..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 19/02/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 19/02/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 19/02/2014

VH/ABERTURA


Olá amigos! Eu sou Sebastião Avelar e o Emater em Ação vem com informações importantes para o agricultor familiar como as oportunidades geradas pelo  PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Em 2014, a Emater Minas deve prestar assistência para mais de 7 mil e duzentos produtores mineiros de 600 municípios, através do programa. E o preço do café tem arábica forte recuperação este ano. A alta do grão já passa de 30 por cento no valor da saca. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário.

VH/FIQUE POR DENTRO

Sete mil agricultores mineiros devem participar do PNAE

Loc:
A Emater Minas neste ano deve prestar assistência para mais de 7 mil e duzentos agricultores familiares de 600 municípios, através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). A empresa atua na assistência técnica, mobilização de agricultores, emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf, orientação e elaboração de projetos até capacitação dos agricultores em boas práticas de produção. O coordenador técnico da Emater Minas e gestor do programa, Ademar Pires, comenta sobre as próximas ações e sobre a participação do produtor no programa.
Sonora: Ademar Pires
Começa: “ As ações estão ...”
Termina: “...a esse programa.”
Tempo:36"

Nota pé:
O PNAE é um programa do Governo Federal que, por meio da lei,  garante que 30 por cento dos recursos para a merenda escolar sejam destinados à compra de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar. Desta forma, o PNAE tem garantido um cardápio variado na merenda escolar e mercado para agricultores familiares.
Tempo:01'28"
BG

Retorno das chuvas freiam perdas nas lavouras

Loc:
As chuvas retornaram para todas as regiões produtoras de soja do Brasil nesses últimos dias, freando as perdas que até então são bastante significativas em todo o Brasil. Em São Paulo e Minas Gerais, o forte calor e a seca causaram perdas superiores a 30 por cento da produção. Muitas lavouras apresentam tamanho bem abaixo do normal e vagens com grãos mal formados e muito leves. Mas com o avanço das frentes frias, os últimos dias foram com chuvas intermitentes. Para os próximos dias são esperadas mais chuvas em todo o Brasil, mas elas não serão suficientes para elevar os níveis de umidade do solo a patamares mais confortáveis. Entretanto, essas chuvas irão paralisar as perdas e dar uma condição mais favorável ao desenvolvimento das lavouras em todo o Brasil. Outro fato importante é que com o retorno das chuvas a alta incidência de pragas deverá diminuir.
Tempo:48"
BG

Implantação de sistemas de abastecimento de água no Noroeste de MG

Loc:
Na quarta-feira, dia 19, aconteceu a assinatura de convênios para a implantação de sistemas comunitários de abastecimento de água, no município de Unaí, no Noroeste de Minas Gerais. Os sistemas beneficiarão famílias de Arinos, Uruana de Minas, Bonfinópolis de Minas e Unaí. No total, o novo deve atender 93 famílias que enfrentam sérios problemas com relação ao abastecimento e qualidade da água. Muitas dessas famílias são obrigadas a buscar água em locais distantes da casa delas. Os recursos para a realização das obras são provenientes do Minas Sem Fome, programa estadual executado pela Secretaria de Estado de Agricultura, por meio da Emater–MG. A iniciativa conta com a parceria da prefeitura.
Tempo:42"
BG

Preço do café tem arábica forte recuperação

Loc:
Apesar de algumas chuvas recentes, a estiagem nas principais regiões produtoras de café do Brasil no início deste ano já afetou o desenvolvimento dos grãos da temporada 2014/15. Pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP), dizem que esse cenário tem elevado expressivamente os preços do café arábica no Brasil e no exterior. Desde o começo deste ano, o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto em São Paulo, já subiu 30 por cento, ou quase 83 reais por saca, fechando a 369 reais saca de 60 kg no dia 18. Somente em fevereiro, a valorização já é de 22 por cento. Segundo pesquisadores do Cepea, a estiagem já preocupa, inclusive, o desenvolvimento da safra 2015/16. Isso porque a falta de umidade pode debilitar as plantas, interferindo no vigor e na produtividade dos cafezais.
Tempo:55"
Tempo total:03'55"

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc:
A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 27 e 28 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 24 reais e 25 reais. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 24 reais e 50 centavos e 29 reais e no Noroeste, a saca ficou entre 24 e 25 reais.
BG
Na última semana, a saca de 60 quilos de soja foi negociada no Noroeste e no Triangulo Mineiro ficou entre 60 e 61 reais.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 110 e 120 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 80 e 150 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço oscilou entre 115 e 125 reais. Na região do Triângulo Mineiro foi cotado entre 97 e 98 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 295 e 360 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 350 e 360 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 340 a 365 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 365 e 370 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 110 e 111 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 105 e 107 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 104 e 106 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 96 e 98 reais. No Norte de Minas, a variação esteve entre 98 e 104 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 13 a 19 de fevereiro de 2014.
Tempo:01'56"

VH/O TEMPO (19/02/14)

Loc:
Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo, Noroeste e Jequitinhonha. Há possibilidade de chuva isolada nos vales do Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 10.
BG
Na sexta feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo, Noroeste, Norte e Centro. Há possibilidade de chuva no Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 11.
BG
No sábado, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isoladas no Triângulo e Noroeste. Há possibilidade de chuva isolada no Jequitinhonha e Sul de Minas. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 12.
Tempo:58"
BG

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigada pela companhia e até o próximo programa.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.:
Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 08'04"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados