..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 24/02/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 24/02/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 24/02/2014

VH/ABERTURA


Olá amigos! Eu sou Sebastião Avelar e é uma satisfação estar novamente com você. Na última semana, o Ministério de Agricultura lançou o Plano Mais Pecuária, que tem como objetivo aumentar a produção de leite e carne bovina até 2023. A expectativa é que produtividade do gado leiteiro cresça 40 por cento e a do gado de corte dobre. E os cafeicultores estão aproveitando os preços em alta para negociar a produção estocada. Confira ainda uma dica técnica sobre como fazer o controle das saúvas, formigas cortadeiras que atacam hortas e pomares.

VH/FIQUE POR DENTRO

Governo lança Plano Mais Pecuária

Loc:
Na última semana, o Ministério de Agricultura lançou o Plano Mais Pecuária, que tem como objetivo aumentar a produção de leite e carne bovina até 2023. Dividido nos eixos Mais Leite e Mais Carne, o programa visa um crescimento da produtividade do gado leiteiro em 40 por cento, elevando, assim, de 35 bilhões para cerca de 47 bilhões de litros a produção anual de leite. Outra meta é dobrar a produtividade do gado de corte, passando de 1 vírgula 3 para 2 vírgula 6 bovinos por hectare. Uma das estratégias para atingir os objetivos é o melhoramento genético como comenta o coordenador de Bovinocultura da Emater Minas, José Alberto Avila.
Sonora: José Alberto Ávila.
Começa: "A quwstão do melhoramento..."
Termina: "carne."
Tempo: 46"

Nota pé:
O Plano Mais Pecuária será organizado por um comitê executivo formado por técnicos e autoridades do setor e este órgão acompanhará a execução dos projetos. O programa foi formulado após reuniões do ministério com produtores de leite e carne bovina. A avaliação do órgão é que as acoes de incentivo aos dois setores estavam fragmentadas e que o aumento da produtividade e padrões de qualidade vai ajudar também a aumentar a exportação dos dois itens.
Tempo:01'52"
BG

Cafeicultor aproveita preços em alta

Loc:
A comercialização da safra mineira de café 2013/14 chegou a 71 por cento até o dia 7 de fevereiro, com 18 milhões de sacas negociadas. Os trabalhos estão avançados em relação ao ano passado, quando até 31 de janeiro 64 por cento da produção estavam vendidos. Há atraso em relação à média dos últimos cinco anos, quando 76 por cento da produção, normalmente, já estariam no mercado. A expectativa é de que o ritmo acelere ainda mais neste fim de mês, devido à recuperação dos preços pagos pelo café. Os dados fazem parte do levantamento divulgado pela agência Safras & Mercado.  Segundo o levantamento, de uma safra mineira de cerca de 26 milhões de sacas, já foram negociadas 18 milhões, o que corresponde a 71 por cento da produção. No Estado, todas as regiões produtoras trabalham em ritmo mais acelerado, pois os cafeicultores estão aproveitando a alta das cotações para vender o grão.
Tempo:52"
BG

Órgão pede prorrogação de veto à pesca em SP e MG

Loc:
Por causa da falta de chuvas nos últimos meses, um centro paulista de pesquisa em aquicultura pediu aos ministérios da Pesca e do Meio Ambiente a ampliação da proibição da pesca, que termina no dia 28, por mais um mês nos rios Pardo, Mogi Guaçu, Sapucaí-Mirim e parte do rio Grande. Os rios ocupam uma área de 51 mil quilômetros quadrados e passam por municípios de São Paulo e Minas Gerais. Segundo o Cepta (Centro de Pesquisa e Treinamento de Aquicultura), do Instituto Chico Mendes, o pedido tem como objetivo evitar uma mortandade maior de peixes. Com os baixos níveis dos rios, os peixes podem ser capturados com mais facilidade. A falta de chuvas também prejudicou a reprodução dos peixes. A piracema, que começou em novembro e termina em fevereiro, é o período em que os animais sobem os rios até suas nascentes para a desova. Em nota, o Ministério da Pesca e Aquicultura informou que a prorrogação é uma decisão que deve ser tomada nos próximos dias pela Comissão Técnica da Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros, órgão da própria pasta.
Tempo:01'
 BG

 Encontro com a Juventude Rural no Norte de Minas

 Loc:
A Emater-MG, em parceria com a Prefeitura de Glaucilândia, promove, na quarta-feira, dia 26, a partir das 8 horas da manhã, o primeiro Encontro da Juventude Rural do município. A iniciativa faz parte do trabalho da Unidade Regional de Montes Claros com os jovens rurais, que tem como objetivo capacitar os jovens nas áreas produtivas e promover a sucessão rural. O encontro será realizado na comunidade de Laranjão. Os jovens participarão de palestras sobre motivação pessoal, juventude rural e políticas públicas, segurança alimentar, meio ambiente e uso consciente da água. Segundo a coordenadora regional de Bem Estar Social, Beatriz Cristina Ferreira, “o encontro será o pontapé inicial de um trabalho de capacitação que a equipe local realizará com mais de 30 jovens com idade entre 16 e 29 anos.” Durante o evento será divulgado o Projeto Juventude Rural a todos os jovens do município, e a partir daí, iniciar ações efetivas junto aos interessados.
Tempo: 01'08"
Tempo total:04'53"

VH/O TEMPO (24/02/14)

Loc:
Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na terça-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Triângulo e Sul. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 14.
BG
Na quarta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Triângulo e Sul. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 14.
BG
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Triângulo e Sul. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 15.
Tempo:01'14"

VH/DICA TÉCNICA

Como fazer o controle das formigas cortadeiras
Loc
: Uma das principais vilãs de pomares e hortas são as formigas cortadeiras ou saúvas. Hoje, na Dica Técnica, o engenheiro agrônomo da Emater Minas, Gastão Goulart ensina como controlar o inseto na sua propriedade.
Sonora: Gatão Guolart
Começa: "Imprtante o monitoramento
Termina: "...emater."
Tempo: 01'14"

Nota pé
– Muitas pessoas confundem as saúvas com as quenquéns que também são formigas cortadeiras. Para diferenciá-las basta observar o número de pares de espinhos no mesossoma ou tórax do inseto. As saúvas tem três pares de espinhos enquanto as quenquéns tem quatro.
Tempo:01'05"
Tempo total: 01'38"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.:
Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 08'44"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados