para 70 reais a saca de 60 quilos.
Tempo:56"
BG

Agroecologia é alternativa para aumento de renda

Loc: No dia 27, a Epamig apresentou as bases de ação do Programa Especial de Agroecologia e Produção Orgânica. O programa está alinhado às propostas das políticas federais e estaduais sobre agroecologia e agricultura orgânica e tem como foco principal a agricultura familiar.  Segundo o coordenador do projeto Paulo César de Lima, “as ações devem buscar a melhoria da qualidade de vida da população rural aumentando a produtividade e a rentabilidade dos agricultores. O sistema agroecológico auxilia na preservação ambiental, reduz a aplicação de insumos industrializados e com isso diminui o custo de produção. Além disso, o cultivo orgânico eleva em 30 por cento o valor do produto final em comparação aqueles que utilizam agrotóxicos e defensivos agrícolas.
Tempo:52"
BG

Publicação da Embrapa ensina economizar água no café

Loc: O cuidado dispensado durante toda a fase de pós-colheita do café é um dos diferenciais para a obtenção de um produto de qualidade. E, nesse processo, a forma de lavagem dos grãos e de uso e reúso da água vai influenciar também na sustentabilidade da produção e do meio ambiente. A Embrapa Café lançou a Circular Técnica 4 Lavadores e Sistema de Reúso da Água no Preparo do Café. A publicação mostra diferentes tecnologias para a lavagem, como máquinas cada vez mais eficientes no uso da água para compor as novas unidades de processamento, e separação dos diversos tipos de fruto cafés, bem como o reúso da água pelo Sistema de Limpeza de Água Residuária na produção de café cereja descascado. A publicação ensina ainda como construir lavadores de baixíssimo custo de produção, como por exemplo o Maravilha, o tipo caixa e tela sombrite e o com sistema basculante. A circular pode ser baixada em PDF no site da Embrapa.
Tempo:1'07"
Tempo total:4'40"

VH/O TEMPO (31/03/14)

Loc: A área de baixa pressão leva a frente traz a frente fria até o Sudeste e provoca chuvas mais generalizadas. O tempo fica seco apenas no extremo Norte de Minas Gerais. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na terça-feira, céu nublado a encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas no Sul, Sudoeste e Zona da Mata. Céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Oeste, Campo das vertentes, Centro, Noroeste, Triangulo, Alto Paranaíba e região metropolitana. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuvas isoladas. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 14.
BG
Na quarta-feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Sul, Sudoeste, Triangulo, Alto Paranaíba, Oeste e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 15.
BG
Na quinta-feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Rio Doce, Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Centro e Metropolitana. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 13.
Tempo:1'36"

VH/DICA TÉCNICA

Como preparar o composto orgânico

Loc: O composto orgânico é um fertilizante biológico natural rico em matéria orgânica. Produzido a partir da mistura e fermentação de materiais orgânicos da própria propriedade, como esterco bovino, resíduos vegetais, fosfato natural e cinzas de madeira. Hoje, na Dica Técnica, o engenheiro agrônomo da Emater Minas, Gastão Goulart ensina como preparar e onde usar o composto orgânico.
Sonora: Gastão Goulart
Começa: "O preparo do..."
Termina: "...tipo de cultura."
Tempo: 01'37"

Nota pé – Na quinta-feira é dia do quadro Tire sua Dúvida. Você pode perguntar o que quiser sobre qualquer atividade agropecuária que a equipe de profissionais da Emater-Minas responde. Tire sua Dúvida! Escreve para gente! O nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br, repetindo radioemater@emater.mg.gov.br.
Tempo total: 02'33"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 10'06"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados