..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 25/02/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 25/02/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 25/02/2014

VH/ABERTURA


Olá amigos! A lagarta  Helicoverpa armigera tem causado sérios prejuízos as lavouras de soja, milho, algodão e café, entre outras, em várias regiões do país. Agora, há menos de um mês, também foi constatada a presença do inseto em pastagens do Mato Grosso do Sul. O caso é o primeiro tornado público nessa cultura. No programa de hoje também vamos falar sobre o desenvolvimento da piscicultura na região Sudoeste de Minas e tem ainda um bate papo com o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Zé Silva, sobre o problema da estiagem no estado.

VH/FIQUE POR DENTRO

Piscicultura cresce no Sudoeste de Minas

Loc:
O município de Cassia, na região Sudoeste de Minas, é banhado pelo rio Grande e a piscicultura é desenvolvida por pequenos produtores em tanques redes ou tanques escavados. Para vencer as dificuldades, como a de escoamento, foi fundada a Associação de Aquicultores do Médio Rio Grande, que reúne cerca de 25 associados de municípios banhados pelo rio. Com o trabalho da associação foi possível estabelecer parcerias com os governos federal, estadual e municipal e hoje a unidade de beneficiamento do pescado é uma realidade, como comenta a extensionista da Emater Minas, Franciele Andrade.
Sonora: Franciele Andrade
Começa: " A OBP..."
Termina: "...na atividade."
Tempo:20" 

Loc:
O produtor Carlos Eduardo Andrade Júnior pratica a piscicultura em tanques escavados em sua propriedade. Ele recebe assistência da Emater e acredita num aumento da produção:
Sonora: Carlos Eduardo Andrade Júnior
Começa: “As perspectivas são ...”
Termina: “...muito grande.”
Tempo:13" 

Nota pé:
Um tanque de seis metros e duzentos cúbicos é capaz de produzir 850 tilápias, enquanto o tanque escavados de mil metros produz cerca de dois mil e quinhentos peixes.
Tempo:01'29"
BG

Helicoverpa armigera ataca pastagens no Mato Grosso

Loc:
Após atacar culturas como a soja, o milho, o algodão e café, entre outras, foi constatada a presença de Helicoverpa armigera em pastagens no estado do Mato Grosso do Sul. A descoberta – que é o primeiro caso tornado público nessa cultura – foi feita pelo diretor-executivo da Fundação Chapadão, Edson Borges. O pesquisador diz que está confirmado a presença de Helicoverpa armigera em propriedades que fazem a 'Integração Lavoura Pecuária' ou produzem semente de soja. Segundo Borges, como é época da colheita, o alimento da lagarta termina e ela acaba indo na pastagem, que está frutificando. É o que ela gosta de comer, a semente. Como a presença da Helicoverpa no pasto só foi constatada a menos de um mês, os prejuízos ainda não foram calculados.
Tempo:39"
BG

Cotação do milho tem alta de 25% em São Paulo

Loc:
Mesmo depois da maior parte dos Estados brasileiros ter registrado chuvas nos últimos dias e o cultivo da segunda safra de milho ter avançado, agentes consultados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) ainda se mostram preocupados. No geral, as situações mais críticas são apontadas para os Estados do Sul e Sudeste, em especial São Paulo. Nesse cenário, as cotações do milho seguem em forte alta no mercado paulista, com vendedores retraídos e com parte dos compradores se recusando a adquirir o cereal no atual patamar. Entre 17 e 24 de fevereiro, o Indicador Esalq/BM&FBovespa, referente à região de Campinas, reagiu fortes com alta de mais de 10 por cento, fechando a 33 reais e 15 centavos por saca de 60 quilos na segunda, dia 24. No mês, a alta já chega a 25 por cento.
Tempo:45"
BG

Emater-MG faz encontro agroecológico no Sudoeste de MG

Loc:
A Emater-MG promove mais uma etapa do Encontro de Produção Sustentável. na quarta-feira, dia 26 de fevereiro, a partir de uma hora da tarde, no município de Carmo do Rio Claro, no Sudoeste de Minas. O evento acontece na propriedade do agriculto Vanderlei Lopes de Paiva, na Comunidade do Itajaó. A ação tem como objetivo minimizar a exposição do trabalhador rural aos agrotóxicos e divulgar processos de produção que valorizem o manejo ecológico do solo. Segundo a coordenadora Regional da Emater-Minas, Alice Soares, o encontro prevê uma demonstração técnica do preparo de biofertilizantes, caldas e armadilhas para aumentar a fertilidade do solo e controlar ecologicamente as pragas e doenças existentes nas lavouras de café. Os Encontros Regionais fazem parte do Programa Plantando Saúde, uma iniciativa da Emater-MG em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Tempo:  49"
Tempo total:03'43"


VH/O TEMPO (25/02/14)

Loc:
Os próximos dias serão típico de verão. O sol e o calor predominam e são esperadas pancadas de chuva de fim de tarde, ainda localizadas e com baixo volume acumulado no oeste e parte do sul de Minas. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Triângulo e Sul. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 14 graus.
BG
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado no Triângulo, Alto Paranaíba, Sul, Sudoeste, Noroeste e Vale do Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus, a mínima de 13 graus.
BG
Na sexta-feira, céu claro a parcialmente nublado e possibilidade de chuva no Triângulo, Alto Paranaíba, Sul, Sudoeste, Noroeste e Zona da Mata. Névoa seca no Norte, Centro e região Metropolitana. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus, a mínima de 14 graus.
Tempo:01'08"

VH/BATE PAPO

Estiagem preocupa secretário de Agricultura de MG

Loc:
Neste início de ano, Minas Gerais tem sofrido com a estiagem. Uma das regiões que mais afetada pela falta de chuvas é o Norte do estado. As perdas são significativas na produção do milho, soja, feijão e leite. A jornalista Raquel Paes conversou com o secretário de Agricultura de Minas Gerais Zé Silva sobre o problema da seca no Estado e sobre a situação dos cafeicultores mineiros, que ainda se recuperam de um longo período de preços baixos do grão.
Sonora: Zé Silva
Começa: - “O café é um dos principais...”
Termina: -  “(...)condições de Minas Gerais.”
Tempo:03'25"

Nota pé –
Os levantamentos preliminares dos efeitos da estiagem feitos pela Emater-MG revelam que na área plantada de feijão as perdas devem ser de  cerca de 70 mil toneladas, o que correspondem a 11 por cento da safra mineira. No caso do milho, principal grão cultivado no estado, a redução deve ser de um milhão e meio de toneladas, que equivalem a 21 por cento da safra prevista para este ano. Já as perdas estimadas para a cultura da soja são de 340 mil toneladas, ou 9 por cento da safra mineira. Na pecuária, a queda da produção leiteira deve atingir 20 por cento. 
Tempo total:04'26"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO

Loc.:
Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 10'34"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados