..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 27/03/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 27/03/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 27/03/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Relatório divulgado pelo Banco Central mostra que as condições climáticas atípicas em janeiro e fevereiro têm impactado negativamente a produção nacional de grãos como café, milho e soja e, consequentemente, elevado os preços desses produtos. E a piscicultura tem crescido bastante no município de Três Marias, região Central do estado. Confira ainda a previsão do tempo para o fim de semana.

VH/FIQUE POR DENTRO

Piscicultura tem sido promissora em Três Marias

Loc: O município de Três Marias, região Central do estado, é promissor no desenvolvimento da piscicultura. A Emater Minas está apoiando um grupo de piscicultores que produziu cerca de 60 toneladas de tilápia em 2013, através da prática de tanques redes. A tilápia é um peixe com grande aceitação no mercado. Ela se diferencia dos demais peixes cultivados no país, pois não exala forte cheiro e além de ser mais saborosa. São cerca de 20 produtores no processo, desde o recebimento, seleção e tratamento da carne. O extensionista da Emater Minas, Magno Gomes da Rocha, comenta que esse trabalho iniciou há mais de 10 anos na região:
Sonora: Magno Gomes da Rocha
Começa: “ A maioria...”
Termina: “..associação.”
Tempo:32"

Nota pé: Além da obtenção da autorização ambiental de funcionamento, a Emater é responsável pelo acompanhamento técnico da produção como  controle das doenças e orientações sobre alimentação do cardume e questões ambientais.
Tempo:1'24"
BG

Abate de bovinos cresce em 2013

Loc: Quase 6 milhões de bovinos foram abatidos no acumulado de 2013 em Mato Grosso, indicou nesta quinta-feira (26) o IBGE, nas Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais e Aquisição de Leite, Couro e Produção de Ovos. O número foi recorde. O crescimento é de 16 por cento na comparação com 2012. Naquele ano, foram 5.015 milhões de animais. Na comparação entre os trimestres, o terceiro foi responsável pelo maior envio de cabeças às unidades frigoríficas. O incremento nos abates manteve o estado líder no ranking. Minas Gerais aparece como quinto colocado com 3 milhões de cabeças abatidas. No país, o abate de bovinos alcançou pelo segundo ano consecutivo recorde na série anual, com a marca de 34 milhões e meio de cabeças abatidas, apontou o IBGE.
Tempo:46"
BG

Relatório do Banco Central ressalta perdas na agricultura

Loc: Diante do verão atípico em diversas regiões do país, com volume de chuvas inferior ao padrão histórico e temperaturas em patamares elevadas, o Relatório Trimestral de Inflação divulgado na quinta, dia 27, pelo Banco Central,  trouxe um box com um estudo a respeito do clima adverso sobre a economia brasileira. Para o BC, as condições climáticas atípicas em janeiro e fevereiro têm impactado negativamente a produção nacional de grãos  como café, milho e soja e, consequentemente, elevado os preços desses produtos. De acordo com o documento, os efeitos da estiagem na pecuária têm impactado a oferta de leite e de carne bovina. Para o BC, porém, a mudança dos preços no setor deve ter uma duração menor, pois as pastagens tendem a se recuperar tão logo acabe a seca. Já a oferta de grãos depende de uma nova safra de um grande produtor para se recuperar.
Tempo:51"
BG

Epamig promove encontros na Femec 2014

Loc: A Epamig participa nesta semana, em Uberlândia, da Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais (Femec). Na sexta-feira, dia 28 de março, a empresa promove, durante o evento, o segundo Encontro sobre Integração Lavoura, Pecuária, Floresta e a Reunião Técnica sobre a Cultura do Sorgo. A adaptabilidade e os usos do sorgo na agricultura serão debatidos em reunião com a participação de pesquisadores, professores, extensionistas e produtores rurais. O sistema de Integração Lavoura, Pecuária, Floresta, que associa criação de gado a pasto, lavouras e plantio de florestas para extração de madeira, será apresentado, em três palestras.  As atividades são gratuitas e as inscrições devem ser feitas no local. A Femec acontece desde o dia 25 no Parque de Exposição do Camaru, em Uberlândia.
Tempo:47"
Tempo total:03'50"

VH/O TEMPO (27/03/14)

Loc: Em Minas Gerais, Espírito Santo e metade norte do Rio de Janeiro, há previsão de chuvas isoladas. Mas no Norte mineiro, as chuvas podem ser um pouco mais fortes. Uma boa notícia para os produtores da região que há dois anos enfrentam uma forte estiagem. Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais no final de semana de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isolada no Noroeste e Triângulo. Céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas no Norte, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 10.
BG
No sábado, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva no Noroeste, Triângulo e Centro. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 11.
BG
No domingo, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva no Noroeste, Triângulo, Oeste e Centro. Céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas no Sul e Campo das Vertentes. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 12.
Tempo:01'14"

VH/TIRE SUA DÚVIDA

Validade da conversa de pequi no óleo

Loc: A ouvinte Poliana Fernandes gostaria de saber qual a validade da conserva de pequi no óleo, pois disseram a ela que a fruta estraga se ficar no óleo. Quem responde a pergunta da Poliana é a extensionista de bem-estar da Emater Minas, Samira Tanure Fonseca.
Sonora: Samira Tanure Fonseca
Começa: "O correto..."
Termina: "...equipamento."
Tempo:37"

Nota pé: E se você tem alguma dúvida faça como a Luzia entre em contato conosco. É muito simples! Basta enviar um e-mail para radioemater@emater.mg.gov.br ou ligar para o Plantão Técnico da Emater-Minas, no telefone (31) 3349-8120. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das oito horas da manhã às cinco da tarde. Repetindo o nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br. Para facilitar nossa ajuda, escreva qual é o seu município, ou se preferir, utilize nossa página no facebook: www.facebook.com/ematerminas. Participe você também e Tire a sua Dúvida!
Tempo:01'36"
BG

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e até o próximo programa.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 07'59"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados