..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 18/03/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 18/03/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 18/03/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! O programa de hoje traz uma entrevista com o presidente da Emater-MG, José Ricardo Roseno, sobre os efeitos da estiagem no Estado e as orientações para os produtores que tiveram perdas com a seca. E o programa Cultivar, Nutrir e Educar tem ajudado as escolas mineiras a adotar cardápios mais saudáveis, baseados na produção local dos agricultores familiares. A partir deste ano, 90 novas cidades passarão a ser beneficiadas. Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora.

VH/FIQUE POR DENTRO

Programa incentiva hábitos alimentares saudáveis nas escolas

Loc: O programa Cultivar, Nutrir e Educar tem ajudado a escolas a adotar cardápios mais saudáveis, baseados na produção local dos agricultores familiares. A partir deste ano, 90 novas cidades passarão a ser beneficiadas, totalizando 1.452 escolas em 220 localidades. Atualmente cerca de mil agricultores familiares, orientados pela Emater Minas, estão aptos a fornecer os alimentos para as escolas. Para 2014 novas metas foram estabelecidas como diz a coordenadora técnica da Emater Minas, Marisa Flores.
Sonora: Marisa Flores
Começa: “As ações ...”
Termina: “ … .de venda”
Tempo:45"

Nota pé: Todos os agricultores dos municípios contemplados podem participar do programa e, cumprindo as exigências legais, podem obter a habilitação sanitária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O Cultivar, Nutrir e Educar é intersetorial, sendo executado de forma compartilhada pela Secretaria-Geral da Governadoria e pelas Secretarias de Estado de Agricultura, Saúde e Educação.
Tempo:02'01"
BG

Governo define vazio sanitário como defesa contra pragas

Loc: O Ministério da Agricultura estabeleceu o vazio sanitário como ferramenta de controle de pragas não quarentenárias de interesse econômico no Brasil. A instrução normativa foi publicada no Diário Oficial da União, do dia 17. O vazio sanitário é considerado "o período pré-definido de ausência total de plantas vivas de uma espécie vegetal em uma determinada área, com vistas à redução do inóculo de doenças ou população de uma determinada praga". Para implementação do vazio sanitário serão definidos, por meio de outra instrução normativa da Secretaria de Defesa Agropecuária: o calendário de plantio por espécie vegetal; as pragas a serem controladas; e as áreas abrangidas pela medida do vazio sanitário. De acordo com a normativa "é de responsabilidade do produtor ou arrendatário promover a eliminação das espécies vegetais definidas pela ministério durante a vigência do vazio sanitário.
Tempo:01'03"
BG

Emater-MG participa de simpósio sobre cafeicultura de montanha

Loc: Um Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha vai ser realizado de 19 a 21 de março, em Manhuaçu, na Zona da Mata mineira. A Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento participou da organização das palestras e dá coordenação de onze minicursos. Quatro deles serão ministrados por técnicos própria da empresa. O evento é dirigido a produtores de café, técnicos e empresários do ramo e tem como principal objetivo divulgar novas pesquisas e informações sobre o cultivo, beneficiamento, qualidade e comercialização de café. Os organizadores prometem apresentar novidades sobre mercado, tecnologia e marketing no setor. O evento é uma realização da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios da Manhuaçu (Aciam).
Tempo:54"
BG

Epamig estimula registro de marca coletiva de azeite

Loc: Olivicultores de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro darão início ao pedido de registro da marca coletiva “Azeite dos Contrafortes da Mantiqueira”. O nome destaca a região que reúne os três estados. A marca coletiva é uma estratégia para obter o registro de Indicação Geográfica, uma espécie de certificado de que o produto tem origem em determinado local. Ela vai ajudar a agregar valor ao produto de origem reconhecida. No caso do azeite de oliva, o registro de origem será o primeiro no Brasil e na América Latina. Segundo o presidente da Associação de Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira, Nilton Caetano, já existem três marcas individuais de azeites registradas na região, a intenção dos produtores é unir esforços e registrar a marca coletiva para ampliar mercado. Em 2013 foram extraídos na região da Mantiqueira cerca de 5 mil litros. A expectativa é dobrar a produção de azeite em 2014.
Tempo:01'07"
Tempo total:05'08"

VH/O TEMPO (18/03/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste e Sul. Nas demais regiões, dia claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 12.
BG
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste e Sul. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 14.
BG
Na sexta-feira, céu nublado com chuva isolada no Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste e Sul. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas. A temperatura máxima deve ser de 36 graus e a mínima de 14.
Tempo:01'11"

VH/BATE PAPO

Presidente da Emater-MG comenta sobre efeitos da estiagem
Loc: A falta de chuvas e o excesso de calor durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano prejudicaram lavouras de várias regiões do país. Em Minas Gerais, um levantamento da Emater-MG mostra que a seca já causou a perda de um milhão e meio de toneladas de milho, o que representa 21 por cento das lavouras do Estado. No cultivo de soja, as perdas chegaram a 340 mil toneladas ou nove por cento do total. O jornalista Flávia Freitas conversou com o presidente da Emater-MG José Ricardo Roseno sobre essas perdas e as orientações para os produtores que tiveram prejuízos com a estiagem:
Sonora: José Ricardo Roseno
Começa: - “Como está esse panorama da seca no Brasil ....”
Termina: “...e medidas que são importantes nesse momento”.
Tempo:02'48"

Nota pé – A estiagem prolongada e altas temperaturas também tem prejudicado o desenvolvimento da próxima safra de café, que começa ser colhida em maio. Além da queda no rendimento do café, a qualidade deve ser comprometida e os cafezais ficam sujeitos a infestações de pragas e manifestações de doenças próprias da seca.
Tempo total:03'59"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Mas amanhã estamos de volta. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa: 11'38"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados