..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 25/03/2014
 
Triângulo é reconhecido como produtor de Queijo Minas Artesa
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

Triângulo é reconhecido como produtor de Queijo Minas Artesanal

Loc: Durante a Femec 2014, que acontece entres os dias 25 e 28 de março, em Uberlândia, a região do Triangulo Mineiro será oficialmente reconhecida como mais uma região produtora de Queijo Artesanal do Estado. A classificação trará aos produtores da região um maior reconhecimento nacional, além de agregar valor ao produto. Marinalva Soares, coordenadora do programa Queijo Minas Artesanal da Emater Minas, comenta quais foram os critérios usados no reconhecimento oficial como região produtora:

Sonora: Marinalva Soares

Começa: “ Um dos primeiros...”

Termina: “...seja reconhecida.”

Tempo:59”

Nota pé: O Triângulo Mineiro se junta a Araxá, Cerrado, Serro, Campo das Vertentes e Canastra como regiões reconhecidas pelo IMA. Os municípios que formam a região produtora de queijo do Triângulo são: Araguari, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre, Monte Carmelo, Nova Ponte, Prata, Romaria e Tupaciguara.

Tempo:1'58”

BG

Estiagem afetou oferta na Ceasa

Loc: A estiagem prolongada e a entrada de importantes produtos no período de entressafra fez com que a oferta na Ceasa Minas, em Contagem, ficasse 5 vírgula 4 por cento menor em fevereiro frente a janeiro. Com isso, o preço médio praticado aumentou na mesma proporção. De acordo com o chefe da Seção de Informação de Mercado da Ceasa Minas, Ricardo Martins, os primeiros quatro meses do ano geralmente apresentam queda na oferta. A tendência é que o cenário fique mais favorável a partir de maio, quando o clima favorece a produção. No grupo de hortifrutigranjeiros, a maior alta foi verificada no tomate, cujo preço médio ficou em um real e 37 centavos por quilo, elevação de 54 por cento frente a janeiro. Em seguida veio beterraba, com alta de 28 por cento. Já o mamão formosa subiu 22 por cento. Entre as quedas, destaque para a cenoura, que apresentou retração de 18 por cento, com o quilo vendido a um real e seis centavos.

Tempo:1'11”

BG

Estrangeiros conhecem Programa Cultivar, Nutrir e Educar

Loc: Uma comitiva formada por representantes do Bangladesh, Filipinas e Índia está no Brasil e, entre os compromissos agendados, foi conhecer o Programa Estruturador Cultivar, Nutrir e Educar, criado pelo Governo de Minas, em 2012. No sábado, dia 22, eles foram até a cidade de Unaí, no Noroeste do Estado, onde visitaram duas escolas estaduais e uma propriedade rural. Por meio do programa, as escolas passam a oferecer uma alimentação mais saudável aos estudantes, baseada em frutas, verduras e legumes. Todos os produtos são adquiridos da agricultura familiar, o que fortalece a produção e economia locais. O programa conta com a assistência técnica da Emater. Atualmente, o Cultivar, Nutrir e Educar atende 130 cidades e 839 escolas. Para este ano está prevista a ampliação do programa, com a inserção de 90 municípios. A expansão das ações vai totalizar 1.452 instituições contempladas e um milhão e 300 mil beneficiados, entre estudantes e pequenos agricultores.

Tempo: 1'16”

Tempo total:04'25”




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados