..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 11/03/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 11/04/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 11/03/2014

VH/ABERTURA


Olá produtoras, produtores e amigos do campo!  Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora. Hoje vamos falar sobre o primeiro laticínio de leite de ovelha cadastrado em Minas a receber o suporte técnico da Emater-MG.  A atividade vem crescendo no Estado e nos dias 14 e 15 de março acontece em Leopoldina, na Zona da Mata, a primeira edição do Congresso Mineiro de Caprinocultura Leiteira e Práticas Sustentáveis. Confira ainda uma entrevista com o pesquisador da área de controle de endo e ectoparasitose da Epamig, Daniel Rodrgiues fala sobre a febre maculosa e riscos e cuidados com os carrapatos.

VH/FIQUE POR DENTRO

Primeiro latícinio de leite de ovelha cadastrado em MG

Loc:
O Laticínio de ovelhas da produtora familiar Lara Dias, em Itapecerica, região do centro-oeste do estado, é o primeiro do cadastrado em Minas Gerais, a receber suporte técnico da Emater. Ele dispõe da habilitação sanitária agroindustrial rural de pequeno porte. Com um rebanho de aproximadamente 60 ovelhas, a produtora investe em produção de iogurte. Diariamente são 200 potes de 160 gramas, comercializados nas principais redes de supermercados da região. Outro ganho da produtora é a compra de ovelhas melhoradas geneticamente. A coordenadora técnica da Emater-Minas Cyntia Madureira comenta sobre a importância do suporte da empresa:
Sonora: Cyntia Madureira
Começa: “Essa propriedade ...”
Termina: “ … da Emater.”
Tempo:31" 

Nota pé:
Nos dias 14 e 15 de março será realizado em Leopoldina, região da Zona da Mata, a primeira edição do Congresso Mineiro de Caprinocultura Leiteira e Práticas Sustentáveis. No evento, inúmeros profissionais ministrarão palestras sobre diversos temas relacionados a caprinocultura, além de uma mostra de produtos e degustação de derivados do leite de cabra. 
Tempo:1'14"
BG

MDA divulga lista de produtos da agricultura familiar com bônus

Loc:
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou a lista de 22 produtos que terão bônus no pagamento do financiamento, no âmbito do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (Pgpaf). A portaria com a decisão foi publicada nesta segunda, dia 10, no Diário Oficial da União. Os preços de mercado e o bônus de desconto são referentes ao mês de fevereiro de 2014 e válidos para as culturas plantadas no período de 10 de março a 9 de abril de 2014. O bônus para o financiamento vai beneficiar a produção de banana, batata,  café arábica, cana-de-açúcar, cebola, feijão, leite, manga, maracujá, pequi (fruto), entre outros alimentos. Com a ajuda do programa, o agricultor familiar paga os financiamentos de custeio e investimento com um bônus (desconto), que corresponde à diferença entre o preço de mercado e o preço de garantia do produto, em caso de baixa de preços no mercado.
Tempo:1'05"
BG

Feira de touros do Pró-Genética em Perdizes

Loc:
No dia 14 de março, em Perdizes, Triângulo Mineiro, acontece mais uma feira de comercialização de touros do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino), do Governo de Minas Gerais. O evento acontece de 8 horas da manhã às cinco horas da tarde, no Parque de Exposições Olegário Coelho do Prado. A iniciativa busca viabilizar aos pequenos produtores a aquisição de touros de alto padrão genético. Na feira são oferecidos touros PO (puro de origem), com registro genealógico definitivo, animais com idade entre 20 e 42 meses, exame andrológico positivo e teste negativo de brucelose e tuberculose. A aquisição dos animais pode ser feita por meio de financiamentos no Banco do Brasil e Sicoob. A realização é da Emater-MG, ABCZ, prefeitura de Perdizes e Sindicato dos Produtores Rurais. 
Tempo:1'
BG

Minas mostra a japoneses os avanços da produção de uvas e vinhos

Loc:
Uma missão do Centro de Tecnologia de Vinho do Governo de Yamanashi, no Japão, está percorrendo áreas de cultivo de uvas em Minas Gerais. O grupo é acompanhado pelo secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Paulo Romano. Nos dias 10 e 11, o grupo percorreu plantações de uvas e indústrias de São Gonçalo do Sapucaí e do Sul do Estado. As propriedades cultivam uvas de acordo com tecnologia desenvolvida pela Epamig, vinculada à Secretaria da Agricultura. De acordo com Romano, os produtores adotaram à dupla poda dos vinhedos, que modifica a época de produção e maturação da uva, transferindo-a do período chuvoso e quente do verão para o período mais seco e ameno do outono. Isso  possibilita maior concentração de açúcar na uva, redução da incidência de doenças e, portanto, a melhor qualidade do vinho. Na visita à unidade da Epamig em Caldas, os técnicos mineiros e japoneses vão discutir perspectivas de intercâmbio de conhecimentos nos segmentos de produção de uvas de mesa e vinho. O programa da visita inclui contatos com os produtores de uvas do Projeto Jaíba, no Norte de Minas, nos dias 12 e 13 de março. No projeto, a irrigação possibilita colheita o ano inteiro. Romano considera que a produção de uvas no Jaíba também poderá ser aprimorada com o intercâmbio de conhecimentos com os japoneses.
Tempo:01'31"
Tempo total: 05'23"

VH/O TEMPO (11/03/14)

Loc:
Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancada de chuva isolada no Triângulo Mineiro. Tempo parcialmente a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Noroeste, Sul, Vale dos Rios Jequitinhonha, Doce e Mucuri. Nas demais áreas, dia parcialmente nublado. A temperatura varia de uma mínima de 12 graus e uma máxima de 36.
BG

Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Jequitinhonha, Vale do Rio Doce e Mucuri. Nas demais áreas, tempo parcialmente nublado. A temperatura mínima prevista é de 11 graus e a máxima de 36.
BG

Na sexta-feira, céu nublado a parcialmente nublado no Jequitinhonha, Vale do Rio Doce e Mucuri. Nas demais áreas, tempo parcialmente nublado. A temperatura mínima prevista é de 11 graus e a máxima de 36.
Tempo:1'20"

VH/BATE PAPO

Carrapatos podem transmitir a febre maculosa

Loc:
Recentemente foi confirmada a morte de um estudante da região metropolitana de Belo Horizonte por febre maculosa. A morte do jovem causou especulação sobre a possibilidade de que ele tenha sido contaminado por carrapato durante passeio no entorno da Lagoa da Pampulha. Parentes suspeitam que as capivaras sejam hospedeiras do carrapato-estrela infectado com a bactéria. A jornalista Giordanna Meireles conversou com o pesquisador da área de controle de endo e ectoparasitose da Epamig, Daniel Rodrgiues fala sobre a doença, além de riscos e cuidados com os carrapatos.
Sonora: Daniel Rodrigues
Começa: - "Essa doença é uma doença comum..."
Termina: -  "...contrair essa doença."
Tempo:3'26"

Nota pé –
Os sintomas da febre maculosa são quando a bactéria cai na circulação causando vasculite, isto é, lesa a camada interna dos vasos. Os primeiros sintomas aparecem de dois a quatorze dias depois da picada. Na imensa maioria dos casos, sete dias depois. A doença começa abruptamente com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, inapetência, desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas, as máculas, que crescem e se tornam salientes.A erupção cutânea é generalizada e se manifestae também na palma das mãos e na planta dos pés.
Tempo total:03'26"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela audiência e amanhã estamos de volta com as cotações do mercado agropecuário e as notícias do dia. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO


Loc.:
Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida e Paulo de Ávila
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa: 4'59"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados