..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 24/03/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 24/03/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 24/03/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e é uma satisfação estar novamente com você.  A Femec 2014 começa nesta terça-feira, dia 25, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Uma do mais importantes eventos do agronegócio mineiro, a feira terá  apresentação de máquinas, insumos agrícolas e inovações tecnológicas, mas também vai abrir espaço para a agricultura familiar.  E a broca-do-café vem avançando nos cafezais mineiros, causando muitos prejuízos, a ponto do Ministério da Agricultura decretar emergência fitossanitária em Minas Gerais. Hoje, na Dica Técnica, o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-Minas, Marcelo de Pádua Felipe,  ensina quais os cuidados que o produtor deve ter para evitar que a praga chegue nos cafezais.

VH/FIQUE POR DENTRO

Femec 2014 mostra novidades do agronegócio em Uberlândia
Loc: De 25 a 28 de março, será realizada a Femec 2014, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A feira é considerada uma das mais importantes do agronegócio mineiro, com apresentação de máquinas, equipamentos, implementos, insumos agrícolas, veículos utilitários e inovações tecnológicas. A programação também conta com a Feira da Agroindústria Familiar e artesanato. O presidente da Emater Minas, José Ricardo Roseno, fala da participação da empresa na Femec 2014.
Sonora: José Ricardo Roseno
Começa: “A Emater apoia...”
Termina: “...à sociedade.”
Tempo:1'
BG

Loc: A Feira da Agroindústria e Artesanato Rural vai reunir cerca de 30 produtores. Na feira serão comercializados queijos, doces, quitandas, farinhas, mel e artesanatos. A iniciativa tem como objetivo estimular a comercialização dos produtos da agroindústria familiar na região e oferecer aos agricultores possibilidades de conquistar novos mercados. O secretário de Agricultura, Zé Silva destaca a importância da agricultura familiar na economia do estado.
Sonora: Zé Silva
Começa: “ O governo de Minas Gerais...”
Termina: “...agricultores e agricultoras.”
Tempo:1'
BG
Nota pé: Outro destaque da Femec 2014 será a feira de Touros Pró-Genética. Serão ofertados cerca de 80 animais, com idade entre 20 a 42 meses. Os touros pode ser adquiridos por meio de financiamento pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob. Está previsto ainda a realização de palestras abordando temas como: queijo minas artesanal, agroindústria de pequeno porte rural e piscicultura, além de cursos de processamento de produtos, quitandas, conservas de vegetais e pimenta.
Tempo:03'53"
BG


Caravana da Embrapa sobre helicoverpa chega a Uberaba
Loc: A Embrapa e o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba promovem na quarta-feira, dia 26, mais uma etapa da Caravana para o controle da Helicoverpa armigera e outras pragas. O evento, feito em parceria com a Emater-MG, será realizado a partir de oito e meia da manhã, no Auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba. O principal enfoque da Caravana Embrapa é o Manejo Integrado de Pragas (MIP), que integra as diversas técnicas de controle possíveis. A técnica busca manter a população de pragas abaixo do nível de dano econômico das lavouras. Na programação da caravana constam palestras de apresentação das ameaças fitossanitárias, estratégias de manejo e recomposição do equilíbrio agroecológico. Haverá também espaço para análise dos problemas fitossanitários da região.
Tempo:56"
BG

Preços do frango vivo e da carne seguem firmes

Loc: As cotações do animal vivo e da carne de frango seguem firmes neste mês. O preço do frango congelado subiu dois vírgula 6 por cento na grande São Paulo, entre 13 e 20 de março. Segundo pesquisadores do Cepea, na primeira quinzena de março, frigoríficos aproveitaram o período favorável para vendas e a valorização das carnes concorrentes (bovina e suína) para aumentar os valores pedidos. Atualmente, mesmo com a entrada da segunda quinzena, os bons volumes de negócios têm sustentado as cotações. Quanto às exportações brasileiras de carne de frango in natura, o volume tem apresentado aumento expressivo neste mês. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a quantidade diária embarcada em março, de 17 mil toneladas, é 32 por cento superior à da parcial de fevereiro.

Tempo:55"
BG

Encontro de Mulheres Rurais acontece dia 26 no Vale do Mucuri

Loc: No dia 26 de março será realizado o sétimo Encontro de Mulheres Rurais no município de Ladainha, no Vale do Mucuri. No encontro serão abordados temas como autoestima e violência doméstica. O encontro será realizado a partir das 8 horas da manhã no Centro de Convenção dos Trabalhadores Rurais. O evento é promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, Emater-MG, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e as Prefeituras de Ladainha, Itaipé, Catuji, Poté, Caraí e Novo Cruzeiro.
Tempo:  34"
Tempo total:07'27"

VH/O TEMPO (24/03/14)

Loc: Na terça, dia 25, a frente fria se afasta da região Sudeste. Em Minas Gerais, volta a fazer sol, mas as temperaturas não sobem tanto e ainda há previsão de pancadas de chuva mais isoladas, ocorrendo no final do dia. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na terça-feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Mucuri e Centro. Há possibilidade de chuva isolada no Triângulo, Rio Doce e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu nublado. A temperatura máxima é de 35 e a mínima de 9 graus.
BG
Na quarta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isolada no Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Mucuri, Triangulo e Rio Doce. Nas demais regiões, céu nublado. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 9.
BG
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isolada em todo Estado. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 10.
Tempo:1'02"

VH/DICA TÉCNICA

Como fazer a prevenção contra a broca-do-café

Loc: A broca do café é uma das maiores pragas do cafeeiro e está causando muitos prejuízos para os produtores de Minas Gerais. A infestação aumentou  muito nos últimos anos, levando recentemente o Ministério Agricultura a decretar emergência fitossanitária no Estado. Hoje, na Dica Técnica, o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Marcelo de Pádua Felipe, fala sobre os cuidados que o produtor deve ter para evitar que a praga chegue na lavoura dele:
Sonora: Marcelo de Pádua Felipe
Começa: “A broca do café é um pequeno inseto...”
Termina: “...de um ano para o outro.”
Tempo:01'46"


Nota pé – A broca-do-café foi catalogada no Brasil em 1922. Desde então os cafeicultores buscam alternativas para evitar o avanço da praga. O defensivo mais eficaz durante todo esse período foi o princípio ativo endossulfan, que foi proibido pela Anvisa no ano passado por ser altamente nocivo para o homem e  o meio ambiente. Para tentar conter o avanço da praga, o Ministério da Agricultura decretou estado de emergência fitossanitária no estado de Minas Gerais. A portaria tem validade de um ano.
Tempo total: 02'38"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:08'53"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados