..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 19/03/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 19/03/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 19/03/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação vem com informações importantes para o agricultor familiar. No dia 20, será inaugurado o Centro de Qualidade do Queijo Minas Artesanal de Rio Paranaíba, município conhecido por fabricar o tradicional queijo minas artesanal do Cerrado. O centro vai viabilizar a comercialização dos queijos produzidos na região para outros estados. E a ABCZ vê arroba do boi em 130 reais entre setembro e outubro. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário.

VH/FIQUE POR DENTRO

Inauguração de centro de queijo em Rio Paranaíba

Loc: Na quinta feira, 20 de março, será inaugurado o Centro de Qualidade do Queijo Minas Artesanal de Rio Paranaíba. O município e região são conhecidos por fabricarem o tradicional queijo minas artesanal do Cerrado. O centro servirá como importante suporte logístico e vai viabilizar a comercialização dos queijos produzidos na região para outros estados do Brasil como comenta a coordenadora do programa Queijo Minas Artesanal da Emater Minas, Marinalva Soares:
Sonora: Marinalva Soares
Começa:"O centro ..."
Termina: "...desse queijo."
Tempo:

Nota pé: O centro de Qualidade Minas Artesanal de Rio Paranaíba terá capacidade para maturar 11 toneladas de queijo por mês, mas, neste primeiro momento serão beneficiados queijos de apenas oito produtores. Ele é o segundo centro a ser implantado em Minas Gerais. O primeiro foi o do município de Medeiros, na região Sudoeste, onde é tradicionalmente fabricado o queijo Canastra.
Tempo:03"
BG

ABCZ vê arroba do boi em R$ 130 entre setembro e outubro

Loc: O presidente da ABCZ, Luiz Carlos Paranhos, disse que a cotação do boi gordo no mercado físico deve chegar a 130 reais a arroba entre setembro e outubro, a depender da oferta no período de animais confinados. Segundo Paranhos, em abril e maio, os preços podem ceder um pouco, mas de 100 reais a arroba não passa em São Paulo. E aí, na entressafra, entre setembro e outubro, a arroba passa dos 130, tranquilamente. A afirmação de Paranhos foi feita no lançamento da Expozebu 2014, que será realizada entre os dias 3 e 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba. Além dos fatores climáticos (seca e chuva) nas praças pecuárias do país, a firmeza dos preços se deve à falta de animais para o abate, por conta da diminuição da oferta na recria. Hoje você encontra esses bezerros de seis arrobas a até por mil a cabeça.
Tempo:01'04"
BG

Demanda elevada mantêm preços dos ovos em alta

Loc: A baixa oferta e a demanda aquecida vêm resultando em novos aumentos de preços dos ovos. Segundo agentes consultados pelo Cepea/Esalq, além do período de Quaresma, as altas de outros alimentos, como hortaliças e carnes, têm elevado a demanda por ovos. Do lado da oferta, o volume segue bastante restrito, considerando-se todos os tamanhos de ovos. De 7 a 14 de março, a cotação média do tipo extra, branco, colocado na Grande São Paulo, subiu nove por cento, com a caixa com 30 dúzias passando para 72 reais e 95 centavos na sexta, dia 14.
Tempo:41"
BG

Entrega equipamentos para apicultores de Rio Acima e Nova Lima
Loc: No dia 21 de março, acontece a solenidade de entrega de equipamentos para a agroindústria de mel da Associação de Apicultores das Cidades de Rio Acima e Nova Lima, região Central do Estado. Serão repassados diversos equipamentos, como cilindro alveolador, envasadora de frascos de mel com balança eletrônica, mesa em aço inox, mesa telada para secagem, tanque decantador, tanque descristalizador e fumigador, entre outros . Ao todo serão beneficiados 43 apicultores. A entrega dos equipamentos está sendo possível por meio do Minas Sem Fome,  um programa do Governo de Minas Gerais, gerenciado pela Emater-MG. O evento acontece a partir das seis horas da tarde, na rua Poços de Caldas, 285, Bairro Campos Pires. A solenidade vai contar com a presença do secretário de Estado de Agricultura Zé Silva, do presidente da Emater-MG José Ricardo Ramos Roseno, e do prefeito de Nova Lima, Cássio Magnani Júnior.
Tempo:01'
Tempo total:05'48"

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 28 e 30 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 28 reais e 29 reais. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 31 e 36 reais e no Noroeste, a saca ficou entre 27 e 28 reais.
BG
Na última semana, a saca de 60 quilos de soja foi negociada no Noroeste entre 63 e 64 reais e no Triangulo Mineiro ficou entre 63 reais e 50 centavos e 67 reais.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 100 e 120 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 112 e 122 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço oscilou entre 130 e 135 reais. Na região do Triângulo Mineiro foi cotado entre 115 e 122 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 435 e 470 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 460 e 480 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 470 a 490 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 465 e 470 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 112 e 115 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 111 e 113 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 108 e 110 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 99 e 100 reais. No Norte de Minas, a variação esteve entre 104 e 108 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 13 a 19 de março de 2014.
Tempo:02'32"

VH/O TEMPO (19/03/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
 
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste e Sul. Nas demais áreas, dia claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 14.
BG
Na sexta-feira, céu nublado com chuva isolada no Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste e Sul de Minas. Nas demais áreas, tempo parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 14.
BG
No sábado, céu nublado com pancadas de chuva em todo o Estado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 14.
Tempo:1'
BG

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigada pela companhia e até o próximo programa.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 10'52"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados