..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 21/03/2014
 
Missão japonesa conhece produção de uvas em MG
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/ FIQUE POR DENTRO
Missão japonesa conhece produção de uvas em MG
Loc: Este mês, uma missão do Centro de Tecnologia de Vinho do Governo de Yamanashi do Japão percorreu áreas de cultivo de uvas em Minas Gerais. Foram visitadas propriedades em São Gonçalo do Sapucaí e outras áreas do Sul do Estado que utilizam tecnologia desenvolvida pela Epamig. Os produtores do Sul do Estado estão aderindo à dupla poda dos vinhedos, que modifica a época de produção e maturação da uva, transferindo-a do período chuvoso e quente do verão para o mais seco e ameno do outono. Isso possibilita maior concentração de açúcar na uva, redução da incidência de doenças e, portanto, a melhor qualidade do vinho.  O grupo, fez o giro em companhia do secretário adjunto de Agricultura, Paulo Romano, que explica os objetivos da visita.
Começa:num primeiro momento até ..."
Termina:"... seus empreendimento
Tempo:01'24"

Nota pé: A província de Yamanashi tem irmandade firmada com Minas Gerais há 40 anos. O grupo visitou ainda produtores de uvas do Projeto Jaíba, no Norte de Minas, onde há uma produção diversificada de frutas. 
Tempo:02'33"
BG

Estiagem fora de época aquece mercado de irrigação na Fenicafé

Loc: Terminou no dia 20, a Fenicafé (Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura), em Araguari, no Triângulo Mineiro. A seca fora de época no país, que atingiu os cafezais esse ano, provocou um aquecimento nas vendas de sistemas para irrigação na feira. De acordo com o agrônomo William Damas, a procura por sistemas de irrigação praticamente triplicou em relação ao ano passado, principalmente a busca por métodos mais eficientes, que utilizam água de uma forma mais racional. Já o presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari Cláudio Garcia vieram produtores de quase todo o Brasil para ver o jeito que Araguari faz para irrigar o café. No Brasil, apenas 10 por cento dos cafezais são irrigados. Eles respondem por 30 por cento da produção cafeeira. A safra atípica, que trouxe seca e altas temperaturas fora de época, trouxe perdas até mesmo nas propriedades irrigadas.
Tempo:01'
BG

Régua da Embrapa ajuda no manejo do pasto

Loc: A Embrapa Gado de Corte lançou semana passada mais uma variedade de forrageira tropical: o panicum BRS Zuri. A vantagem é que ela é resistente a um fungo que ataca o capim tanzânia. O pecuarista pode usar a régua de manejo desenvolvida pela entidade para trabalhar com essa nova variedade. Nas cores vermelho e verde, estão indicadas as alturas de entrada e de saída dos animais. Com a régua em mãos, o pecuarista deve percorrer a área e comparar o tamanho da forrageira em vários pontos do piquete, para fazer a avaliação. Segundo o pesquisador da Embrapa, Haroldo Queiroz, fatores como a região do país, a fertilidade do solo ou a quantidade de chuva não interferem no uso do instrumento. Na régua estão as braquiárias xaraés, também conhecida como MG-5; a marandu, popularmente chamada de braquiarão; a piatã, a decumbens e a humidícula. E ainda os panicuns mombaça, tanzânia e massai. A régua de manejo é comercializada por três empresas e custa de 30 a 50 reais, dependendo do fabricante e material usado. As sementes da BRS Zuri também já podem ser encontradas no mercado.
Tempo:01'18"
BG

Epamig faz 12 cursos de formação profissional em leite e derivados

Loc: O Instituto de Laticínios Cândido Tostes, da Epamig, definiu a programação de cursos de formação básica profissional que serão oferecidos este ano. Já estão abertas as inscrições por meio do site www.candidotostes.com.br. De março a novembro, serão ministrados 12 conteúdos, sempre com foco nas demandas do mercado laticinista. As aulas teóricas e práticas já funcionam nos novos laboratórios da fábrica-escola do ILCT, inaugurados em outubro de 2013. Entre os temas estão doce de leite tradicional e para confeitaria, fabricação de queijos, legislação em laticínios, queijos especiais, higienização na indústria e outros. Os conteúdos serão ministrados por pesquisadores do ILCT, com apoio de instituições parceiras. O primeiro curso - sobre doce de leite tradicional - será realizado no dia 28 de março.
Tempo total:01'02"
Tempo total:05'55"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados