..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 26/03/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 26/03/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO - 26/03/2014

VH/ABERTURA

Loc.: Olá, amigos!  Nesta quinta-feira, dia 27, será inaugurada a Feira da Agricultura Familiar e Urbana da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A feira vai funcionar em caráter experimental no túnel do Edifício Gerais todas as sextas-feiras, de 11 horas da manhã às três horas da tarde. E a Conab autorizou a venda de milho a pecuaristas da área da Sudene. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário e a previsão do tempo. Eu sou Maurício Almeida e é um prazer estar com vocês em mais um Emater em Ação.

VH/ FIQUE POR DENTRO

Cidade Administrativa ganha Feira Agricultura Familiar

Loc: Nesta quinta-feira, dia 27, será inaugurada a Feira da Agricultura Familiar e Urbana da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A feira vai funcionar no túnel do Edifício Gerais todas as sextas-feiras, de 11 horas da manhã às três horas da tarde, em caráter experimental por um ano. Ela será coordenada pela Secretaria de Agricultura de Minas Gerais e Intendência da Cidade Administrativa, com apoio da Emater, do IMA, e da Fucam. O gerente regional da Emater-Minas Hildebrando Lopes diz que a feira traz vantagens para os produtores e consumidores:
Sonora: Hildebrando Lopes
Começa: “ Os produtos...”
Termina: “...como frutas,”
Tempo:46"
BG

Nota pé: Participam da feira 31 instituições e empreendimentos de pequeno porte, beneficiando 460 famílias de agricultores familiares. A Emater participou da organização do evento e ajudou doando os kits feira livre, por meio do Programa Minas Sem Fome. O kit é formado por uma barraca, dois jalecos e duas balanças, para o uso coletivo.
Tempo:01'53"
BG

Lançamento da Agenda Estratégica da Agricultura de MG

Loc: A Agenda Estratégica do Desenvolvimento Sustentável da Agricultura de Minas Gerais 2014- 2030 vai ser lançada na quinta-feira, dia 27 de março, no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa. O documento apresenta as diretrizes para o setor nos próximos anos. Durante a solenidade também serão anunciados o Programa de Regionalização de Frigoríficos (Profrig), Cooperação Técnica e Financeira do Programa Pró-Noroeste, caracterização de novas regiões produtoras de queijos artesanais o evento e Cooperação Técnica entre o governo de Minas e a Conab.
Tempo:41"
BG

Conab autoriza venda de milho a pecuaristas da Sudene 

Loc: Já está autorizada a comercialização pela Conab de 490 mil toneladas dos estoques públicos a preços subsidiados para os municípios localizados na área de atuação da Sudene, pelo Programa de Vendas em Balcão. A medida era esperada pelos criadores de animais do Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A região vêm sofrendo, desde 2012, com forte estiagem. Os produtores de pequeno porte de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos poderão continuar adquirindo o grão por 18 reais e 12 centavos a saca de 60 quilos, dentro do limite de 50 sacas por mês. O enquadramento do beneficiário para participar do programa tem como base o plantel de cada produtor, registrado no Sistema de Cadastro Técnico do Programa de Vendas em Balcão da Conab.
Tempo:58"
BG

Renovado acordo para gestão do Mercado Livre do Produtor

Loc: Na sexta-feira, dia 21, ocorreu a assinatura de convênio que confirma a parceria da Secretaria e a CeasaMinas na gestão dos Mercados Livres do Produtor (MLPs), instalados nos entrepostos localizados em municípios mineiros. Segundo o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Zé Silva, o Mercado Livre do Produtor da CeasaMinas tem contribuído de forma expressiva para a autonomia dos agricultores, que por meio dessa unidade podem fazer suas vendas diretamente ao consumidor. O documento define a distribuição do superávit contábil dos MLPs nos próximos quatro anos. Até 2015, o valor equivalente a 55 por cento do superávit será investido nos próprios mercados, 15 por cento se destinarão aos barracões e 30 por cento ao caixa da CeasaMinas, gestora do sistema.
Tempo:57"
Tempo total:04'30"

VH/O TEMPO (26/03/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isolada no Noroeste, Triângulo e Centro. Névoa Úmida ao amanhecer no Sul, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Oeste. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 10.
BG
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva no Noroeste, Triângulo e Centro. Há possibilidade de chuva no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 10.
BG
No sábado, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva em áreas isoladas no Noroeste, Norte, Jequitinhonha e Triângulo. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 10.
Tempo:01'12"

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 26 e 28 reais, no Alto Paranaíba. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 30 reais e 50 centavos e 32 reais e no Noroeste, a saca ficou entre 25 e 26 reais.
BG
Na última semana, a saca de 60 quilos de soja, foi negociada no Noroeste entre 62 e 63 reais.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 100 e 120 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 112 reais e 50 centavos e 122 reais e 50 centavos. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 80 e 90 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 385 e 415 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 396 e 406 reaise no Alto Paranaíba, foi vendido entre 415 e 420 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 112 e 115 reais, no Alto Paranaíba. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 110 e 113 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 98 e 100 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 105 reais e 50 centavos a 111 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 20 a 26 de março de 2014.
Tempo:01'52"
BG
O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela audiência e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO
Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:09'10"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados