..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 13/03/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 13/03/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 13/03/2014

VH/ABERTURA


Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e no Emater em Ação de hoje, vamos falar sobre práticas sustentáveis na caprinocultura leiteira. O assunto é tema de um congresso, dia 13 e 14 de março, em Leopoldina, na Zona da Mata.  E os inimigos naturais da Helicoverpa armigera estão agindo no controle da praga. A informação é da Embrapa, que estuda o comportamento da lagarta na cultura da soja. Já no quadro Tire Sua Dúvida, o tema são pés de pera que não produzem frutos. Fique ligado!

VH/FIQUE POR DENTRO

Congresso de Caprinocultura discute práticas sustentáveis

Loc:
Nos dias 14 e 15 de março será realizado em Leopoldina, região da Zona da Mata, a primeira edição do Congresso Mineiro de Caprinocultura Leiteira e Práticas Sustentáveis. No evento, vários profissionais darão palestras sobre temas relacionados a atividade, também haverá uma mostra de produtos e degustação de derivados do leite de cabra. A coordenadora técnica da Emater Minas, Cyntia Madureira comenta sobre o setor no estado e os desafios a serem enfrentados.
Sonora: Cyntia Madureira
Começa: “ Em Minas Gerais...”
Termina: “...consumidor final.”
Tempo:01'07"

Nota pé:
O congresso é voltado para a comunidade rural e lideranças. O objetivo do evento é apresentar soluções e mostrar impactos da  caprinocultura no meio ambiente.
Tempo:01'57"
BG

Mapa declara emergência fitossanitária em MG por broca do café

Loc:
O Ministério da Agricultura declarou estado de emergência fitossanitária em Minas Gerais, por causa do "risco iminente de surto pela infestação da praga broca do café. A determinação foi publicada por meio da Portaria Número 188, no Diário Oficial da União. O prazo de vigência da emergência fitossanitária e da adoção das medidas emergenciais será de um ano. A medida, segundo o ministério, considerou a gravidade pelo ciclo curto e grande capacidade de proliferação da praga, "a baixa capacidade de resposta disponível pela ausência de alternativas eficientes para seu manejo e os efeitos sobre a economia agropecuária por causar grandes perdas na produtividade e qualidade de café".
Tempo:52"
BG

Inimigos naturais estão combatendo a Helicoverpa

Loc:
Os inimigos naturais da Helicoverpa armigera estão agindo no controle da praga. É o que confirma a Embrapa que estuda o comportamento da lagarta na cultura da soja e mapeia a ocorrência da infestação. Segundo a pesquisadora Clara Beatriz Hoffmann-Campo, a presença desses inimigos naturais, tanto dos nematoides como dos parasitoides, é muito importante para o equilíbrio da lavoura. A medida que a safra vai se desenvolvendo,  com um manejo adequado, a tendência é das populações de inimigos naturais crescerem. Na região de Mauá da Serra, no Paraná, 30 por cento das amostras estavam infectadas, mas depois esse número foi reduzido. Clara diz que a lagarta foi infectada por um nematoide, que não é o mesmo que ataca as raízes das plantas. Por isso, ela alerta para a importância de um bom manejo na fase inicial da cultura da soja, para que esses inimigos naturais sejam preservados e mantidos vivos no campo.
Tempo:01'05"
BG

Cepea registra preços recordes para carne e boi gordo

Loc:
Os preços da arroba do boi gordo e da carne bovina vendidas no atacado paulista atingiram novos recordes nominais, apontou o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), na quarta-feira, dia 12. O consumo interno elevado, exportações fortes e também uma oferta limitada de gado após a seca mantêm a tendência de alta das cotações em março, constata o órgão. Em termos reais, considerando a inflação de janeiro de 2014, os valores atuais só perdem para novembro de 2010. Além da maior demanda interna, as exportações seguem aquecidas. Nesse contexto, o Indicador Esalq/BM&FBovespa do boi gordo (Estado de São Paulo) atingiu 121 reais e 86 centavos a arroba na terça-feira, o maior valor da série histórica do Cepea.
Tempo:58"
Tempo total:04'45"

VH/O TEMPO (13/03/14)

Loc:
A tendência é de tempo cada vez mais firme sobre boa parte de Minas Gerais. A temperatura sobe e a umidade relativa do ar cai. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na sexta-feira, céu claro a parcialmente nublado em todo estado. Há possibilidade de chuva isolada no Triangulo, Sul, Sudoeste, Mucuri e Jequitinhonha. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 12.
BG
No sábado, céu claro a parcialmente nublado em todo estado. Há possibilidade de chuva isolada no Sul, Mucuri e Jequitinhonha. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 12.
BG
No domingo, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isolada no Sul, Sudoeste, Triangulo, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 13.
Tempo:01'15"

VH/TIRE SUA DÚVIDA

Pés de pera sem frutos

Loc:
A produtora Luzia Souza gostaria de saber o que está acontecendo com quatro pés de peras que cultiva há seis anos e não produzem frutos. Hoje, no Tire a Sua Dúvida, quem responde a pergunta da Luzia é o engenheiro agrônomo da Emater Minas, Gastão Goulart. Ele explica o que pode estar ocorrendo com a produção da Luzia e indica cultivares adaptadas. 
Sonora: Gastão Goulart
Começa: “Tem duas situações...”
Termina: “... do Brasil.”
Tempo:36"


Nota pé:
E se você tem alguma dúvida faça como a Luzia entre em contato conosco. É muito simples! Basta enviar um e-mail para radioemater@emater.mg.gov.br ou ligar para o Plantão Técnico da Emater-Minas, no telefone (31) 3349-8120. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das oito horas da manhã às cinco da tarde. Repetindo o nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br. Para facilitar nossa ajuda, escreva qual é o seu município. Participe você também e Tire a sua Dúvida!
Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui, mas amanhã estamos de volta. Até lá!
Tempo:01'45"
BG

VH/ENCERRAMENTO
Loc.:
Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 09'15"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados