..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 17/03/2014
 
Agricultura familiar é destaque na Fenicafé 2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

Agricultura familiar é destaque na Fenicafé 2014

Loc: A Fenicafé 2014, Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, movimenta   Araguari, no Triângulo Mineiro, nos dias 18, 19 e 20 de Março. O evento vai tratar de temas envolvendo os avanços e desafios da cafeicultura irrigada.  Estão programadas palestras técnicas, workshops, plantão técnico e cursos de pratos feitos a base do grão. A agricultura familiar terá destaque na feira como comenta o gerente regional da Emater em Uberlândia, Gilberto Carlos de Freitas.
Sonora: Gilberto Carlos de Freitas
Começa:"bom há..."
Termina:"...cada município."
Tempo:01'17"
BG

Nota pé: Durante a Fenicafé 2014 haverá o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a feira Nacional de Irrigação em cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. O evento é uma realização da Associação de Cafeicultores de Araguari.
Tempo:02'11"
BG

Cafeicultores pedem liberação de produto no combate a broca

Loc: Os produtores pedem que o governo federal regularize agrotóxicos com princípios ativos Cyantraniliprole e o Abamectin para o combate a  broca-do-café. Os ingredientes entrariam em substituição ao Endosulfan, que saiu de circulação em 2012 sem a aprovação de produtos substitutivos. No dia 13, o Ministério da Agricultura declarou estado de emergência fitossanitária para Minas Gerais. O  presidente executivo do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, disse que em razão da medida, o Mapa deverá anunciar, em breve, a autorização, em caráter emergencial, para uso de produtos substitutos ao Endosulfan no combate à broca-do-café. De acordo com o setor, a broca-do-café tem causado prejuízos nas lavouras. A portaria 188, que determina o estado de emergência em Minas, é válida por prazo de um ano.
Tempo:1'
BG

Preço de hortaliças e legumes avança e pressiona inflação

Loc: A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) avançou mais na segunda semana de março, influenciada pela variação de preços do grupo alimentação. O indicador variou 0 vírgula 84 por cento, acima da taxa prévia anterior. Das oito classes de despesa componentes do índice, metade apresentou avanço de preços. O grupo de alimentação passou de um vírgula 17 por cento para um vírgula 59 por cento e teve como destaque os valores de hortaliças e legumes, cuja taxa passou de 10 para 19 por cento.
Tempo:40"

Programa mineiro de bioquerosene deve estimular agricultura

Loc: Na semana passada foi assinado entendimento entre o governo de Minas e outras 17 instituições para a implementação do Programa Mineiro de Desenvolvimento da Cadeia de Valor de Bioquerosene para a Aviação e seu uso em bases econômicas. Minas deve se tornar a primeira plataforma integrada de produção de BioQAv no Brasil e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, o primeiro aeroporto “verde” do país. A plataforma de biocombustíveis vai impulsionar a   agricultura de Minas. O programa deve desenvolver toda a cadeia de valor do bioquerosene com várias matérias-primas como cana-de-açúcar, pinhão manso e camelina. Unidades de biomassa devem ser implantadas nos municípios de Jaíba e Montes Claros e vários municípios receberão usinas de prensagem do óleo, com certificação pela UFMG.
Tempo:35"
Tempo total:04'27"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados