..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 26/02/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 26/02/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO - 26/02/2014

VH/ABERTURA

Loc.:
Olá, amigos! A alta incidência de pragas e doenças nas lavouras é um dos principais temores dos produtores rurais brasileiros na atualidade, segundo levantamento divulgado recentemente pela Fiesp. E a Associação dos Cafeicultores de Araguari divulgou a programação oficial da Fenicafé. Este ano, a feira será transmitida ao vivo online para todo mundo, inclusive para tabletes e celulares. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário e a previsão do tempo. Eu sou Sebastião Avelar e é um prazer estar com vocês em mais um Emater em Ação.

VH/ FIQUE POR DENTRO

Inaugurado novo Mercado Municipal de Almenara

Loc:
Foi inaugurado recentemente em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, o Mercado Municipal Odilon Souza Santana. O local era uma antiga reivindicação dos produtores rurais e comerciantes da região. O evento contou com a participação do presidente da Emater Minas, José Ricardo Roseno, o secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais Zé Silva e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia. O governador destacou a importância do mercado para o município:
Sonora: Antônio Anastasia
Começa: “É muito importante...”
Termina: “...bem instalados.”
Tempo: 26"

Nota pé:
  O baiano Odilon Souza Santana chegou em Almenara na década de 50. Ele foi vendedor ambulante e contribuiu bastante para o desenvolvimento do município, por isso foi homenageado dando nome ao mercado municipal.
Tempo:01'08"
BG

Pragas abalam a confiança do produtor em 2014

Loc:
A alta incidência de pragas e doenças nas lavouras é um dos principais temores dos produtores rurais brasileiros na atualidade. De acordo com o Índice de Confiança do Agronegócio, divulgado no dia 24 de fevereiro, pela Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), as pragas foram apontadas por 32 por cento dos entrevistados como o maior problema na atual safra. Apenas fatores fora do controle dos produtores, como o clima, com 46 por cento, e o preço de seus produtos na hora da venda, 38 por cento, assustam mais. Segundo o estudo, quase 63 por cento dos produtores rurais brasileiros disseram que vão investir mais no controle sanitário e combate às pragas, em especial a Helicoverpa armigera. O objetivo principal do Índice de Confiança do Agronegócio é medir, trimestralmente, as expectativas de diversos agentes do setor. No quarto trimestre de 2013, o índice geral chegou a 104 pontos (em uma escala de 0 a 200), apontando leve otimismo do setor para o ano de 2014. 
Tempo:58"
BG

Divulgada programação oficial da Fenicafé

Loc:
A Associação dos Cafeicultores de Araguari divulgou a programação oficial da Fenicafé (Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura), que vai acontecer de 18 a 20 de março, no município do Triângulo Mineiro. Estão previstas 12 palestras, dois workshops e cinco debates. Os eventos vão mostrar tecnologias para facilitar o processo produtivo, buscar maior valorização do produto maior, além da implantação de lavouras ambiental e socialmente corretas. Este ano, a Fenicafé, que antes era realizada de quarta a sexta-feira, passa a ser de terça a quinta. A feira também será transmitida ao vivo online para todo mundo, inclusive para tabletes e celulares. Mais informações sobre a feira, estão disponíveis nas páginas do evento na internet e nas redes sociais.
Tempo:44"
BG

Seminário do Pró-Genética em Santo Antônio do Jacinto

Loc:
Na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, acontece o primeiro Seminário do Pró-Genética, no município de Santo Antônio do Jacinto, no Vale do Jequitinhonha. O evento é uma iniciativa da Emater-Minas, em parceria com a ABCZ e o Banco do Brasil. O seminário será realizado na Academia Fisicus, no centro da cidade. A programação do evento conta com palestras sobre formação e recuperação de pastagens, melhoramento genético de zebuínos para gado de corte, feira de tourinhos do Pro-Genética e financiamento bancário para a feira. O Pró-genética é um programa estadual de incentivo ao uso de touros melhoradores pelos pecuaristas de leite e corte. O seminário tem franca. Mais informações podem ser obtidas no escritório local da Emater.
Tempo:41"
Tempo total:03'33"

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc:
A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 27 e 28 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 26 reais e 50 centavos e 28 reais e 50 centavos. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 29 e 34 reais e no Noroeste, a saca oscilou entre 28 e 28 reais e 50 centavos.
BG
Na última semana, a saca de 60 quilos de soja foi negociada no Noroeste entre 62 e 62 reais e 50 centavos. No Triângulo Mineiro, o preço esteve entre 63 e 67 reais e 50 centavos.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 134 e 135 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 145 e 160 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 120 e 130 reais. Na região do Triangulo Mineiro foi cotado entre 140 e 143 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 395 e 410 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 380 e 405 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 395 a 420 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 415 e 420 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 106 e 110 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 105 e 106 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 104 e 105 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 98 e 100 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 105 a 107 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 20 a 26 de fevereiro de 2014.
Tempo:02'03"

VH/O TEMPO (29/01/14)

Loc:
Saiba agora como fica a previsão do tempo em Minas Gerais para os próximos três dias, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta-feira, céu claro a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo. Há possibilidade de chuva isolada no Noroeste e Sul de Minas. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 12.
BG
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo, Alto Paranaíba, Sul e Oeste. Há possibilidade de chuva isolada no Noroeste e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 38 graus e a mínima de 13.
BG
No sábado, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Triângulo, Alto Paranaíba, Sul, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e região Metropolitana de Belo Horizonte. Há possibilidade de chuva isolada no Noroeste e Norte. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 38 graus e a mínima de 14.
Tempo:01'07"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela audiência e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO

Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:07'58"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados