..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 20/03/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 20/03/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 20/03/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Sebastião Avelar e o Emater em Ação traz informações  sobre as novidades em relação ao combate a broca-do-café em Minas Gerais. Na semana passada, o governo decretou emergência fitossanitária no Estado devido ao alto risco de infestação. E uma boa notícia: depois de um verão seco, o outono deve ser mais chuvoso que o normal no Sudeste do Brasil. As chuvas vão beneficiar a segunda safra de milho e culturas como algodão, café e laranja. Confira ainda a previsão do tempo para o fim de semana e a dúvida do ouvinte.

VH/FIQUE POR DENTRO

Produtores esperam liberação de defensivos contra a broca-do-café

Loc: Além da estiagem, a broca-do-café vem tirando o sono dos cafeicultores mineiros. Na semana passada, o governo decretou emergência fitossanitária no Estado devido ao alto risco de infestação. O Ministério da Agricultura está colocando em prática um plano de manejo, em parceria com a Embrapa e a Epamig. Mas os produtores esperam que novos produtos de combate sejam autorizados, já que o defensivo Endosulfan foi banido do mercado por ser altamente tóxico. O coordenador de Cafeicultura da Emater-Minas Marcelo Felipe comenta sobre essa demanda dos produtores:
Sonora: Marcelo Felipe
Começa: "Atualmente...
Termina:"... em peso com em qualidade"
Tempo:30"

Nota pé: Nos cafezais, o monitoramento passou a ser intensificado para antecipar ao máximo a infestação do besouro que perfura os frutos e deposita as larvas que se alimentam da semente. Os furinhos no grão fazem com que o preço do café seja depreciado. Para um manejo mais eficaz, os técnicos recomendam um processo de colheita, onde não pode sobrar frutos de café nem nas plantas nem no chão ao final da safra.
Tempo:1'24""
BG

Outono chuvoso deve ajudar milho e café

Loc: O outono, que começou dia 20, deverá ser mais chuvoso que o normal no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil, segundo o agrometeorologista Marco Antônio Santos, da Somar. As chuvas vão beneficiar a segunda safra de milho e culturas como algodão, café e laranja, mas pode trazer problemas à colheita da cana-de-açúcar. De acordo com Marco Antônio, numa entrevista a agência Reuters, as chuvas não deverão acabar cedo este ano e devem se prolongar ao longo da estação". Os maiores volumes deverão ser observados durante a primeira quinzena de abril. No período posterior, as previsões indicam apenas possibilidades de pancadas de chuvas. Para o café, há sempre a preocupação de chuvas no momento da colheita, mas Santos não acredita em grandes problemas este ano, pois as chuvas serão no outono e não no inverno.
Tempo:46"
BG

Ceasa pretende dobrar área construída

Loc: A Ceasa Minas (Central de Abastecimento de Minas Gerais) vai passar por uma ampliação de área construída e diversificação dos produtos comercializados. A concessão de uma área de 551 mil metros quadrados será licitada no próximo mês. O investimento inicial será 640 milhões de reais para as obras. O projeto tornará a central, que hoje é a terceira maior do Brasil, em uma das cinco mais completas do mundo e a maior do país em área, superando a Ceagesp, em São Paulo. No novo espaço será montada uma estrutura com galpões apropriados para os comércios varejista e atacadista. O restante da área será utilizada para estacionamento, movimentação de pessoas, viadutos, dentre outras finalidades.
Tempo:41"
BG

Educação será foco de Agenda Estratégica da agricultura mineira

Loc: A necessidade de formulação de uma política pública de educação no campo teve destaque na reunião do Cedraf-MG (Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Minas Gerais), realizada no dia 18 em Belo Horizonte. O tema surgiu nos debates realizados em sete regiões do Estado, que resultaram na Agenda Estratégica de Desenvolvimento da Agricultura em Minas Gerais no período 2014/2030, que será lançada no dia 27 de março. Entre as propostas na área da educação estão a ampliação da abrangência e o investimento em projetos educativos para o incentivo a permanência do jovem no meio rural, por meio da qualificação profissional. Foram propostas também: inclusão, no currículo escolar, de temas relacionados ao campo; garantia de infraestrutura física e recursos humanos, assegurando os serviços de saúde, educação, cultura, assistência social e inclusão digital à população rural.
Tempo:52"
Tempo total:03'45"

VH/O TEMPO (20/03/14)

Loc: Em Minas Gerais, a umidade se espalha em boa parte do Estado e a previsão é de pancadas de chuva. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Sul, Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes e região metropolitana. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 13.
BG
No sábado, céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na Zona da Mata, Centro, Campo das Vertentes e região metropolitana. Nas demais regiões, dia nublado com pancadas de chuva. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 13.
BG
No domingo, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na Zona da Mata, Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha, Centro e região metropolitana. Nas demais regiões, tempo nublado com pancadas de chuva. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 13.
Tempo:07'49"

VH/TIRE SUA DÚVIDA
Melhor ração para pintinhos caipiras confinados
Loc: O produtor Gledison Figueiredo gostaria de saber qual a melhor ração ou mistura inicial para pintinhos caipiras confinados, para que possam crescer e se desenvolver. Hoje, no Tire a Sua Dúvida, quem responde a pergunta do Gleidson é o médico veterinário da Emater-Minas, Evaldo Alves.
Sonora: Evaldo Alves
Começa: “ Glaydeson...”
Termina:“...adquado.”
Tempo:1'35""

Nota-pé: E se você tem alguma dúvida entre em contato conosco. É muito simples! Basta enviar um e-mail para radioemater@emater.mg.gov.br ou ligar para o Plantão Técnico da Emater-Minas, no telefone (31) 3349-8120. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das oito horas da manhã às cinco da tarde. Repetindo o nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br. Para facilitar nossa ajuda, escreva qual é o seu município. Participe você também e Tire a sua Dúvida!
Tempo:02'38"
BG
Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigada pela companhia e até o próximo programa.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 08'53"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados