..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 28/03/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 28/03/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO -  28/03/2013

VH/AB ERTURA

Loc: Olá, amigos! O governador Antônio Anastasia fez cinco anúncios essa semana para fortalecer a agricultura no estado. Um deles foi o lançamento da Agenda Estratégica do Desenvolvimento Sustentável da Agricultura. Os preços do café arábica, que avançaram fortemente em fevereiro, voltaram a cair em março.  A queda nos preços já chegou a 12 por cento. Confira ainda a agenda de eventos agropecuários em Minas Gerais e a previsão do tempo.

VH/ FIQUE POR DENTRO

Lançada Agenda Estratégica da Agricultura de Minas Gerais

Loc: Em evento realizado na quinta feira, dia 27, na cidade Administrativa, o governador Antônio Anastasia fez cinco anúncios para fortalecer a agricultura no estado. Um deles foi o lançamento da Agenda Estratégica do Desenvolvimento Sustentável da Agricultura. O documento define ações integradas e indica políticas públicas para o setor agropecuário como comenta o secretário de Agricultura, Zé Silva.
Sonora: Zé Silva
Começa: “A agenda tem...”
Termina: “...para o produtor rural.”
Tempo:37"

Loc: A agenda foi elaborada pela Secretaria de Estado de Agricultura, por meio de sete encontros regionais realizados no mês de fevereiro. A Emater está envolvida diretamente em muitos projetos e, segundo o presidente da empresa José Ricardo Roseno, necessita de investimentos em pessoal:
Sonora: José Ricardo Roseno
Começa: “Bom, a Emater...”
Termina: “demanda da sociedade.”
Tempo:30"

Nota pé: A Agenda está dividido em sete eixos temáticos: água, meio ambiente, educação, pobreza, segurança, alimentos e energia, sendo que cada eixo contempla cerca de dez propostas de ação.
Tempo:02'11"
BG

Preço do café arábica acumula queda de 12%

Loc: Os preços do café arábica nos mercados interno e externo, que avançaram fortemente em fevereiro, voltaram a cair em março.  A queda já chegou a 12 por cento no acumulado do mês. E segundo os produtores, a redução está atrelada a informações irreais de que a safra brasileira não sofreu impactos com a estiagem do primeiro bimestre, o que aumentaria a oferta de café no mercado. Diante do fato, representantes do setor estão elaborando um levantamento da produção, que irá comprovar cientificamente as perdas na safra atual. A queda nos preços pagos pelo café ocorreu logo após a divulgação de dados que apontam para uma estabilidade na produção da safra 2014, feitas pelo IBGE e empresas multinacionais. Os dados não levaram em conta as perdas promovidas pela estiagem atípica e pelas altas temperaturas. De acordo com o presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, as perdas na safra 2014 são significativas e os impactos se estenderão até 2015. Com os resultados divergentes entre as estimativas divulgadas, o CNC encomendou um levantamento que irá comprovar, cientificamente, o índice de perdas. Os dados devem ser divulgados em abril.
Tempo:01'22"
BG

Emater-MG inaugura sede de regional em Sete Lagoas

Loc: Na segunda-feira, dia 31 de março, acontece a cerimônia de inauguração da sede própria da unidade regional da Emater-MG em Sete Lagoas, região Central. O evento acontece às nove horas da manhã, na av. José Sérvulo Soalheiro, 301, Bairro São Pedro. Participam do solenidade o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Zé Silva, e o presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno. A unidade regional da Emater-MG em Sete Lagoas é composta por 30 municípios. Em 2013, a regional atendeu cerca de 3 mil e 400 agricultores familiares. Para 2014, a meta é atender 7 mil agricultores. A unidade desenvolve diversos programas visando o fortalecimento da agricultura familiar na região. O destaque são ações como educação e recuperação ambiental, artesanato, capacitação de produtores e público urbano, hortas escolares, feira livre e projetos de agricultura urbana.
Tempo:01'04"
Tempo total:04'38"

VH/O TEMPO (28/03/14)

Loc: Confira a previsão do tempo para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
No sábado, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Jequitinhonha, Mucuri e Vale do Rio Doce. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 11.
BG
No domingo, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Sul, Sudoeste e Triangulo. Céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuvas isoladas no Noroeste, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e centro. Nas demais regiões, dia parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 11.
BG
Na segunda-feira, céu parcialmente nublado a encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas no Sul, Sudoestem Triangulo, Alto Paranaíba, Oeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Centro e região Metropolitana. Céu parcialmente nublado a nublado com pandas de chuva no Noroeste e Norte. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 12.
Tempo: 01'27"

VH/AGENDA

Principais eventos agropecuários do estado 28/03/2014

Loc: Nesta segunda-feira, dia 31 de março, na sede da Emater, em Belo Horizonte, será o lançamento do livro Minas Gerais: Caracterização de Unidades de Paisagem, de autoria do coordenador estadual de Bacias Hidrográficas Maurício Fernandes. Segundo o autor, com esse estudo é possível identificar, por exemplo, os solos com maior aptidão para atividades agropecuárias e até quais as áreas com maior risco de inundações nos períodos chuvosos.
BG
Será realizado no dia 3 de abril, em Claraval, região sul do estado, mais uma etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura. Direcionado a cafeicultores, técnicos e lideranças locais, o evento tem como objetivo promover o fortalecimento da cafeicultura regional. A programação vai ter as palestras “Novas técnicas de adubação nitrogenada”, “Análise foliar – o adubo na quantidade adequada” , “Comercialização de cafés de qualidade através do cooperativismo”. A entrada é gratuita.
BG
Mais informações sobre os eventos estão disponíveis no portal da Emater.
Tempo total:01'09"
BG
O programa de hoje fica por aqui. Um bom fim de semana e na segunda-feira estamos de volta. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO
Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalistas: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:08'42"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados