..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 06/03/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 06/03/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 06/03/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Sebastião Avelar e o Emater em Ação vem com informações importantes para o produtor como a manutenção da tendência de alta do preço da arroba do boi gordo. Em um ano, o preço do produto já subiu quase 30 por cento em São Paulo. E a venda de produtos orgânicos vendo crescendo 20 por cento ao ano no Brasil e gerando boas oportunidades para os agricultores. Confira ainda a previsão do tempo para o fim de semana e a dúvida do ouvinte, que é sobre uma fruta curiosa: a pitaia.

VH/FIQUE POR DENTRO

Preço da arroba do boi  sobe 30% em um ano em SP

Loc:
A arroba do boi foi negociada a 120 reais em São Paulo no fim de fevereiro, valor bem acima dos 93 reais registrados em fevereiro de 2013. Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP (Cepea), a variação percentual é de quase 30 por cento. A estiagem é uma das explicações para a falta de boi gordo e para o aumento do valor da arroba. O coordenador de Bovinocultura da Emater Minas, José Alberto Avila, comenta sobre a tendência dos preços no período da quaresma.
Sonora:José Alberto Ávila.
Começa: - “Quando você analisa...”
Termina: - “...queda do preço.”

Tempo:01'16"
Nota pé: A estiagem prolongada diminuiu a oferta de boi gordo em São Paulo e os frigoríficos estão buscando gado em outros estados para manter a programação de abates. Nesta época, são os bois engordados a pasto que seguem para o abate, mas neste verão "atípico", a oferta de boi gordo diminuiu muito. Em Minas Gerais, a arroba está sendo negociada a 108 reais.
Tempo:02'06"
BG

Venda de orgânicos cresce 20% ao ano e gera oportunidades

Loc:
Apesar dos índices baixos de crescimento a economia brasileira, o mercado de produtos orgânicos tem apresentado desempenho extraordinário. A média é de 20 por cento ao ano, segundo a coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos, Sylvia Wachsner. Neste ano, a expectativa é movimentar dois bilhões de reais, estima a Organics Brasil, entidade de promoção de itens orgânicos. O Brasil se destaca principalmente na produção de vegetais, legumes e frutas, tanto para dentro do país quanto para fora. Contudo, segundo a entidade, há deficiências no fornecimento de produtos na cadeia animal, como laticínios, carnes e ovos. O segmento inclui ainda pães, bolos, geleias, sucos e mel. O que está por trás do crescimento de dois dígitos na venda dos orgânicos é uma nova atitude dos consumidores, que querem adquirir produtos saudáveis, sem agrotóxicos e químicos. O crescimento da renda dos brasileiros refletiu também no setor.
Tempo:54"
BG

FAO alerta para inflação dos alimentos na América Latina

Loc:
A inflação dos alimentos na América Latina e no Caribe aumentou  um vírgula quatro por cento em janeiro de 2014, cerca de meio por cento a mais que em dezembro de 2013. O alerta é da FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Segundo o representante regional da FAO, Raul Benitez, é uma das maiores mudanças ocorridas em um único mês no último ano e é um alerta para os governos da região. Na América do Sul, todos os países monitorados registraram variações mensais mais altas nos preços dos alimentos quando comparadas ao mês anterior.
Tempo:30"
BG

Encontro Regional da Mulher Rural em Capelinha

Loc:
No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, acontece o Encontro Regional da Mulher Rural, em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. O evento ocorrerá na rua Rio Branco, 980, bairro Planalto, de 9 horas da manhã ao meio dia. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais e Emater-MG, e tem o apoio das prefeituras de Capelinha e Aricanduva. No encontro serão realizadas palestras, homenagens e assinaturas de convênios dentre outras atividades. Também serão entregues kits de feira livre et de apicultura, além de  tanque de resfriamento de leite e sistemas comunitários de abastecimento de água. O evento contará com a presença do secretário de Agricultura, José Silva, e do presidente da Emater, José Ricardo Roseno.
Tempo:42"
Tempo total:04'14"

VH/O TEMPO (06/03/14)

Loc:
Na sexta, dia 7, a frente fria traz fortes temporais para Minais Gerais, abrangendo desde o Triângulo Mineiro, Centro e a Zona da Mata com grandes acumulados de chuva a qualquer hora. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na sexta-feira, céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo, Alto Paranaíba, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Oeste e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Céu Nublado com pancadas de chuva no Noroeste, Centro e Rio Doce. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com chuva isolada. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 15.
BG
No sábado, céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no Noroeste, Triangulo, Alto Paranaíba, Sul, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Rio Doce e região Metropolitana. Nas demais regiões, dia nublado com pancadas de chuva isolada. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 14.
BG
No domingo, céu nublado a encoberto com chuva no Noroeste, Norte e Centro. Céu Nublado com pancadas de chuva no Triângulo, Sul, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado a nublado com chuva isolada.  A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 13.
Tempo:01'25"

VH/TIRE SUA DÚVIDA

Cultivo da pitaia

Loc:
A produtora Elisangela Cristiane quer saber como iniciar o cultivo de Pitaia, uma fruta saborosa, mas pouco conhecida. Ela é fruto de várias espécies de cactos e o termo pitaia significa fruta escamosa. Quem responde a pergunta da Elisangela é o engenheiro agrônomo do Plantão Técnico da Emater Minas, Gastão Goulart.
Sonora:Gastão Goulart
Começa:“A pitaia é uma planta exótica...”
Termina: ...danos ao pomar.
Tempo:01'25"

Nota-pé:
Como a planta só floresce pela noite, com pequenas flores brancas, são também chamadas de Flor-da-Noite ou Dama da Lua. E se você tem alguma dúvida faça como a Elisangela , entre em contato conosco. É muito simples! Basta enviar um e-mail dizendo seu nome, munícipio e pergunta para radioemater@emater.mg.gov.br,/ repetindo nosso  e-mail é    radioemater@emater.mg.gov.br. Se preferir utilizar o facebook, a página é ematerminas.  Participe você também do Tire a sua Dúvida!
Tempo:02'27"
BG

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e até o próximo programa.
Tempo total:

VH/ENCERRAMENTO

Loc.:
Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:09'17"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados