..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 18/02/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 18/02/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 18/02/2014

VH/ABERTURA


Olá amigos!  A Embrapa está lançando um novo tipo de cultivar de alho que pode trazer grandes vantagens para os pequenos produtores. E o secretário de Agricultura de Minas Gerais participa de reunião em Brasíla para tratar de ajuda aos produtores rurais que tiveram perdas com a estiagem. E no bate-papo de hoje, o assunto é melhora nos preços do café. Eu sou Sebastião Avelar e o Emater em Ação começa agora.

VH/FIQUE POR DENTRO

Embrapa lança cultivar de alho para pequenos produtores 

Loc:
A Embrapa está lançando um novo tipo de cultivar de alho chamada BRS Hozan. Considerado um alho semi-nobre, a variedade apresenta alta qualidade de bulbos ou cabeças e, nas condições tropicais do país, dispensa a vernalização, tratamento no qual o alho-semente fica armazenado por um período em câmara fria, com temperatura entre 3 e 5 graus. Cada cabeça tem em média 15 dentes, o que permite que o alho Hozan tenha uma qualidade maior e uma aparência bem mais atrativa. O coordenador técnico de Horticultura da Emater Minas, Georgeton Soares comenta sobre essa nova opção para o produtor:
Sonora: Georgeton Silveira
Começa: “ Hoje o que se tem de alho... ”
Termina: “...vigor nesse mercado.”
Tempo:01'07" 

Nota pé:
A produtividade do alho BRS hozan pode chegar a 17 toneladas por hectare, quase 30 por cento mais do que o cateto roxo, muito usado pelos pequenos agricultores. O ciclo dura em média 140 dias e estudos mostram que a nova cultivar é mais resistente à doenças como ferrugem e mancha púrpura.
Tempo:02'04"
BG

Valor de produção agropecuária deve alcançar R$ 444,5 bi

Loc:
O valor bruto da produção agropecuária brasileira (VBP) deve crescer 4 vírgula 4 por cento este ano em relação a 2013, alcançando 444 bilhões de reais. O VBP agrícola deve ter um aumento real de quase 7 por cento, já a pecuária deve registrar uma pequena redução de 0 vírgula 3 por cento. Entre as lavouras, os principais destaques são o aumento previsto no valor da soja, de 89 bilhões em 2013 para 112 bilhões de reais em 2014. De acordo com o coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques, “esse aumento se deve tanto aos preços mais altos esperados em 2014 como a uma maior produção”. Outros produtos agrícolas com perspectiva de alta são o algodão, mandioca e maçã. Já os produtos que devem apresentar queda no VBP são café, cana-de-açúcar e cebola, principalmente devido aos preços mais baixos desses produtos este ano em relação a 2013. Quanto à pecuária, a redução pode ser atribuída ao menor preço previsto para a carne de frango, leite e ovos.
Tempo:1'
BG

Secretário de Agricultura vai a Brasília discutir apoio agricultores

Loc:
Na quarta-feira, dia 19, haverá um encontro de secretários de Agricultura de seis Estados do Nordeste, em Brasília. A reunião é para tratar dos problemas que produtores rurais estão enfrentando por causa da seca. O secretário da Agricultura de Minas Gerais, Zé Silva, estará ao lado de representantes de Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão e Bahia. O grupo também deve se reunir com o ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Segundo Zé Silva, os secretários vão apresentar o cenário de seus Estados sob o impacto da seca. Entre os pontos de discussão estão a aquisição de sementes para plantio, renegociação de financiamentos e a disponibilização de milho dos estoques da Conab para a alimentação do rebanho do Estado.
Tempo:41"
BG

Emater-MG faz entrega de kits de feira livre

Loc:
A entrega de kit de feira livre do Programa Minas Sem Fome vai acontecer essa semana em várias cidades de Minas. Na quarta-feira, dia 19, será realizada a entrega em Unaí, na região Noroeste. Na sexta-feira, dia 21, será a vez de Jordânia, Divisópolis e Jacinto, no Vale do Jequitinhonha. E no sábado, dia 22, tem entrega em Itaobim, também no Jequitinhonha. O kit é formado por dez barracas, vinte jalecos e duas balanças. O Minas Sem Fome é um programa do Governo de Minas Gerais, gerenciado pela Emater-MG, e que beneficia a população rural e urbana, em situação de vulnerabilidade social. No dia 18, aconteceram entregaram de kits em Santa Juliana, região do Triângulo, e em Iraí de Minas, região do Alto Paranaíba.
Tempo:40"
Tempo total: 04'26"

VH/O TEMPO (18/02/13)

Loc:
Em Minas Gerais, chuvas moderadas se espalham por todo o Estado. As chuvas mais intensas se concentram na metade oeste do Estado, incluindo o Triângulo Mineiro. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo, Alto Paranaíba, Noroeste, Norte, Centro e Rio Doce. Nas demais regiões, dia parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 14.
BG
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isoladas no Triângulo, Alto Paranaíba, Noroeste, Norte, Centro e Rio Doce. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 13.
BG
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isoladas no Noroeste, Norte, Jequitinhonha e Mucuri. Nas demais regiões, dia parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 13.
Tempo:01'10"

VH/BATE PAPO

Preço do café ganham força no mercado

Loc:
Os preços do café ganharam forte sustentação nas últimas semanas. Além da previsão de uma possível redução na safra 2014, que contrariou as expectativas de mercado, a falta de chuva registradas nas principais regiões produtoras do estado, e as altas temperaturas deverão comprometer ainda mais o rendimento da safra. Com o volume menor a ser disponibilizado e grande demanda do mercado internacional. os preços estão em alta. Henrique Menezes conversou com o coordenador técnico de Cafeicultura da Emater-MG, Marcelo de Pádua, sobre as perspectivas do grão no Estado e no mercado internacional:
Sonora:
Marcelo de Pádua
Começa: - “No momento...”
Termina:- “...cafeicultura mineira.”
Tempo:02'07"

Nota pé –
De acordo com o Departamento Técnico da Emater-Minas, a saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, foi negociada no estado, na última semana, entre 300 e 360 reais.
Tempo total:02'54"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Mas amanhã estamos de volta. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.:
Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa: 9'37"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados