..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 27/02/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 27/02/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".


EMATER EM AÇÃO – 27/02/2014

VH/ABERTURA


Olá amigos! De acordo com o IBGE, o setor agropecuário cresceu sete por cento no ano passado na comparação com 2012. O aumento na produção e os ganhos de produtividade em culturas importantes como a soja foram os fatores-chave para o crescimento. E o mercado de soja convencional conta com novas variedades do grão que podem oferecer produtividades acima das 80 sacas por hectare. Confira ainda a previsão do tempo para o fim de semana.

VH/FIQUE POR DENTRO

Emateres e Mapa assinam acordo para o semiárido

Loc:
Na quinta feira, dia 27, o Ministério da Agricultura assinou convênios com os presidentes das Emateres de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O objetivo dos convênios é a prestação de serviços de Ater (assistência técnica e extensão rural) para médios produtores no semiárido brasileiro. A iniciativa faz parte da programação do Plano Safra do Semiárido, lançado em 2013. O Secretario de Desenvolvimento Agropecuário do MAPA, Caio Tibério Dornelles da Rocha, comenta a importância dos convênios para as regiões.
Sonora: Caio Tibério Dornelles da Rocha
Começa: "Depois de 18 anos..."
Termina: "...nosso país."
Tempo:01'34"

Loc:
O presidente da Emater-MG e da Asbraer (Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural), José Ricardo Roseno,  acredita que o projeto possa se estender para outros estados:
Sonora: José Ricardo Roseno
Começa : "A Asbraer já vem negociando com o Ministério da Agricultura...
Termina : ... apoio das entidades estaduais de pesquisa".
Tempo:01'

Nota pé:
O projeto visa recuperar e fortalecer especialmente a bovinocultura no municípios do semiárido, que sofrem com a estiagem desde de 2012. Para o projeto serão disponibilizados cerca de 4,4 milhões de reais.
Tempo:03'36"
BG

Crescimento da produção puxa PIB da Agropecuária

Loc:
O aumento na produção e os ganhos de produtividade em culturas importantes foram os fatores-chave para o crescimento de 7 por cento no setor agropecuário no ano passado na comparação com 2012. A avaliação é do IBGE, que divulgou na quinta-feira, dia 27, os dados do PIB de 2013. De acordo com o instituro se destacaram no comparativo anual as culturas da soja, com crescimento de 24 por cento, o milho com 13 por cento e trigo  que superou os 30 por cento. Por outro lado, houve queda nas produções de café, algodão, laranja e mandioca. De acordo com o IBGE, várias culturas importantes da lavoura que registraram aumento na estimativa anual de produção e ganhos de produtividade.
Tempo:43"
BG

Variedades mais produtivas de soja convencional

Loc:
O mercado de soja convencional conta com novas variedades do grão que podem oferecer produtividades acima das 80 sacas por hectare, além de um bônus pago pelos compradores, que passa dos 10 por cento. Atrás de sementes que não tenham nenhuma modificação genética, alguns mercados estão estimulando os produtores a investirem na soja convencional. No Brasil, o cultivo desse tipo de semente ocupa 10 por cento da área com a cultura. O principal mercado comprador é a Europa, que paga um bônus em torno de 10 por cento a mais por cada saca. Em um hectare essa diferença pode chegar a 500 reais. Mas pra receber a bonificação, é preciso estar dentro de normas específicas de manejo e transporte. Na Copercampos, em Santa Catarina, a Embrapa apresentou pelo menos três variedades da soja convencional que podem ser usadas pelos produtores. Uma delas foi plantada há 110 dias e, mesmo sem a utilização de irrigação, apresenta bom desenvolvimento e ao que tudo indica a produtividade deve ser muito boa.
Tempo:01'01"
BG

Cemig divulga balanço do peixamento em rios de Minas Gerais

Loc:
A Cemig divulgou recentemente os números referentes ao peixamento em 2013. Essa prática, também chamada de repovoamento ou estocagem, consiste na soltura de alevinos em um ambiente utilizando espécies provenientes de estações de piscicultura. No ano passado, a empresa soltou 1 milhão e 400 mil alevinos (nome dado a filhotes de peixes), totalizando 67 peixamentos em 42 municípios de Minas. A Cemig, em geral, realiza dois tipos de repovoamento: o técnico, que se destina a atender metas produtivas ou projetos, e o que conta com o envolvimento da comunidade por meio de palestras e atividades de conscientização ambiental. De acordo com a bióloga Miriam Aparecida de Castro, do programa Peixe Vivo da Cemig, o peixamento é um processo vital para a preservação do meio ambiente.
Tempo:50"
Tempo total:06'11"

VH/O TEMPO (27/02/14)

Loc:
Na sexta, dia 28, a frente fria chega em Minas Gerais e volta a chover de forma mais intensa no Triângulo Mineiro. No sul de Minas Gerais, centro e zona da Mata Mineira as temperaturas ficam elevadas, com chuva passageira concentrada no final de tarde. Nas demais áreas, dia será de tempo firme e ensolarado. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triangulo, Alto Paranaíba, Sul e Oeste. Há possibilidade de chuva isolada no Noroeste e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 38 graus e a mínima de 13.
BG
No sábado, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Triangulo, Alto Paranaíba, Sul, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e região Metropolitana. Há possibilidade de chuva isolada no Noroeste e Norte. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 38 graus, a mínima de 14 graus.
BG
No domingo, céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e região Metropolitana. Há possibilidade de chuva isolada no Rio Doce e Norte. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus, a mínima de 15 graus.
Tempo:01'32"

VH/TIRE SUA DÚVIDA

Peixes por metros cúbicos em tanque

Loc:
O produtor José Batista de Souza, gostaria de saber quantos peixes seria capaz de produzir em um tanque com medidas de 6 por 13 metros de largura e 1 metro e meio de profundidade, pois, as recomendações que obteve foram por metros quadrados, e ele gostaria de saber em metros cúbicos. Hoje, no Tire a Sua Dúvida, quem responde a pergunta do José Batista é o médico veterinário da Emater-Minas, Evaldo Alves.
Sonora: Evaldo Alves
Começa: " José Batista..."
Termina: "...metro quadrado."
Tempo:52"

Nota pé: 
E se você tem alguma dúvida faça como o João Bastista entre em contato conosco. Basta enviar um e-mail dizendo seu nome, munícipio e pergunta para radioemater@emater.mg.gov.br,/ repetindo nosso  e-mail é    radioemater@emater.mg.gov.br. Se preferir utilizar o facebook, a página é ematerminas.  Participe você também do Tire a sua Dúvida!
Tempo:1'47"
BG

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e até o próximo programa.
Tempo total:

VH/ENCERRAMENTO

Loc.:
Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 09'47"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados