..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 28/02/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 28/02/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO -  28/02/2013

VH/AB ERTURA

Loc:
Olá, amigos! A estiagem vem provocando a queda da produção de leite no Estado. Com as pastagens mais secas e oferta reduzida, o preço do litro de leite vem subindo em Minas Gerais. E chegou ao fim essa semana a série de Encontro Regionais da Agricultura, promovida pelo Governo de Minas. Ao todo foram realizados sete encontros regionais pelo Estado, que reuniram no total mais de 1600 produtores. Confira ainda a agenda de eventos agropecuários no Estado e a previsão do tempo.

VH/ FIQUE POR DENTRO

Estiagem derruba produção de Leite no Estado

Loc:
Minas Gerais deve ter uma queda de 20 por cento na produção de leite nos meses de fevereiro e março, em comparação ao mesmo período em 2013. Dias quentes e secos prejudicaram as pastagens, principal fonte de alimento do gado e, com menos leite no mercado, o preço subiu como comenta o coordenador de Bovinocultura de Leite da Emater-MG, Elmer Ferreira de Almeida:
Sonora:   Elmer Ferreira de Almeida
Começa: “ O que aconteceu...”
Termina: “...leite também.”
Tempo:58"

Nota pé:
Um exemplo é a Cooperativa Agropecuária de Uberlândia, que recebe normalmente 160 mil litros por dia de 800 produtores. Em fevereiro, a cooperativa registrou uma queda de 10 por cento na captação. Com menos oferta do alimento, o preço médio pago ao produtor passou de 95 centavos para um real e 5 centavos pagos por litro.
Tempo:01'44"
BG

Encontros regionais reuniram 1600 produtores em MG

Loc:
Terminou na quinta-feira, dia 27, em Alfenas, no Sul do estado, a série de Encontro Regionais da Agricultura, promovida pelo Governo de Minas. Representantes da região e da Secretaria de Estado de Agricultura se reuniram no Teatro Municipal da cidade para avaliar os desafios e oportunidades do setor até o ano de 2030. O objetivo dos encontros é elaborar uma Agenda Estratégica com as diretrizes para a agropecuária mineira. Ao todo foram realizados sete encontros regionais pelo Estado,  que reuniram no total mais de 1600 produtores. Segundo o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Zé Silva, alguns temas foram quase unânimes nos debates regionais, como educação, segurança, agricultura familiar e água. Zé Silva comenta ainda que a experiência vai contribuir para a Agenda Estratégica que a lançada no final de março.
Tempo:48"
BG

Preço da arroba do boi gordo ultrapassa R$ 120,00

Loc:
A segunda quinzena de fevereiro tem sido de preços firmes da arroba de boi gordo, sustentados principalmente pela oferta reduzida de animais. O Indicador Esalq/BM&FBovespa fechou a 120 reais e 41 centavos em São Paulo na quarta-feira, dia 26, com alta de 4 vírgula 65 por cento no acumulado do mês. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), além da oferta restrita de animais para abate, o bom desempenho das exportações contribui para sustentar os valores internos. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), nos primeiros 15 dias úteis deste mês, os embarques da carne bovina in natura acumulam média diária de 5 mil toneladas e meia, forte aumento de 19 por cento em relação ao volume médio diário de janeiro de 2014.
Tempo:48"
BG

Cultivar, Nutrir e Educar vai beneficiar cidades do Norte de MG

Loc:
O programa Cultivar, Nutrir e Educar, do Governo de Minas, chega, este ano, a mais 47 municípios no Norte de Minas, totalizando 79 cidades beneficiadas na região. A iniciativa, criada em 2012, incentiva que as escolas estaduais adquiram diretamente de pequenos agricultores os produtos da alimentação escolar. Como resultados, uma dieta mais saudável para os alunos e o fortalecimento da agricultura familiar. Como os produtos são fornecidos por agricultores familiares, a iniciativa do Estado também promove e fortalece a produção e economia local. Com a ampliação do programa, estudantes de 613 escolas públicas estaduais de 90 municípios de várias regiões terão a oportunidade de desfrutarem de cardápios mais saudáveis. Em todo o Estado, o Cultivar, Nutrir e Educar passa a beneficiar 220 cidades e 1.452 instituições.
Tempo:52"
Tempo total:04'14"

VH/O TEMPO (28/02/14)

Loc:
A tendência para os próximos dias é de sol, calor e chuvas de fim de tarde em todo o Sudeste. Confira a previsão do tempo para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
No sábado, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Triângulo, Alto Paranaíba, Sul, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e região Metropolitana. Há possibilidade de chuva isolada no Noroeste e Norte. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 38 graus e a mínima de 14.
BG
No domingo, céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e região Metropolitana. Há possibilidade de chuva isolada no Rio Doce e Norte. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 15.
BG
Na segunda-feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Noroeste, Centro, região Metropolitana, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Oeste. Alto Paranaíba e Triangulo. Demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isolada. A temperatura máxima é de 35 graus e mínima de 14. 
Tempo: 01'12"

VH/AGENDA

Principais eventos agropecuários do estado 27/02/2014

Loc:
Entre os dias 7 e 9 de março acontece o terceiro Festival do Japão, no complexo Expominas, em Belo Horizonte. O festival traz para o estado o melhor da cultura japonesa. Uma novidade desta edição é um espaço especial reservado para a agricultura familiar mineira. O público, além de ter contato com a cultura japonesa, também poderá comprar produtos tradicionais de Minas Gerais, como café, queijo minas artesanal, marmelada, goiabada, mel, queijo e iogurte de leite de cabra e ovelha. Nove produtores mineiros irão expor e comercializar os seus produtos. A entrada custa 10 reais.
BG
Nia 14 de março, em Perdizes, região do Triangulo Mineiro, haverá uma Feira de Touros do Pró-Genética. O evento vai ter palestras e venda de animais capazes de aumentar a produção e qualidade do rebanho do pequeno produtor.
BG
Mais informações sobre os eventos estão disponíveis no portal da Emater.
Tempo total:59"
BG

O programa de hoje fica por aqui. Um bom Carnaval para todos e na quinta-feira estamos de volta. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO

Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalistas: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:07'49"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados